Framboesas de produção contínua podem produzir duas colheitas por ano. Portanto, o cuidado com elas requer uma abordagem um pouco diferente da das framboesas comuns. Vamos discutir o que envolve a poda de framboesas de produção contínua, quando e como fazê-la corretamente. Aliás, você pode ver tudo isso na foto.
Framboesas de produção contínua e suas características
Uma variedade especial de framboesa que surgiu há mais de 250 anos. Descrições dessa espécie podem ser encontradas em livros de referência que datam de 1778. Em nosso país, ela só começou a ser cultivada na década de 1970, quando os produtores passaram a estudar mais a fundo as propriedades das framboesas de produção contínua.
Uma característica distintiva desta variedade é que ela pode florescer durante toda a estação de crescimento, tanto em brotos do primeiro quanto do segundo ano. Os brotos do segundo ano começam a produzir botões florais no outono, como qualquer outra framboesa, e florescem já no início de junho. Nessa época, a folhagem da nova estação começa a crescer, produzindo numerosos ramos que dão origem a frutos na segunda metade do verão no sul e mais perto do outono em outras regiões.
Por que podar framboesas de produção contínua?
Os jardineiros têm objetivos diferentes:
- Aumentar a frutificação.
- Os galhos secos são removidos.
- Eles não permitem que as framboesas cresçam e formem brotos radiculares.
- Remova os galhos danificados e infectados.
- Os brotos são encurtados.
- Eles revitalizam a vegetação.
- Preparativos para o período de inverno.
É importante decidir imediatamente quanto. colheitas de framboesa O jardineiro quer pegar um ou dois.
Você também pode se interessar por:poda de primavera
A primavera é a época em que a natureza desperta. Nesse período, o mais importante é não perder o momento da poda, antes que a seiva comece a fluir. Por isso, as framboesas são podadas em abril e, em latitudes mais ao norte, mais perto do início de maio. A seguir, discutiremos o tipo de poda mais adequado para framboesas de produção contínua, a melhor época e a maneira correta de realizá-la.
Na primavera, realiza-se apenas a poda sanitária, pois todo o resto é feito no outono. A primavera também pode ser aproveitada para melhorar a frutificação da framboesa. Independentemente da variedade, a framboesa frutifica apenas duas vezes: no primeiro e no segundo ano, após o qual os ramos secam. Esses ramos devem ser podados caso não tenham sido podados no final do verão.
A poda de primavera é mais eficaz no sul, onde as geadas são raras. No inverno, as framboesas ficam descobertas e as temperaturas raramente caem abaixo de zero.
A planta começa a crescer já em janeiro ou fevereiro. No entanto, existe o risco de deterioração das condições climáticas, com quedas de temperatura abaixo de zero por curtos períodos. Os botões recém-abertos serão destruídos.
Nesse caso, a poda pode ser feita em março, já que as framboesas de produção contínua frutificam tanto nos ramos do ano anterior quanto nos do ano corrente. É importante que a poda seja feita corretamente. Isso não prejudicará os arbustos, pois a estação de crescimento nas regiões do sul é bastante longa. Você pode ver como a poda é feita no vídeo.
Poda de verão
Aparar framboesas sempre-frutíferasA poda é uma tarefa trabalhosa, por isso é importante saber quando e como fazê-la corretamente. Os arbustos geralmente não são podados no verão. A poda só deve ser feita se estiverem afetados por doenças ou pragas, ou se estiverem ressecando. Todos os brotos existentes também devem ser removidos. O controle das raízes também pode ajudar.
Se o plantio estiver denso, remova os caules em excesso para evitar que eles consumam os nutrientes dos ramos frutíferos. Além disso, a partir de meados de julho, retire os ramos frutíferos do segundo ano. No verão, faça a poda apical dos brotos jovens para estimular o crescimento de mais ramos laterais.
O mesmo acontece se a planta estiver enfraquecida por pragas e doenças. Portanto, além da poda, as framboesas de produção contínua também exigem cuidados adequados.
poda de outono
No outono, realiza-se uma poda cuidadosa. O tipo de poda depende das preferências do proprietário e deve ser feito aproximadamente duas semanas antes da primeira geada.
Frutificação uma vez
Se você deseja frutos grandes e abundantes, deve remover completamente todos os brotos. Nosso artigo mostra isso em imagens.
Vamos analisar passo a passo o que precisa ser feito para que fique igual à foto.
- Leve uma tesoura de poda ou uma tesoura com cabo comprido.
- Use luvas grossas.
- Corte todos os galhos o mais próximo possível do chão.
- Não se esqueça de recolher todas as mudas, incluindo as folhas, e queimá-las, pois podem abrigar fungos e insetos.
Com esse tipo de poda de framboesas remontantes, os frutos podem ser colhidos em julho.
Você também pode se interessar por:Frutificação pelo menos 2 vezes
Framboesas de produção contínua podem frutificar duas vezes por verão. Quais são as vantagens e desvantagens desse método?
- A colheita também é dividida em duas. A segunda leva é menor que a primeira. As bagas podem ser menores.
- A primeira formação de frutos ocorre no final de junho, a segunda em agosto.
- Após a primeira colheita, é necessário cuidado adicional com os arbustos e reposição de nutrientes no solo.
A primeira leva de frutos surge nos ramos do ano anterior, e a segunda, nos ramos deste ano. Portanto, não é necessário podar completamente as framboesas de produção contínua para garantir a dupla frutificação. O principal é seguir um determinado procedimento. Explicaremos o momento e o método corretos a seguir. A poda segue este padrão:
- Primeiro, as filmagens do segundo ano são cortadas.
- Os galhos danificados são removidos rente ao solo.
- Os arbustos são desbastados, deixando no máximo 10 brotos em cada um, para que os raios solares possam passar bem e haja ventilação constante.
- Nos ramos novos, as pontas são cortadas até o primeiro broto.
- Remova as folhas dos caules restantes. O ideal é fazer isso usando luvas grossas, passando a mão suavemente ao longo do galho. Todas as folhas secas cairão imediatamente.
- As folhas caídas são recolhidas com um ancinho e todos os galhos cortados devem ser queimados.
- O sistema radicular da framboesa também precisa de poda, pois se espalha horizontalmente. Use uma pá afiada para cortar as raízes que saem do arbusto em círculo, a 30-40 cm dos caules.
- A cobertura morta é aplicada para proteger as framboesas do congelamento. Feno, palha, agulhas de pinheiro, serragem, aparas de madeira e outros materiais são usados para esse fim.
poda de outonoÉ necessário em qualquer caso, mas o jardineiro decide qual é a melhor opção.
O que acontece depois da poda de outono?
Independentemente do que você faça, continue cuidando das suas framboesas depois de remover os brotos. Se o outono for quente, é necessário regar as raízes. A última rega deve ser feita cerca de dois dias antes da chegada da geada.
Para preparar os arbustos para o inverno, é necessário adubá-los. No final da estação de crescimento, adicione matéria orgânica rica em nitrogênio para estimular o crescimento na primavera. Em regiões mais frias, caso não seja feita uma poda parcial, os galhos devem ser dobrados rente ao solo e cobertos.
A poda de framboesas de produção contínua é uma prática comum entre jardineiros. Para iniciantes que ainda não sabem quando e como fazê-la corretamente, nossas dicas serão úteis. Esperamos que você tenha colheitas abundantes e consistentes; o segredo é fazer tudo certo.

Quando colher folhas de framboesa e groselha para secar durante o inverno.
Poda de framboesas remontantes: como fazê-la corretamente
Framboesas pretas no outono: cuidados e preparação para proteção no inverno, poda.
Cuidados adequados com as framboesas no outono e sua preparação para o inverno.
Alena
Muito obrigado. Seu artigo foi muito útil. Sou jardineiro iniciante e encontrei informações muito úteis aqui.