A deslumbrante abutilon, membro da família das malváceas, cresce na China, Índia, Oceania, Austrália e Norte da África. Os floristas são atraídos pela sua variedade de formas e pelas suas longas e coloridas flores, que começam na primavera e continuam até o final do outono.
Cultivam-se em casa cerca de 10 variedades desta planta, que são completamente descomplicadas em termos de cuidados, permitindo que até mesmo jardineiros inexperientes se tornem proprietários de uma lanterna-chinesa.
Tipos de Abutilon
Variedades híbridas e ornamentais da planta, representadas por arbustos compactos, árvores ou plantas herbáceas, são adequadas para cultivo em ambientes internos.
As lâminas foliares são grandes (até 10 cm), serrilhadas, flexíveis e delicadas, lembrando o verde do bordo. Apresentam uma coloração esmeralda, irregular ou manchada.
As inflorescências estão dispostas em longos pedúnculos. Os botões têm formato de sino. Dependendo da cultivar, podem ser escarlates, palha, limão, cenoura, branco-neve ou cor de flamingo, com numerosos estames.
https://youtu.be/028UY96S31s
Os tipos mais populares de bordo para interiores (foto abaixo) são:
- Abutilon JulietaEla cresce 50 cm em 12 meses e é fácil de cultivar. Suas flores vibrantes atingem 6 cm de diâmetro. O cultivo a partir de sementes produz botões com cores inesperadas e vibrantes.
- Abutilon BellaÉ um arbusto compacto e ramificado (até 40 cm de altura). As flores brilhantes, em forma de sino, atingem 7 cm de diâmetro. Não requer poda ou desbaste regulares e floresce durante todo o ano.
- Abutilon vitifoliaO arbusto cresce até 2,4 m, com brotos levemente pubescentes e folhas aveludadas e profundamente serrilhadas, de até 15 cm de comprimento. Os botões florais encontram-se em pedúnculos alongados, agrupados em cachos de 3 a 4. A corola varia em forma, desde amplamente campanulada até quase redonda. As flores apresentam uma mistura de azul-celeste e lavanda, por vezes com veios mais profundos. A floração inicia-se no final da primavera.
- Abutilon megapotaminumA base vermelho-carmesim de suas pétalas em forma de cunha lhe rendeu o apelido de "lanterna chinesa". É frequentemente cultivada como planta trepadeira, necessitando de estacas para suporte. As folhas oblongas, serrilhadas na periferia, são de um verde intenso ou esmeralda. As inflorescências são solitárias, com pétalas em tons de limão, laranja ou roxo. Desde que o microclima e os cuidados adequados sejam respeitados, floresce o ano todo.
- Organza de AbutilonUm subarbusto perene que cresce até 60 cm. Em uma planta madura, o caule central torna-se lenhoso, enquanto os ramos laterais permanecem flexíveis, finos e maleáveis. As folhas atingem 10 cm e têm uma tonalidade verde intensa com nervuras claras e bem definidas. As flores são ligeiramente pendentes, com até 7 cm de diâmetro. Podem ser douradas, rosas, laranjas ou totalmente brancas em diferentes intensidades.
- Abutilon Híbrido– um grande grupo de cultivares, incluindo arbustos e subarbustos de até 1,5 m de altura. As folhas, em formato de coração ou de ovo de galinha, são cobertas por pelos rígidos em ambos os lados. As flores, em forma de sino, nascem solitárias ou em pares. A paleta de cores varia do branco neve ao bordô profundo.
Você também pode se interessar por:Cuidando do Abutilon em casa
A malva-indiana é uma planta fácil de cultivar e não requer cuidados especiais. Basta aprender suas preferências e seguir estas orientações básicas de cultivo:
- O local ideal é perto de janelas voltadas para leste, oeste, sudeste ou sudoeste. A planta prefere luz brilhante, mas difusa. Se colocada em uma janela voltada para o sul, é necessário sombreamento adicional durante o meio-dia. Isso é especialmente importante para variedades com folhas variegadas ou de cores claras. Os raios UV diretos reduzem a aparência do padrão e aumentam o risco de queimaduras solares. A colocação em parapeitos de janelas voltadas para o norte requer iluminação artificial adicional. Isso também pode garantir floração contínua.
- No verão, a temperatura do ar deve estar entre 20°C e 26°C, e no inverno, entre 12°C e 15°C. Quando as temperaturas caem para 5°C e 10°C, a planta lanterna chinesa começa a perder as folhas. O aumento da temperatura para 30°C interrompe a formação de botões e faz com que as inflorescências existentes caiam.
- Durante o tempo quente e no inverno, quando o aquecimento está ligado, o abutilon precisa de rega abundante. Evite deixar o solo secar completamente. Umedeça o solo quando a camada superficial do substrato estiver seca. A rega insuficiente causa murchamento, perda de brotos e morte do sistema radicular. Se a planta passar o inverno em um local frio, a rega deve ser menos frequente para evitar o apodrecimento das raízes.
- A planta não tem nenhuma exigência especial de umidade, mas borrifá-la ocasionalmente não é proibido. Isso pode ser feito no verão, durante períodos de calor extremo, ou no inverno, quando o ar interno está muito seco.
- Para formar uma copa exuberante e uniforme e estimular uma floração abundante, a malva-indiana requer poda regular. Esta deve ser feita nos primeiros dez dias de março, antes do início do crescimento ativo. Os ramos devem ser encurtados em 1/3 a 2/3 do seu comprimento. Os arbustos jovens precisam ser desbastados. Após isso, a planta deve ser transferida para um local mais quente, mantida bem úmida e o solo enriquecido com nutrientes.
- Devido ao seu rápido crescimento, o abutilon requer fertilização. Do início da primavera ao final do outono, aplicam-se fertilizantes minerais e orgânicos alternados a cada duas semanas. Após a poda, quando se inicia o intenso crescimento verde, recomenda-se o uso de fertilizantes com alta concentração de nitrogênio. Durante a formação dos botões florais, é preferível utilizar fertilizantes ricos em potássio e fósforo. No inverno, o abutilon só precisa de fertilização se a floração persistir.
Uma mistura de solo universal, disponível em lojas especializadas, é adequada para bordos de interior. Como alternativa, você pode preparar a sua própria mistura:
- solo foliar;
- relva;
- turfa;
- areia;
- húmus.
Todos os componentes são utilizados em quantidades iguais.
Além disso, o abutilon se desenvolve muito bem em uma mistura de solo de gramado, húmus de coníferas ou folhas, areia e substrato de coco (proporção 2:2:0,5:1).
Transplante e propagação
As lanternas-chinesas jovens crescem muito rápido e, portanto, precisam ser replantadas anualmente. Para os bordos adultos de interior, esse procedimento é realizado a cada 2-3 anos.
- Escalde um novo vaso com água fervente, que tenha 2 a 3 cm a mais de diâmetro que o anterior. Um vaso muito grande atrasará a floração, que só ocorrerá quando o sistema radicular preencher todo o espaço disponível.
- Aqueça a mistura de solo e o material utilizado como camada de drenagem no forno.
- Forre o fundo do vaso (com cerca de 2 cm de profundidade) com argila expandida, pedrinhas ou tijolos quebrados. Você também pode adicionar uma camada de musgo esfagno por cima para melhorar a troca de umidade. Adicione uma pequena quantidade de terra.
- Retire cuidadosamente a planta do vaso antigo, libertando as raízes o máximo possível do solo empobrecido. Se tiver dificuldade, é melhor não mexer no sistema radicular, pois isso pode danificá-lo.
- Coloque o abutilon em um novo recipiente, espalhe as raízes e adicione o substrato preparado.
- Regue generosamente.
Você também pode se interessar por:Cultivar abutilon a partir de sementes em casa é bastante simples. Basta observar a foto e seguir as instruções passo a passo. Primeiro, polinize a planta com um pincel macio. Depois de um tempo, uma cápsula contendo sementes duras aparecerá. Antes do plantio, deixe-as em um local escuro por um mês. A germinação permanece viável por até dois anos.
Em seguida, vêm as etapas preparatórias:
- Para semear, utilize uma mistura para mudas de jardim, com adição de areia e perlita, o substrato de abutilon usual ou outro solo solto e com pH neutro. Antes de usar, lave o solo com água fervente ou uma solução fraca de permanganato de potássio para desinfetar. Alguns jardineiros relatam excelentes resultados semeando em pastilhas de turfa e húmus.
- Selecione sementes escuras de tamanho médio e lixe as cascas duras ou raspe-as com uma agulha. Envolva-as em um pano e mergulhe-as em água morna ou em uma solução contendo um estimulante de crescimento. Deixe de molho por 12 horas.
Depois disso, você pode começar a semear:
- Encha um recipiente raso com substrato úmido.
- Coloque as sementes na superfície (com 1-2 cm de distância entre elas).
- Cubra com terra até uma profundidade de 5 a 6 mm.
- Cubra o recipiente com filme plástico ou vidro para criar condições de estufa.
- Manter a temperatura entre 23°C e 28°C.
- Abra a estufa caseira diariamente para ventilação.
- Os primeiros brotos aparecerão em 5 a 15 dias. Após isso, a cobertura deverá ser removida.
- Leve o recipiente para um local bem iluminado.
- Regue quando o solo secar.
- Após o surgimento de 2 a 3 folhas (cerca de um mês), transplante para vasos individuais com no máximo 5 a 6 cm de diâmetro. É necessário um substrato com camada de drenagem no fundo do vaso.
- Após 4 a 5 meses, as plantas jovens precisam ser transferidas para recipientes com 10 cm de diâmetro.
Você também pode se interessar por:Para o cultivo de híbridos, a propagação por estacas é mais adequada. Este método preserva todas as características varietais da planta.
- Corte a ponta de um broto jovem com 10 a 12 cm de comprimento.
- Deixe 3-4 entrenós e retire as folhas restantes juntamente com os botões.
- Coloque a estaca em um frasco com água ou em uma solução que afete a taxa de crescimento.
- Cubra com filme plástico para criar um efeito estufa.
- Quando as raízes atingirem de 3 a 7 cm de comprimento, plante-as num vaso com no máximo 7 cm de diâmetro. Certifique-se de forrar o fundo do vaso com uma camada de drenagem.
Doenças e pragas do bordo doméstico
O abutilon é considerado uma planta resistente. No entanto, certos erros de cultivo podem causar diversos problemas:
- Falta de floresPossíveis causas: iluminação insuficiente, vaso muito grande.
- Deixando cair os botõesFatores desencadeadores: falta de umidade e nutrientes no solo, correntes de ar.
- Folhas amareladas e em quedaO problema reside nos danos às raízes. Para algumas variedades, isso é simplesmente um sinal do início do período de dormência.
- Torcendo os pratosMotivo: exposição direta aos raios ultravioleta, temperatura ambiente elevada e baixa umidade.
- Amarelecimento das folhas inferioresFator desencadeador: falta de luz, minerais e substâncias orgânicas no substrato.
- Aliviando as placasIsso ocorre devido à falta de ar fresco, irrigação insuficiente e carência de micronutrientes no solo.
- FerrugemEla se desenvolve como resultado de uma infecção fúngica. As partes danificadas da planta são removidas e o arbusto é tratado com fungicidas.
Além disso, o abutilon pode ser atacado pelas seguintes pragas:
- Insetos de cochonilhaPlacas marrons e um líquido pegajoso aparecem na superfície das folhas. As folhas inferiores amarelam e caem, e as mais jovens secam. Os brotos ficam deformados, o crescimento diminui e a floração cessa.
- TripsUm sinal característico é a presença de manchas esbranquiçadas na superfície interna da folhagem e um brilho prateado. Manchas, listras e estrias amarelas e descoloridas são visíveis nas folhas. Gradualmente, estas se fundem e o tecido afetado morre. As flores perdem seu apelo decorativo e caem.
- ácaroA presença do parasita é indicada por pequenas manchas claras e fios finos que se entrelaçam na planta. Se o dano for severo, as folhas ficam brancas.
- AfídeoAs pontas dos brotos ficam deformadas, as folhas se enrolam e amarelam, e aparecem manchas brilhantes. Os botões não se desenvolvem ou produzem flores deformadas.
- CochonilhaA planta afetada desenvolve caroços semelhantes a algodão ou penugem. O arbusto fica atrofiado, os brotos se deformam e as folhas e os botões caem.
As pragas são controladas com inseticidas. A erradicação completa pode exigir vários tratamentos aplicados em intervalos regulares.
O abutilon é uma planta incrivelmente fácil de cuidar e única, que deveria estar na coleção de qualquer florista que se preze. Basta seguir instruções simples de cultivo e esta malva indiana irá encantá-lo com suas flores incrivelmente belas, praticamente durante o ano todo.

As flores mais elegantes de 2025
Vasos e floreiras grandes de cerâmica: qual a diferença e como escolher o ideal para suas plantas?
Beleza e facilidade de cuidado: as 10 flores de interior mais bonitas e fáceis de cuidar.
As 15 flores que duram mais tempo em um vaso