
A Severny Plechistik é uma das variedades de uva mais antigas, utilizada principalmente para a produção de vinho de mesa. A origem da variedade é desconhecida, mas muitas fontes afirmam que os primeiros arbustos foram plantados há vários séculos na costa russa do Mar Negro.
A variedade é considerada uma das favoritas entre os produtores de vinho e continua sendo cultivada apesar de algumas desvantagens.
Características e peculiaridades da variedade
A uva Severny Plechistik é cultivada em campo aberto nas regiões Central, Sul e Noroeste, bem como no Extremo Oriente e na Sibéria. A variedade tolera temperaturas de até -32°C (-92°F) sem sofrer perdas. Sua resistência a doenças e pragas é relativamente baixa. O tempo de maturação é médio, com o período entre a brotação e a colheita não ultrapassando 140 dias. Dependendo da região, isso ocorre entre meados de agosto e o início de setembro. Os primeiros bagos a amadurecer caem.
A variedade possui diversos outros nomes: Goryun (Goryun), por sua semelhança com uma montanha; Letun (Voador) e Osypnyak (Osypnyak, ou Fruta Que Cai), devido à queda de algumas bagas maduras; e Cherny Vino (Vinho Preto), por causa da cor da baga. A variedade também recebeu os apelidos de Plechisik (Ombro) e Pincel Chifrudo (Chifre) pelo formato de seus cachos.
Descrição da planta
O arbusto é vigoroso e requer um suporte firme e robusto. As folhas são arredondadas, ligeiramente alongadas, profundamente recortadas, divididas em 5 lóbulos e de cor verde-escura. A face superior da lâmina foliar apresenta uma coloração contrastante, mais clara, enquanto a face inferior e as nervuras são densamente cobertas por penugem. Os ramos são fortes e flexíveis.
O cacho é pequeno (até 300 gramas), cônico ou cilíndrico, com ombros distintos; os cachos individuais podem pesar até 1,5 kg. As bagas pesam até 3 gramas, são azul-escuras, quase pretas, com uma camada cerosa azulada, e arredondadas com o topo ligeiramente achatado. O sabor é doce, com um aroma sutil e discreto de uva. O rendimento de suco chega a 86%, contendo 23% de açúcar e não mais que 9 gramas de acidez. A polpa é suculenta e macia, com numerosas sementes, e a casca é fina, quase imperceptível.
Rendimento e utilização de frutos silvestres
As bagas são versáteis e adequadas para sobremesas, sucos, compotas e saladas de frutas. Como uva vinífera, a Plechistica do Norte é utilizada na produção de bálsamos, vinhos espumantes e comuns, além de bebidas alcoólicas fortificadas. A produção é estável, com um arbusto maduro rendendo aproximadamente 10 quilos de bagas.
Vantagens e desvantagens
As variedades e híbridos modernos de uva são desenvolvidos para serem o mais fáceis de cultivar possível e produzirem os maiores rendimentos possíveis. As variedades mais antigas têm características mistas; não são perfeitas, mas são estáveis. As vantagens da Northern Shoulder:
- produtividade;
- O arbusto não precisa ser coberto todos os outonos;
- recorte arbitrário;
- Versatilidade de uso.
Desvantagens da variedade:
- imunidade fraca a doenças (míldio, oídio, mofo cinzento);
- queda de bagas;
- Prazo de validade curto (não mais que 3 semanas na geladeira);
- baixa transportabilidade.
Esta variedade é adequada para jardineiros iniciantes, mas o principal a estudar cuidadosamente é o sistema correto de tratamentos preventivos. As flores são bissexuais e a variedade produz frutos bem sem polinizadores, mas os melhores resultados são observados quando plantada junto com a uva preta Tsimlyansk. A mistura dessas variedades na produção de vinho resulta em uma bebida mais saborosa do que qualquer uma delas isoladamente.
Características do cultivo
A videira Northern Shoulder é muito exigente quanto à composição, estrutura e umidade do solo. O solo deve ser permeável e fértil. O plantio é feito na primavera, quando o solo estiver aquecido a uma profundidade de 100 cm, ou no outono, 2 a 3 semanas antes da chegada das geadas. Escolha um local ensolarado e quente, protegido de ventos fortes. O nível do lençol freático deve ser o mais baixo possível.
Antes do plantio, certifique-se de aparar as raízes, deixando no máximo 15 cm, e mergulhe-as em água por 2 dias. Imediatamente após o plantio ou antes do inverno, corte os brotos deixando apenas três gemas.
Ao plantar vários arbustos, deixe pelo menos 1,5 metros de distância entre eles. Cave um buraco com 50 cm de profundidade e prepare uma mistura de solo com turfa, areia e húmus (partes iguais), além de meia parte de cinzas de madeira. Primeiro, preencha o buraco com um pouco menos da metade da mistura preparada, compacte-a, coloque a muda no centro, espalhe as raízes e cubra com o restante do solo. Deixe o colo da raiz exposto.
Pelo menos dois baldes de água são despejados imediatamente sob cada arbusto, e o procedimento é repetido após duas semanas. As regas subsequentes são realizadas durante períodos prolongados de seca e sempre no outono, antes do inverno. Após a rega e a chuva, o solo é afofado a uma profundidade de 10 cm. Antes da chegada da geada, o arbusto é coberto com um recipiente grande e preenchido completamente com terra. A cobertura é necessária apenas durante o primeiro ano após o plantio. Na primavera e no outono, a área ao redor do tronco é coberta com húmus.
Fertilizantes minerais ou orgânicos devem ser aplicados somente quando necessário, quando a planta estiver com desenvolvimento deficiente ou apresentar sinais de falta de nutrientes. No entanto, viticultores experientes recomendam fertilizar a variedade com matéria orgânica a cada primavera, proporcionalmente à colheita do ano anterior. Imediatamente após o derretimento da neve, cinzas de madeira devem ser aplicadas ao solo na proporção de um litro por metro quadrado, sob cultivo superficial.
Como podar um arbusto
No primeiro ano, o broto mais forte, com três gemas, é deixado, e os demais são podados na primeira quinzena de julho. Se o ramo atingir um metro e meio de comprimento no verão, ele é podado, deixando apenas três folhas, e no outono, o broto é encurtado, também deixando três ou quatro gemas. No segundo ano, os dois ramos mais fortes, voltados em direções opostas, são selecionados e amarrados à treliça. Os ramos restantes são beliscados acima da terceira folha e também amarrados. Ao longo da estação de crescimento, todos os brotos laterais que surgirem são removidos. Quando os ramos atingirem um metro de comprimento, eles são conduzidos para dentro, e os brotos laterais são beliscados, deixando duas ou três folhas.
Em anos com colheitas excessivamente grandes, é necessário realizar o desbaste. Remova os cachos em excesso para garantir o amadurecimento uniforme das bagas.
Mais tarde, na primavera ou no outono, você pode realizar uma poda aleatória, removendo brotos imaturos, fracos, excessivos e secos. É importante não deixar as videiras ficarem muito densas, pois isso afetará negativamente a qualidade das bagas e a produção. O crescimento denso também aumenta o risco de doenças.
Doenças e pragas
Como a alga marinha <i>Psilocybe spectabilis</i> é suscetível a diversas doenças, tratamentos preventivos abrangentes devem ser realizados anualmente. O cronograma de tratamento está descrito na tabela.
| Período | Medicamentos recomendados |
| Antes da brotação, em temperaturas acima de +4 graus. | 3% de sulfato de cobre, Quadris, Topaz ou Strobi. |
| Quando as primeiras 4 a 6 folhas jovens se formam nos brotos. | Nitrafen (200 gramas por balde de água). |
| 2 semanas antes do início da floração. |
Mofo – sulfato de cobre a 3% ou Azophos. Oídio – Enxofre coloidal, Kumulus, Quadris e outras preparações à base de enxofre. |
| Quando as bagas crescem até atingirem o tamanho de uma ervilha. | Ridomil Gold ou Topaz. |
| Após a queda das folhas e a remoção dos detritos vegetais da área. | Skor, Topaz, Acrobat ou sulfato de cobre 3%. |
No verão, se forem detectados sinais de mofo cinzento, pulverize os arbustos com uma solução de permanganato de potássio em concentração média (5 a 7 gramas por balde de água). Durante o amadurecimento dos frutos, utilize tratamentos biológicos como Gamair ou Alirin. Proteja os cachos de vespas com sacos de gaze ou redes especiais e coloque armadilhas recheadas com guloseimas.
A Pleistik do Norte é há muito tempo uma das favoritas dos viticultores e tornou-se um clássico. A variedade foi testada com sucesso durante muitos anos em várias regiões da Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Moldávia e outros países. Durante o período de maturação, para evitar a perda das bagas que caem, coloque ou pendure plástico sob os arbustos. As bagas caídas, limpas e recolhidas, podem ser usadas para compota.
Avaliações
Evgeniya
Vivo em uma região úmida e, surpreendentemente, minha cobra-de-escamas-do-norte...
Vitória
Cultivo a uva 'Shoulder' há oito anos. Também tenho um arbusto antigo, cuja idade desconheço, herdei dos antigos donos da casa de campo. Notei algo interessante: num ano, os cachos são muito numerosos, de tamanho médio e soltos, enquanto na temporada seguinte, os cachos são densos e grandes. Isso acontece ano após ano, e a produção permanece constante. O sabor é agradável, as bagas são muito doces e o rendimento de suco é bom — perfeito para vinho! Recomendo o plantio, mas esteja preparado para tratamentos constantes contra doenças.

Limpeza geral da vinha: lista de atividades obrigatórias
Quando colher as uvas para o vinho
Pode-se comer uvas com sementes? Benefícios e riscos para a saúde.
Óleo de semente de uva - propriedades e usos, benefícios e contraindicações
Alexandre
Preparei dois arbustos de beleza siberiana e um plechistik. Vou tentar ver o que acontece. Está frio aqui nos Urais, em Pervouralsk.