Para garantir um jardim bonito durante todo o verão, é preciso selecionar variedades de flores adequadas que se alternem, criando um tapete vibrante e atraente. Para isso, escolha plantas anuais com um longo período de floração. Para tal, é necessário determinar quais sementes ou mudas comprar, levando em consideração as condições de luz, os níveis de umidade e a qualidade do solo. Escolha plantas com necessidades semelhantes em relação a todos esses parâmetros; então, você poderá começar a planejar e plantar o canteiro.
Zínia
Resistentes à seca e fáceis de cultivar, as zínias são um complemento perfeito para as 10 belas plantas anuais que florescem durante todo o verão. Suas flores vibrantes, em uma variedade de formas e cores, alegrarão qualquer jardim.
A zínia é uma flor versátil; pode ser cultivada até mesmo em regiões mais frias, tanto em jardins quanto como planta de interior. Semeie as sementes em maio e plante as mudas no final da primavera. Ela prospera com a remoção de ervas daninhas e com o solo levemente afofado. Lembre-se: se as pontas das folhas começarem a secar, a planta precisa de água e sombra.
Petúnia
Resistentes a pragas, fáceis de cuidar e disponíveis em uma variedade de cores maravilhosas, as petúnias se tornaram as favoritas entre os jardineiros. Elas florescem abundantemente durante toda a estação até a chegada da geada. Nas regiões mais ao sul, são cultivadas como plantas perenes; nas latitudes mais ao norte, crescem apenas por uma estação.
Plante as mudas no final da primavera em um local ensolarado e sem correntes de ar. É também uma planta de interior muito apreciada. Muitos jardineiros a plantam no jardim durante o verão e depois a levam para dentro de casa em um vaso durante o inverno, onde ela pode começar a florescer com a chegada dos dias mais quentes da primavera.
Calêndula
As plantas mais populares para quem passa o verão por lá, florescendo durante todo o verãoPlantadas em grande quantidade, as calêndulas podem criar um tapete denso e vibrante de botões laranja e amarelos sobre um fundo de folhas verdes. A planta é fácil de cultivar e pouco exigente em termos de rega, variações de temperatura e umidade.
Características da planta:
- Floresce desde junho até as primeiras geadas;
- Adora solos soltos e regas pouco frequentes;
- Requer a poda de botões murchos;
- Tolera bem o transplante em qualquer época (com um torrão de terra);
- Prefere solos férteis e argilosos.
Sálvia
Este nome exótico esconde a familiar sálvia. A planta tem um aroma suave, fica linda em canteiros e é usada na culinária. Prefere meia-sombra, mas também prospera em pleno sol. As mudas são plantadas no final da primavera e florescem até a primeira geada. Ela se desenvolve bem em solos leves, arenosos e ricos em húmus.
Calêndula
Essa planta é bastante pouco exigente; uma vez plantada, ela se autopropaga por sementes. Não é exigente quanto ao solo e floresce do início do verão até setembro/outubro. Suas flores alongadas são popularmente conhecidas como calêndulas. Plante as mudas no final da primavera ou as sementes no outono, em novembro ou em abril.
Você também pode se interessar por:Peculiaridades:
- Adora lugares ensolarados e abertos;
- Requer capina leve periódica e rega esporádica;
- resistente à geada;
- Possui propriedades medicinais;
- É utilizado em canteiros de jardim como proteção contra pragas.
Chagas
Uma bela planta anual que pode ser cultivada como perene em regiões mais ao sul, possui muitas variedades, cultivares e híbridos. Apresenta folhagem exuberante e flores vibrantes em formato de capuz ou capacete. As flores são solitárias, grandes, porém graciosas, com uma fragrância delicada. Plantadas em alta densidade, essas plantas podem criar um belo e vibrante tapete em contraste com a folhagem verde.
Peculiaridades:
- Não gosta de excesso de umidade;
- requer o afrouxamento periódico do solo;
- É necessário remover os talos de flores murchas;
- Antes do plantio, as sementes devem ser deixadas de molho para remover a casca externa enrugada.
Braquicoma
Parece uma camomila comum, mas com pétalas coloridas. Prefere solo seco e regas pouco frequentes, sendo pouco exigente em cuidados, o que a torna uma das favoritas entre os jardineiros. É uma bela planta anual da família Asteraceae. Em climas quentes, pode ser cultivada como perene, com um ciclo de vida de cerca de três anos. Em regiões mais frias, não sobrevive mais de uma estação, pois não tolera o frio. Floresce durante todo o verão e é semeada em maio.
A planta prospera em qualquer tipo de solo e floresce abundantemente, formando um grande arbusto com numerosas inflorescências. Dependendo da variedade, apresenta diversas cores, do roxo ao branco, com o centro escuro. Os arbustos são baixos, geralmente não ultrapassando 30 cm, com caules bastante ramificados.
Lobélia
Uma flor bela e delicada com uma gama deslumbrante de tonalidades. Ela prospera em qualquer jardim e é usada em diversas composições, incluindo caminhos, canteiros e bordaduras mistas. Uma planta versátil que complementa todos os estilos de paisagismo.
Plante as mudas no final da primavera, de preferência em áreas ensolaradas. Tolera sombra parcial. Floresce durante todo o verão até setembro, começando no início de junho. As flores são pequenas, mas densas, formando um tapete rasteiro e exuberante. A lobélia é uma excelente cobertura de solo para canteiros de flores.
Você também pode se interessar por:Cosmos
Uma bela planta anual de baixa manutenção que embelezará qualquer jardim. Tolera bem o frio e floresce até a primeira geada. Plante as sementes em abril ou novembro. As mudas podem ser transplantadas para o jardim no final de maio. Prefere um local ensolarado e sem correntes de ar.
Peculiaridades:
- Requer rega e afofamento ocasionais;
- É necessário remover os botões murchos;
- Não tolera sombra.
Ao plantar culturas anuais, esteja atento às condições climáticas. Se o solo estiver suficientemente aquecido, plante antes das datas recomendadas; se estiver muito quente, as mudas não criarão raízes. Os períodos de floração podem variar em relação aos indicados na embalagem, dependendo do clima da região. Ao semear no outono, espere até que o solo congele completamente para evitar que as mudas sofram danos causados pela geada.

As flores mais elegantes de 2025
Vasos e floreiras grandes de cerâmica: qual a diferença e como escolher o ideal para suas plantas?
Beleza e facilidade de cuidado: as 10 flores de interior mais bonitas e fáceis de cuidar.
As 15 flores que duram mais tempo em um vaso