A babosa (aloe vera) é uma planta de interior popular entre os jardineiros amadores. O cultivo adequado, a propagação de diferentes espécies, o plantio correto e os cuidados regulares permitirão que você crie uma coleção completa dessas suculentas fáceis de cultivar e com propriedades medicinais.
Tipos de aloe
O sucesso no cultivo de aloe vera em ambientes internos depende da criação das condições ideais. Embora seja considerada fácil de cultivar, um jardineiro iniciante deve compreender as diferentes espécies de aloe vera para criar as condições adequadas para o seu desenvolvimento.
Existe uma grande variedade de espécies de aloe, cujas fotos são apresentadas em publicações de referência sobre floricultura:
- herbáceo;
- semelhante a uma árvore;
- semelhante a uma liana.
Existem mais de 500 espécies de aloe, que variam em tamanho, cor e formato das folhas. Apenas algumas espécies são cultivadas em ambientes internos, divididas em dois grandes grupos: ornamentais e medicinais.
A babosa ornamental, que requer muito pouco esforço para ser cultivada com sucesso em casa, é menos comum do que a babosa medicinal.
Isso inclui:
- variegada, com caule encurtado de 30 cm e folhas triangulares;
- em forma de leque;
- Aloe Marlotii com espinhos avermelhados;
- atarracado, com folhas verde-acinzentadas ou azul-acinzentadas;
- dicotômico;
- altamente ramificado;
- em forma de chapéu, com caules trepadores e folhas ovais;
- bonito;
- raras flores brancas;
- Aloe Jackson;
- Aloe desconigsii, que se assemelha a uma roseta de folhas triangulares;
- haworthiforme, sem caule;
- de espinha preta;
- Planta rastejante, com caule e folhas de tonalidade azulada.
Espécies de aloe medicinal, cujo cultivo e propagação em casa interessam a um grande número de amantes de plantas de interior, incluem:
- aloe saponaria;
- Sul-africano, que é bom para tratar doenças de pele;
- semelhante a uma árvore, ou "planta do século", com folhas em forma de espada;
- espinhoso;
- assustadora, com folhas verdes ou avermelhadas;
- Verdadeira, mais conhecida como babosa.
Para ter uma coleção de diferentes espécies de plantas em casa, é preciso saber como cuidar de cada uma, regando e adubando-as corretamente.
Doenças e pragas das plantas: como combatê-las
Apesar de sua aparência simples, a babosa pode sofrer com diversas doenças se não for cuidada adequadamente. Os sinais externos da doença variam:
- o aparecimento de folhas amarelas;
- secagem da planta;
- queda das folhas;
- perda de elasticidade da lâmina foliar.
As folhas geralmente amarelam porque as raízes não têm espaço suficiente para crescer no vaso, devido a queimaduras solares, resfriamento excessivo por correntes de ar ou falta de nutrientes no solo. A rega inadequada também leva ao aparecimento de doenças nas plantas. Os seguintes sintomas podem aparecer:
- podridão seca, que é difícil de detectar imediatamente;
- Podridão radicular, que se desenvolve devido ao solo encharcado;
- Pragas como cochonilhas, ácaros e pulgões.
Você também pode se interessar por:Os cuidados adequados, a fertilização oportuna e as medidas preventivas para evitar doenças fúngicas e insetos parasitas da babosa ajudarão a prevenir a morte da planta devido a doenças parasitárias.

Você pode combater a podridão replantando a planta. Retire-a do vaso, sacuda a terra e corte os brotos em vários pedaços, removendo as raízes apodrecidas. Se todo o sistema radicular estiver danificado, você pode tentar restaurar a planta fazendo estacas. Se a planta estiver infestada por pragas, você pode usar diversos produtos disponíveis em floriculturas, como uma solução de cinzas de madeira ou sabão de lavar roupa.
Como transplantar aloe vera em casa?
Qualquer tipo de aloe vera adulto em cultivando em casaÉ necessário rejuvenescer a planta regularmente, dividindo-a em várias partes. A propagação e o replantio em um vaso novo e maior garantem um crescimento mais acelerado. Ao replantar, lembre-se de trocar o vaso da planta jovem por um maior a cada primavera. Isso permitirá que a flor se desenvolva mais rapidamente.
Uma planta com mais de três anos deve ser replantada a cada dois ou três anos, seguindo certas práticas agrícolas:
- Regue abundantemente o solo do vaso um dia antes do replantio para evitar danificar as raízes ao retirá-las do vaso antigo;
- preparar novo solo;
- Coloque uma camada de drenagem em um vaso novo e só então plante a flor.
Ao preparar sua própria mistura de solo, evite adicionar turfa, pois ela aumenta a acidez do solo, o que pode levar ao apodrecimento das raízes. Você pode comprar misturas de solo prontas para suculentas em lojas especializadas.
Após o replantio, regue a planta abundantemente e cubra com terra seca. Regue novamente após 5 a 7 dias. Fertilize somente após 30 dias.
Ao replantar uma planta antiga, após remover as raízes do vaso, elas são cuidadosamente cortadas com uma faca para que cada broto tenha seu próprio sistema radicular.
Como propagar aloe vera em casa?
Qualquer pessoa pode cultivar uma planta de babosa medicinal saudável em casa, que é fácil de cultivar e cuidar.
A planta pode ser facilmente propagada de diferentes maneiras:
- estacas;
- folha;
- principal;
- tomadas;
- sementes.
A maneira mais fácil de cultivar essa flor é por meio de estacas retiradas de brotos laterais. Elas enraízam de forma rápida e fácil se preparadas adequadamente.
Os brotos cortados devem ser mantidos em local escuro, sem água ou substrato, por alguns dias. Isso ajudará no enraizamento mais rápido.
Depois disso, podem ser colocadas em água ou areia úmida, sem enterrar os caules a mais de 1 m de profundidade. As raízes geralmente aparecem em uma semana, e as estacas podem ser plantadas em vasos.
Ao propagar a partir de rosetas que crescem na base do tronco da planta, estas podem ser plantadas diretamente no solo, pois possuem sistema radicular próprio. Ao propagar a babosa a partir da ponta, a secção cortada deve ser mantida ao ar livre em local escuro e, em seguida, colocada em água. Após alguns dias, as raízes aparecerão, e então a planta poderá ser plantada no solo. Este método é comumente utilizado para rejuvenescer plantas antigas com troncos expostos.
Se uma folha for usada para propagação, ela também deve ser seca, a parte cortada tratada com carvão vegetal e colocada em água ou imersa em solo arenoso úmido. Ao cultivar aloe vera a partir de uma folha em solo arenoso, monitore o nível de umidade do substrato; caso contrário, sem água, a folha simplesmente secará.
A propagação da babosa por sementes é bastante difícil. Semeie no final do inverno em solo arenoso, criando um microclima especial com umidade elevada, cobrindo o recipiente com filme plástico transparente. Quando surgirem brotos com algumas folhas, você poderá começar a transplantá-los para vasos menores.
Você também pode se interessar por:Cuidados com aloe vera em casa
Cultivar babosa medicinal e variedades ornamentais em casa é fácil. Basta seguir algumas orientações simples de cuidado, evitar regar em excesso, adubá-la regularmente e replantá-la em vasos maiores. Também é importante escolher a iluminação adequada para proteger a planta da luz solar direta, correntes de ar e baixas temperaturas.
Plantar uma planta
Para garantir que a planta cresça e se desenvolva bem, você precisa usar vasos suficientemente profundos. O solo deve ser solto e ter pH neutro. Você pode comprar terra para vasos já preparada. pousos suculentas, ou prepare-as você mesmo usando:
- gramado 2 horas;
- solo foliar 1 hora;
- húmus 1 hora;
- areia 1,5 horas
Regar e fertilizar
A babosa requer um regime de rega especial. Ela tolera bem a seca, mas evite situações de estresse hídrico em que o solo seque completamente. Garantindo uma rega adequada e no momento certo, você protege a planta de doenças e pragas, que só aparecem em plantas enfraquecidas.
No verão, regar a babosa 1 a 2 vezes por semana é suficiente. No inverno, quando entra em dormência, a rega deve ser reduzida para uma vez a cada 15 a 20 dias. Durante esse período, o solo no vaso deve perder mais de 50% da sua umidade.
Você também pode se interessar por:A babosa deve ser regada apenas com água limpa e decantada à temperatura ambiente. Ela não tolera água fria, que pode causar o apodrecimento das raízes. Evite regar em excesso, pois isso fará com que as raízes da babosa apodreçam e a planta morra. Não deve haver água acumulada no prato. Caso haja, escorra-a. Afofe a terra ocasionalmente.
Na primavera, a planta precisa de mais nutrientes após o período de dormência invernal, portanto, logo após o inverno, é necessário fertilizá-la com misturas de nutrientes especiais para suculentas e cactos, que podem ser adquiridas em floriculturas. Fertilize a cada 25-30 dias, do início da primavera ao final do verão. No outono, não é necessário fertilizar; a planta precisa entrar adequadamente em seu período de dormência invernal.
Luz e calor
A babosa, planta tropical, adora luz, mas não tolera a luz solar direta, por isso precisa ser posicionada adequadamente dentro de casa. É importante manter um equilíbrio de luz natural, pois a falta dela também pode matar a babosa. O ideal é mantê-la perto de uma janela ensolarada; sem luz, ela morrerá.
A planta não tolera temperaturas abaixo de zero, portanto, evite colocá-la em correntes de ar. A temperatura ambiente é a mais confortável para ela. No entanto, ela também pode tolerar temperaturas de até 40 graus Celsius.
O que é prejudicial à babosa?
A babosa é uma planta fácil de cultivar que prospera em ambientes internos, desde que não seja regada em excesso e mantida em um local bem iluminado. Ela detesta especialmente o excesso de água, correntes de ar e temperaturas abaixo de zero. Para desenvolver seu sistema radicular, precisa de um vaso grande e fertilização regular durante o período de crescimento ativo.

As flores mais elegantes de 2025
Vasos e floreiras grandes de cerâmica: qual a diferença e como escolher o ideal para suas plantas?
Beleza e facilidade de cuidado: as 10 flores de interior mais bonitas e fáceis de cuidar.
As 15 flores que duram mais tempo em um vaso