As plantas trepadeiras ocupam um lugar especial no cultivo de plantas de interior. Seus globos verdes pendentes são cativantes e, mesmo quando florescem, tornam-se um complemento elegante para qualquer ambiente. Apenas jardineiros experientes devem considerar o cultivo de plantas trepadeiras, pois seus cuidados são bastante complexos. Portanto, após ler os nomes, descrições e fotos dessas plantas, não se apresse em comprá-las — primeiro você deve aprender os cuidados adequados.
Características dos arranjos de flores suspensas para interiores
As flores pendentes são especialmente populares entre jardineiros e floristas. Devido à sua extensa ramificação, podem ser moldadas em esferas e outras formas complexas. Essas flores são elementos indispensáveis em interiores modernos, sendo utilizadas para decorar casas, escritórios e salões. As flores pendentes adornam fachadas de edifícios, varandas e terraços.
A falta de poda leva a uma rápida perda do apelo decorativo. As flores ficam com aparência negligenciada e descuidada. Além disso, os vasos suspensos tendem a ramificar-se excessivamente. Sem a poda oportuna, os ramos internos ficam sombreados pelos ramos laterais. Eles sofrem com a falta de luz e oxigênio, acabando por secar.
O grupo de plantas suspensas inclui uma grande variedade de plantas. Entre elas, encontram-se plantas com flores, plantas ornamentais com folhagem exuberante e até mesmo cactos suculentos.
Nomes de plantas pendentes com flores e fotos.
Algumas espécies de plantas trepadeiras são apreciadas por suas flores ou frutos. Entre elas, estão as begônias, as hoyas, as fúchsias, os jasmins e as nerteras.
Begônia ampelo florida
A begônia rastejante é uma planta herbácea perene pertencente à família Begoniaceae. Ela cresce como um arbusto, atingindo meio metro de altura. Esta espécie de begônia é classificada pela cor de suas pétalas:
- Rosa;
- Branco;
- Vermelho;
- Laranja;
- Amarelo;
- Terracota.
A flor caracteriza-se por hastes pendentes com folhas verde-brilhantes e lustrosas. O formato das folhas lembra o de folhas de videira.
A floração ocorre durante a estação quente. As inflorescências são diferenciadas em masculinas e femininas. As flores masculinas são dobradas, enquanto as femininas são simples. Normalmente, duas flores emergem de uma única axila foliar: uma flor simples e uma flor dobrada. A ausência de flores dobradas indica cuidados inadequados.
Hoya
As hoyas são arbustos e trepadeiras perenes da família Apocynaceae. A flor é conhecida popularmente como hera-de-cera. As seguintes espécies existem atualmente:
- Carnoso (Ceroso);
- Lindo;
- Multiflora (Multiflora);
- Majestoso;
- Lacunosa (Côncava).
Os brotos jovens não desenvolvem folhas. As trepadeiras frescas têm uma tonalidade roxa. À medida que amadurecem, os brotos ficam verdes e depois lenhosos. As folhas aparecem nesses brotos.
As folhas da hoya têm formato oval com borda pontiaguda. São carnudas. As folhas jovens têm superfície brilhante, que com o tempo torna-se fosca.
As inflorescências agrupam-se em umbelas e localizam-se nos ramos principais. As flores assemelham-se a estrelas e podem apresentar coloração única ou bicolor. As inflorescências estão disponíveis em branco, vermelho, amarelo e tons de rosa.
Fúcsia
A fúcsia é uma árvore ou arbusto perene da família Onagraceae. As seguintes espécies são conhecidas atualmente:
- Boliviano;
- Vermelho vivo;
- Brilhante;
- Magalhães;
- De folhas pequenas;
- Panicular;
- Espumante;
- Três folhas.
As folhas da fúcsia são dispostas em pares opostos em caules flexíveis. Elas têm formato oval-lanceolado com borda pontiaguda. Algumas espécies apresentam folhas serrilhadas. Dependendo da espécie, as folhas são verdes ou avermelhadas.
A inflorescência consiste em um cálice e uma corola com bordas recurvadas. Os estames são alongados. As flores podem ser simples ou dobradas e apresentam uma variedade de cores.
Jasmim
O jasmim é uma trepadeira ou arbusto da família Oleaceae. Existem variedades perenes e decíduas. A flor é comumente conhecida como "jasmim-do-campo". É frequentemente confundida com a flor-da-virgínia. As seguintes espécies de jasmim são cultivadas em ambientes internos:
- Bisa;
- De flores nuas;
- De flores grandes;
- Medicamento;
- Multiflora;
- Curto;
- Virou as costas;
- Sambac (árabe);
- A mais bela (multiflora).

A flor produz brotos finos que eventualmente se tornam lenhosos na base. As folhas do jasmim são trifoliadas ou imparipinadas. Dependendo da espécie, elas crescem alternadamente ou em sentidos opostos.
As flores se agrupam em inflorescências corimbosas. Podem estar localizadas no ápice dos ramos ou nas laterais. As flores crescem isoladamente ou em umbelas. A inflorescência é composta por uma corola, um tubo e uma garganta. As cores das flores incluem branco, amarelo e rosa.
Nertera
A nertera é uma planta herbácea perene da família Rubiaceae. É uma planta rastejante, conhecida popularmente como musgo-coral. Distinguem-se as seguintes variedades:
- Granadens (Granada);
- Pressionado;
- Balfour;
- Ciliado;
- Cunningham.
A flor possui folhas ovais de um verde brilhante. A superfície das folhas é lustrosa. A Nertera floresce no final da primavera. As inflorescências são solitárias. Pétalas brancas combinam com uma corola esverdeada.
O valor ornamental da Nertera reside em seus frutos. Após a floração, o arbusto produz frutos redondos e carnudos de até 1 cm de diâmetro. Os frutos podem ser amarelos, alaranjados ou vermelhos.
Suculentas abundantes
As suculentas são plantas que armazenam umidade para uso futuro. Essas plantas são geralmente muito resistentes e vigorosas.
Rhipsálida
Rhipsalis é um arbusto epífito da família Cactaceae. Também é conhecido como rhipsalis. Existem mais de 50 espécies conhecidas desta flor. As mais comuns são:
- Cereúscula;
- Pilocarpa;
- Bactifer;
- Capiliforme;
- Mesembryanthemoides.
A espécie Rhipsalis caracteriza-se pela ramificação abundante e pela presença de raízes aéreas em seus brotos. Este cacto não possui espinhos. Em vez disso, os brotos são cobertos por uma penugem eriçada. Dependendo da espécie, os brotos podem ser arredondados, estriados, em forma de folha ou achatados. Todas as espécies possuem caules pendentes.
A floração ocorre no final do inverno ou início da primavera. As flores podem estar localizadas nas pontas dos ramos ou espalhadas por toda a haste. São pequenas, brancas ou rosa-claro.
Zygocactus
O Zygocactus é uma epífita pertencente à família Cactaceae. Também é conhecido como cacto-de-natal, cacto-de-dezembrista e cacto-de-natal. Existem diversas espécies de Zygocactus:
- Buckley;
- Exótico;
- Kautsky;
- Opuntiáceo;
- Truncado.
Os ramos são achatados, articulados e glabros. Caracterizam-se por extensa ramificação. As bordas dos nós são serrilhadas. Os ramos apresentam uma coloração verde discreta.
As inflorescências são zigomorfas e localizam-se nas pontas dos ramos. Dependendo da espécie, podem ser rosa brilhante, laranja, brancas, vermelhas ou roxas.
Acácia Aporocactus
A planta Aporocactus de folhas escamosas pertence ao gênero Aporocactus, família Cactaceae. A planta também é conhecida como Disocactus de folhas escamosas.
Durante o primeiro ano de vida, os caules do aporocactus trepador crescem exclusivamente para cima. À medida que a planta amadurece, eles gradualmente se curvam. Os brotos tornam-se cada vez mais pendentes.

Os caules verdes são cobertos por espinhos centrais e radiais. Os espinhos são finos e cerdosos. Podem ser encontrados em tons de amarelo, vermelho e marrom.
O Aporocactus ramus é uma planta com flor. Floresce abundantemente. As inflorescências se formam nas porções laterais dos ramos. As pétalas são carmesim.
Folhagem ornamental pendente com flores de interior
Algumas plantas trepadeiras de interior são apreciadas por suas folhas. Curiosamente, muitas delas são plantas com flores.
Tradescantia
Tradescantia é uma planta herbácea perene da família Commelinaceae. Possui uma rica diversidade de espécies. As mais populares são:
- Anderson;
- Virginiano;
- Blossfeld;
- De flores brancas (Tricolor, Uridis);
- Peludo;
- Em formato de zebra (pendurado);
- Escafóide;
- Variegado;
- Riverside.

Os brotos rastejantes são capazes de enraizar na superfície do solo. As folhas são o principal atrativo da planta. Dependendo da espécie, podem ser ovais, lanceoladas ou elípticas. As folhas crescem sempre alternadamente. A coloração é variada: tons de verde, branco, roxo e rosa. A maioria das espécies apresenta duas ou três tonalidades, mas também existem tradescântias de cor sólida.
As inflorescências localizam-se nas axilas das folhas ou nas pontas dos ramos. As flores são pequenas.
Espargos
O aspargo é uma planta perene pertencente à família Asparagaceae. Pode crescer como subarbusto, erva ou trepadeira. Existem as seguintes espécies:
- Sprenger (de floração densa, etíope);
- O melhor;
- Aspargo (Asparagusoides);
- Crescente;
- Penado (Ervilhado);
- Comum (Asparagus officinalis, Asparagus officinalis);
- Meyer;
- Racemoso;
- Medólidos.
Os caules tendem a ramificar-se bastante, com numerosos aglomerados de brotos finos como agulhas. Muitos jardineiros encontram dificuldades após a poda da flor. O broto podado não se ramifica, como acontece com a maioria das plantas trepadeiras, mas acaba morrendo. Novos brotos surgem apenas da zona radicular.
As folhas são pequenas, frequentemente com escamas ou espinhos na superfície das lâminas. As flores são pequenas, agrupadas em inflorescências racemosas ou corimbosas nas axilas das folhas. As flores são separadas por sexo.
Hera
A hera é um arbusto perene da família Araliaceae. As seguintes espécies são utilizadas em jardins de interior:
- Comum (variedades Kolibra, Eva, Mona Lisa, Jubileu, Harald);
- Cólquida (variedades Dentata Variegada, Solfer Haat, Aboresenz);
- Canário (variedades Glory de Marengo, Striata, Golden Leaf, Brigitta);
- Pastukhova.

Os caules são rastejantes e tenazes. Apresentam folhas com casca grossa. As espécies não floríferas possuem folhas verde-escuras e lobadas. As espécies floríferas caracterizam-se por folhas verde-claras de formatos variados.
As flores se agrupam em inflorescências terminais de formato racemoso, corimboso ou capitado. As brácteas da hera são pouco desenvolvidas. As flores da planta não possuem valor estético.
Ficus rastejante
O ficus rastejante é um arbusto trepador da família Moraceae. A planta possui ramos rastejantes com rebentos na superfície interna. Esses ramos permitem que a planta se apoie em quase qualquer superfície e se infiltre em qualquer fresta. Utilizando raízes aéreas, a planta pode enraizar no solo de um vaso vizinho e deslocar a planta para lá.

As lâminas foliares têm formato de coração. A superfície é áspera e enrugada. Um padrão reticulado é claramente visível na superfície.
As inflorescências localizam-se nas axilas das folhas. As flores da planta não possuem valor ornamental.
Perguntas frequentes sobre cultivo
O grupo de plantas suspensas inclui uma grande variedade de plantas de interior, desde folhagens decorativas e exemplares com belas flores até cactos trepadores. As plantas suspensas diferem de outras plantas pela sua tendência a ramificar-se. O seu cuidado requer podas regulares.






















As flores mais elegantes de 2025
Vasos e floreiras grandes de cerâmica: qual a diferença e como escolher o ideal para suas plantas?
Beleza e facilidade de cuidado: as 10 flores de interior mais bonitas e fáceis de cuidar.
As 15 flores que duram mais tempo em um vaso