Aquilégia: cultivo a partir de sementes e época ideal de plantio

Aquilegia

Aquilégia cultivada a partir de sementesA família Buttercup presenteou os jardineiros com esta delicada maravilha: a aquilégia. Que graciosidade, e como pode ser vibrante e bela! Hoje, vamos explorar a aquilégia, seu cultivo a partir de sementes, a melhor época para plantá-la, como propagá-la e como cuidar dela.

Plantio por sementes

É importante lembrar que a aquilégia se espalha sozinha, então, se você quiser coletar sementes, prenda saquinhos de gaze nas hastes florais assim que elas começarem a murchar. Isso irá reter as sementes e evitar que se espalhem descontroladamente pelo seu jardim. As sementes coletadas podem ser plantadas imediatamente e replantadas na primavera, conforme desejado. Você também pode armazená-las dentro de casa até a primavera, misturando-as com terra e guardando-as na geladeira.

Na primavera, por volta de março, retire as sementes da geladeira, enxágue-as, preencha as bandejas com substrato rico em nutrientes e semeie-as. Cubra com uma fina camada de terra, de cerca de 3 mm de espessura, borrife água com um pulverizador e cubra com juta. A temperatura deve ser fresca, em torno de 17 graus Celsius. Os brotos surgirão em uma ou duas semanas e, quando tiverem duas folhas, transfira-os para o solo para que continuem crescendo, por volta de junho. Em seguida, transplante-os para o local definitivo.
Ler: Phlox perene - plantio e cuidados, fotos.

Cuidado

aquilegia-uhod

Basta remover as ervas daninhas, regar as plantas regularmente (aliás, as raízes são tão profundas que só precisam de água durante períodos de seca; fora isso, podem sobreviver por longos períodos sem água) e afofar a terra — é só isso. Você também precisará adubá-las duas vezes por estação — com um suplemento mineral e verbasco.

Reprodução

Além da semeadura, a aquilégia também pode ser propagada por divisão de touceiras (método não muito recomendado, pois suas raízes são profundas, frágeis e facilmente danificadas. Isso pode levar a doenças e até mesmo à morte da planta durante o transplante). Portanto, o segundo método — estaquia — é preferível. Antes da floração da aquilégia na primavera, corte um broto jovem com uma faca afiada, faça um curativo na base da touceira e plante-o em uma estufa, de preferência diretamente no canteiro, coberto com uma garrafa plástica cortada. O ideal é cobrir a planta de cabeça para baixo para que você possa desrosquear a tampa da garrafa e regá-la. Após dez dias, remova a cobertura, desenterre a estaca e plante-a no local definitivo.
Leia mais: Aquilegia - plantio e cuidados em campo aberto (foto).

Aquilégia cultivada a partir de sementes
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates