A Arabis, também conhecida como arabis-das-rochas, é uma bela planta perene literalmente coberta de pequenas flores. Sem exigir habilidades especiais para plantio ou cuidado, a Arabis, por ser perene, encantará os jardineiros com folhagem abundante e belas flores já no segundo ano.
Como você pode ver na foto, as flores de Arabis são em sua maioria brancas como a neve, roxas ou rosas.
Espécies de Arabis
Existem diversas variedades de arabis perene, cujo plantio e cuidados na região de Moscou são praticamente idênticos, portanto não abordaremos cada variedade separadamente.
A principal diferença entre eles, como você pode ver na foto, está na aparência.
Aqui estão algumas das variedades mais comuns de Arabis:
- Alpino;
- bruóide;
- ficando sem;
- Caucasiano;
- com folhas ciliadas.
Você também pode se interessar por:Preparando um local de pouso
O plantio e os cuidados com a arábis-do-cáucaso perene (fotos abaixo) começam com a escolha de um local adequado.
O ideal é escolher um local mais elevado, pois isso evitará o acúmulo de água parada, que pode causar o apodrecimento das raízes da arabis. Um solo não ácido e rico em nutrientes também é uma grande vantagem. No entanto, mesmo em condições desfavoráveis, a arabis irá encantá-lo com belas flores.
Após encontrar um local adequado, você pode começar a preparar o solo. Primeiro, arranque as raízes de ervas daninhas perenes, pois elas podem interferir no crescimento da arabis. Imediatamente antes de plantar a arabis, adicione areia, pedra britada, giz ou dolomita aos buracos. Outro ponto importante: os buracos devem estar a pelo menos 30 cm de distância um do outro.
Se você plantar arábis em um local onde a água fica estagnada, certifique-se de providenciar drenagem.
Regar e fertilizar
Aqui também não há nada complicado. A frequência de rega da agrião-de-pedra depende do clima: em clima quente e seco, ela precisa ser regada com muito mais frequência do que em clima nublado e chuvoso. Durante a estação de crescimento, a agrião-de-pedra também deve ser regada conforme a necessidade.
Quanto à adubação, basta aplicar fertilizante uma vez por ano (na primavera). Húmus ou composto podem ser usados como fertilizante. Antes da floração, a planta também pode ser adubada com fertilizantes minerais complexos.
Poda e preparação do Arabis para o inverno
A Arabis é frequentemente plantada de forma a formar uma composição exuberante durante a floração. Para garantir que tudo corra conforme o planejado, a Arabis precisa ser podada periodicamente durante esse período.
Para evitar que a arabis se espalhe além dos limites desejados, geralmente recomenda-se a poda das pontas dos ramos mais longos. Além disso, observe que a melhor época para remover as folhas velhas da arabis é junho.
A Arabis tem muita dificuldade em sobreviver a geadas severas durante o inverno, por isso a planta precisa ser preparada antes da chegada do frio intenso, caso contrário não sobreviverá. Preparar a Arabis para o inverno é necessário se as temperaturas na sua região caírem abaixo de -10°C (14°F). Nesse caso, a Arabis deve ser podada a 3-4 cm e coberta com folhas secas.
Outra forma de proteger o Arabis do frio intenso é criar um abrigo especial. Para isso, construa uma estrutura de madeira sobre a planta e cubra-a com tecido. As bordas do tecido são fixadas com pedras ou cobertas com terra.
Doenças e pragas
Após termos abordado o plantio e os cuidados com a arabis perene (veja a foto abaixo), precisamos discutir em detalhes as doenças e pragas, pois elas podem prejudicar significativamente o crescimento dessas belas flores.
Primeiro, vamos falar sobre pragas. Arabis não tem muitas:
- Moluscos. Buracos nas folhas indicam sua presença na planta. Os moluscos aparecem com mais frequência em plantas que crescem em áreas com excesso de umidade.
- Lagartas. Essas pragas se alimentam da polpa das folhas, flores e brotos. Afofar e cobrir o solo com cobertura morta regularmente, além de capinar e regar com frequência, ajudará a eliminá-las.
- Pulgas-da-crucíferas. Atacam com mais frequência plantas jovens, especialmente em setembro e outubro. Seu controle só pode ser feito com inseticidas como malationa ou actara.
Caracóis e lesmas também são pragas da arabis. O controle deles só pode ser feito manualmente, e prevenir sua presença é praticamente impossível.
O arábica é extremamente resistente a doenças, mas existe uma à qual nem mesmo essa planta consegue resistir. Essa doença é chamada de "mosaico viral". Ela se manifesta pelo aparecimento de flores amarelas brilhantes, semelhantes a botões-de-ouro. O mosaico viral é incurável, portanto, se o seu arábica for afetado, você terá que arrancá-lo e queimá-lo.
Você também pode se interessar por:Transplante de Arabis
Às vezes, é necessário replantar uma espécie perene de arabis, e então, além dos cuidados e do processo de plantio, surge a questão de como transplantá-la. Aliás, a foto abaixo mostra uma variedade de arabis chamada "Nuvem de Neve".
Portanto, em relação ao replantio, é importante lembrar que a arabis possui raízes muito finas que são facilmente danificadas, sendo melhor transplantá-la por meio de mudas. Aqui estão instruções detalhadas para o replantio desta planta:
- Preparamos buracos com antecedência, com no máximo 25 cm de profundidade.
- Antes de replantar, regue o solo até que esteja suficientemente úmido.
- Soltamos a terra ao lado da arabis e a removemos cuidadosamente, juntamente com a terra do local onde estava anteriormente.
- Transplantamos a arabis para um novo buraco.
- Enchemos a planta com terra e compactamos ligeiramente.
- Regue a planta novamente.
Colheita de sementes
Se você deseja colher sementes de Arabis para plantá-las na próxima estação, o ideal é começar a colheita no final do verão. É especialmente vantajoso se o tempo estiver seco e ensolarado no dia da colheita.
Portanto, você precisa cortar as inflorescências com os talos florais e deixá-las sobre folhas de papel a uma temperatura de 21 a 23 graus, em um local onde a luz solar não penetre.
Você também pode se interessar por:Combinação com outras cores
Embora a arabis seja linda por si só, os jardineiros costumam complementá-la com outras plantas. Isso cria composições pitorescas e impressionantes. A arabis combina muito bem com as seguintes plantas:
- beterraba;
- Aubrieta;
- íris barbada e suas outras espécies;
- jovem;
- tulipas.
As plantas perenes do gênero Arabis podem até ser usadas para decorar varandas. O principal requisito é que as janelas da varanda estejam voltadas para o sul.
Estas são as regras básicas para o plantio e cuidado da arabis perene (incluindo a arabis alpina), que o ajudarão a cultivar, de forma fácil e sem complicações desnecessárias, as mesmas belas flores da foto em seu jardim.
