Adjika de tomate e pimentão (preparação de inverno)

A adjika é um condimento picante, em forma de pasta, típico da culinária georgiana e abkházia. Combina perfeitamente com pratos de carne e batatas fritas. Você pode facilmente preparar adjika autêntica em casa. Ela também pode ser armazenada por um longo período, desde que você siga todas as instruções de esterilização. Para o inverno, você pode fazer adjika cozida com tomates, pimentões e alho, usando qualquer tipo de tomate, mesmo os amassados ou muito maduros.
Ingredientes para adjika:
- tomates - 1000 g;
- pimentão - 2-3 unidades;
- pimenta malagueta - 0,5-1 unidade;
- cebola - 2 unidades;
- cenouras - 2 unidades;
- alho - 1 cabeça;
- sal de mesa - 25 g;
- açúcar granulado - 30-40 g;
- Óleo vegetal (refinado) - 0,5 xícaras;
- vinagre de mesa - 2 colheres de chá;
- copo = 200 ml
Rende aproximadamente 2 a 2,5 potes de meio litro.
Preparando adjika cozida com tomates e pimentões
Lave os tomates, removendo quaisquer imperfeições, se necessário. Corte-os em pedaços aleatórios, mas não muito pequenos.
Lave e descasque as cenouras, os pimentões, as pimentas e as cebolas. Corte os legumes em pedaços pequenos. Você pode usar mais pimenta, dependendo do seu gosto. Descasque o alho e adicione-o aos outros legumes.
Transformamos tudo em purê usando um moedor de carne/liquidificador.
Em seguida, coloque o recipiente com a mistura de vegetais no fogão e cozinhe em fogo baixo por cerca de meia hora. Mexa ocasionalmente para evitar que o adjika queime. Após esse tempo, adicione o óleo de girassol refinado, o vinagre, o açúcar granulado e o sal de cozinha aos vegetais.
Misture bem e cozinhe em fogo médio por cerca de cinco minutos. Despeje a adjika em potes esterilizados. Potes de meio litro são os melhores; são muito práticos. Feche com tampas previamente esterilizadas a vapor e deixe esfriar de cabeça para baixo.
Esse tipo de alimento enlatado se conserva bem mesmo em uma despensa à temperatura ambiente.
