8 erros comuns ao cultivar mudas em casa

Vegetais

Muitos jardineiros inexperientes tendem a culpar os produtores por todos os problemas com o cultivo de mudas em casa, atribuindo a culpa à má qualidade das sementes. Eles tendem a pensar que cultivar mudas é uma tarefa muito fácil e que eles próprios não podem cometer erros. Na verdade, na maioria dos casos de problemas de crescimento de mudas, a culpa é do jardineiro.

Existem diversas dicas que podem te ajudar a cultivar mudas bonitas sem ter que reclamar dos produtores. Essas dicas não são exaustivas, mas são aquelas que jardineiros iniciantes costumam ignorar.

https://youtu.be/K9ih3JYUbJc

Armazenamento de sementes

O principal motivo pelo qual muitos jardineiros enfrentam problemas de germinação são as condições inadequadas de armazenamento. A temperatura não deve ser inferior a 10 graus Celsius e a umidade deve ser média ou ligeiramente acima da média. E, mais importante, a embalagem deve ser de vidro ou papel. Os recipientes devem ser hermeticamente fechados, evitando o excesso de umidade.

Importante!
Não é recomendável usar polietileno para armazenamento, pois a umidade o atravessa facilmente, fazendo com que as sementes apodreçam e mofem.

Produtos para germinação de sementes em excesso

Existem centenas de produtos no mercado para simular o nascer do sol. mudasEles são bastante eficazes, mas o uso excessivo ou combinações ilógicas podem resultar na não germinação das sementes. Muitos especialistas recomendam o uso de apenas um produto e a combinação somente com um estimulante de composição semelhante. Produtos particularmente tóxicos devem ser aplicados em uma única camada.

calendário de plantio de mudas

As mudas podem não germinar se o jardineiro plantar muito cedo. Quando as sementes são plantadas muito cedo, podem não receber luz suficiente, o que desencadeará um processo de murchamento irreversível, mesmo que haja luz suficiente disponível.

Importante!
Para garantir a luminosidade e a temperatura necessárias no dia da semeadura, recomendamos o uso de calendários lunares específicos.

Preparação

Não utilize terra grossa e fria de fora para cultivar mudas dentro de casa. As sementes são bastante frágeis e só conseguem prosperar em condições específicas e favoráveis, incluindo o solo adequado. O solo deve ser nutritivo e desinfetado.

Conselho!
Não é preciso comprar terra; você pode criá-la a partir de composto, terra, turfa e areia disponíveis. Existem diferentes tipos de solo disponíveis, dependendo do tipo de muda.

Capacidade

As mudas precisam de recipientes especiais. Muitas vezes, por desconhecimento, os jardineiros escolhem recipientes que não são suficientemente resistentes, não são herméticos ou são muito apertados. As sementes não germinam em solo excessivamente compactado.

Portanto, recomenda-se o uso de recipientes espaçosos para as mudas. Além disso, antes pousar É necessário desinfetar todas as ferramentas para evitar a introdução de doenças nas mudas.

Rega

Antes de plantar, você precisa umedecer o solo, e não o contrário. Se você regar as mudas depois de plantá-las, a água escorrerá, levando consigo as raízes, o que fará com que brotem muito mais tarde do que o esperado ou até mesmo morram. O solo deve estar úmido previamente, e então você só precisa umedecê-lo levemente com um borrifador.

Falta de endurecimento

As mudas frequentemente morrem quando plantadas em solo aberto devido à falta de tolerância a baixas temperaturas diferentes da temperatura ambiente.

Conselho!
Dez dias antes do plantio planejado, leve as mudas para fora periodicamente, por uma a duas horas em média. Isso fortalecerá as mudas para o plantio definitivo no local definitivo.

Estas pequenas dicas ajudarão os jardineiros iniciantes a cultivar mudas boas e saudáveis ​​que produzirão frutos igualmente saudáveis. No entanto, por vezes, diferentes sementes requerem condições específicas, que são indicadas na embalagem das sementes, incluindo os requisitos de temperatura.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates