Azaleia: cuidados em casa, replantio e propagação, fotos

Flores

Se uma azaleia caprichosa e bela aparecer em sua casa, você não poderá evitar problemas. No entanto, em troca, ela proporcionará imenso prazer estético todos os anos e o recompensará com um buquê exuberante que ofuscará todas as outras plantas de interior. Seu caráter pode ser comparado ao da rosa de "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry, que precisava ser protegida do sol e coberta com uma cúpula de vidro à noite para protegê-la das correntes de ar.

As azaleias, como as mulheres, exigem cuidados constantes em casa, como replantio, propagação e são suscetíveis a doenças. Somente quem as ama e cuida delas pode realmente compreendê-las.

Azaleia: Como cuidar dela em casa

A azaleia é parente próxima de gêneros antigos e famosos como o rododendro e a urze. Traduzido literalmente, seu nome significa "pau-rosa seco" (do grego "rhododendron", que significa pau-rosa, e "azalya", que significa seco). Isso descreve com precisão suas principais características: flores semelhantes a botões de rosa e a madeira seca dos troncos e galhos.

Rhododendron significa "árvore rosa" em grego, e a palavra "azaleia" significa "seca". A planta recebeu esse nome devido à madeira seca de seus troncos e galhos.

Em campo aberto, as azaleias crescem até o tamanho de um arbusto completo, decorando jardins, praças e parques. Suas parentes de interior não são menos belas, mas não crescem mais do que 50 cm de altura.

As azaleias são originárias do Sudeste Asiático e da América do Norte, e também são tradicionalmente cultivadas no sul da Europa. Foram introduzidas na Rússia no início do século passado.

https://youtu.be/aT6sXJd3Ank

Para referência!
O clima ameno da costa do Mar Negro é perfeito para a delicada azaleia. Esses arbustos são frequentemente vistos em plena floração em fotos promocionais de hotéis e parques de Sochi. A afinidade da azaleia com os moradores de Sochi se reflete no fato de um grande shopping center e um hotel popular terem o mesmo nome.

Existem aproximadamente 350 espécies desta planta na natureza, mas apenas as espécies indianas e japonesas se estabeleceram no cultivo em ambientes internos. Elas diferem pouco entre si, apenas no tamanho de suas folhas e flores. As azaleias japonesas possuem folhas densas, verde-escuras e pubescentes, com até 3,5 cm de comprimento, e flores com até 5 cm de diâmetro, com múltiplas pétalas, algumas espécies apresentando bordas duplas.

A azaleia indiana tem folhas e flores bem menores. Aliás, apesar do nome, ela também é originária da Ásia.

As plantas começam a florescer quando atingem 3 a 4 anos de idade. Tradicionalmente, as azaleias exibem todos os tons de rosa. No entanto, os cultivadores desenvolveram azaleias com uma ampla gama de cores. Também existem exemplares bicolores, geralmente com pétalas duplas.

cuidados domiciliaresEste método visa ajudar a azaleia a manter suas flores por mais tempo. Ao comprar, escolha plantas que ainda não tenham sido murchas. O segredo é conseguir identificar a cor desde as primeiras flores. Vários botões garantem que a azaleia se adapte mais rapidamente ao apartamento e lhe presenteie com flores abundantes e duradouras.

Observe!
Se as folhas de uma planta que você gosta estiverem secando ou caindo, ou se houver teias nos galhos, isso indica uma possível doença. Você não deve comprar uma planta assim.

No entanto, a presença de uma camada verde ou mesmo musgo na superfície do solo é considerada normal, pois indica que o solo é ácido – exatamente como essa flor gosta.

As azaleias exigem cuidados especiais em casa. Somente em um microclima favorável elas florescerão regularmente.

Iluminação

As azaleias são plantas que adoram sol, portanto, cuidar delas em ambientes internos começa com a escolha de um local permanente com boa iluminação. Os parapeitos de qualquer janela, exceto as voltadas para o sul, são adequados. As azaleias devem ser protegidas da luz solar direta.

Durante a formação dos botões (outubro-novembro), será necessária iluminação adicional para ajudar os botões a ganharem força. Para isso, você pode instalar uma lâmpada fluorescente ou de LED e ligá-la para prolongar as horas de luz do dia.

Conselho!
Durante a floração, a azaleia pode ser movida, girada ou realocada. Essa planta sedutora claramente quer agradar a todos. Mas, após a floração, ela deve ser devolvida ao seu lugar de origem, de preferência na mesma posição de antes.

Temperatura

A temperatura é igualmente importante para as azaleias. A planta prospera em temperaturas frias. Portanto, a temperatura do ar no local onde a azaleia está não deve ser superior a 15°C nem inferior a 18°C. Quando os botões começarem a se formar, a temperatura deve ser reduzida para 10°C ou 12°C.

As azaleias florescem por dois meses ou mais. Durante esse período, a temperatura ambiente não deve ultrapassar os 15°C.

Bons locais para azaleias incluem varandas fechadas e sacadas isoladas com bastante luz e ventilação. Um ar-condicionado pode ser usado para baixar a temperatura do ambiente.

Importante!
Jardineiros experientes aplicam neve retirada do exterior no solo ao redor das azaleias antes e durante a floração. Esse processo de resfriamento, aliado à umidificação simultânea com a neve derretida, tem um efeito benéfico na saúde da planta.

Certifique-se apenas de que a neve que você trouxer esteja livre de impurezas nocivas, sujeira, produtos químicos, etc. Cubos de gelo de um congelador também são adequados para resfriamento passivo e irrigação.

Umidade

É necessário borrifar água filtrada e fria diariamente. Continue borrifando durante a floração, mas tenha cuidado para não deixar gotas de água caírem sobre as pétalas delicadas. Isso pode causar manchas marrons nas flores. Dias ensolarados podem causar queimaduras nas azaleias.

  1. Para aumentar a umidade do ar, recipientes abertos com água são colocados perto da planta.
  2. Ao cuidar de azaleias no inverno, é preciso dedicar ainda mais tempo à pulverização, já que o ar dentro de casa pode ficar excessivamente seco devido aos radiadores do aquecimento central.
  3. No verão, é benéfico dar às azaleias um "descanso" — mova-as para um local sombreado no jardim, sob um gazebo ou em um terraço. Elas toleram bem as correntes de ar.

Você pode empilhar vários vasos de flores em uma bandeja, preencher o espaço vazio com pedrinhas ou pedras decorativas e adicionar uma fina camada de água. Isso proporcionará umidade e um belo arranjo floral.

Rega

Uma rega incorreta pode matar uma planta delicada. É importante estabelecer regras de uma vez por todas e segui-las rigorosamente:

  1. O pedaço de terra não deve secar.
  2. Se a terra do vaso estiver muito seca, coloque-o em um balde com água, certificando-se de que a água não chegue à borda nem entre no vaso. Dentro de algumas horas, a terra absorverá a umidade necessária.
  3. O excesso de líquido deve ser drenado da bandeja para evitar o apodrecimento das raízes e o crescimento de micróbios patogênicos.
  4. Uma planta com flor consome mais água do que o normal, por isso a rega deve ser aumentada.
  5. Não utilize água da torneira para regar as plantas. Ela deve ser filtrada primeiro e deixada em repouso por alguns dias para permitir que o cloro evapore.

Solo para azaleias

As azaleias são uma das raras plantas de interior que requerem solo ácido com pH entre 4 e 4,5. Recomenda-se um solo mais solto e com boa retenção de calor — o chamado solo para urze. Ele é preparado removendo-se a camada superficial de húmus sob as plantas de urze.

Caso esse tipo de solo não esteja disponível, substitua-o por uma mistura de húmus de folhas, turfa e areia de rio na proporção de 2:4:1. Em casos excepcionais, o substrato para orquídeas pode ser adequado. As azaleias não toleram solos argilosos densos.

Fato!
As azaleias prosperam quando cultivadas com métodos hidropônicos avançados. Esse método exige um cronograma de rega rigorosamente controlado, e a acidez é mantida com uma solução especial.

Poda e pinçamento da planta

Ao cuidar de azaleias em ambientes internos, é necessário realizar podas regulares e pinçar os brotos apicais. Fotos de catálogos podem servir de guia para moldar a copa.

Regras básicas para a poda de formação:

  1. A primeira poda é realizada em maio e continua até a formação dos primeiros brotos.
  2. Remova os brotos fracos e alongados.
  3. Eles eliminam o excesso de espessamento através do afinamento.
  4. O novo crescimento é podado quando atinge uma altura de 4 a 6 folhas.
  5. Certifique-se de remover os brotos que aparecerem perto dos botões.
  6. Remova com cuidado e rapidez todas as flores murchas.
  7. A copa se forma na forma de uma árvore com um tronco padrão ou de um arbusto com vários brotos de tamanho igual.

É importante lembrar que quanto mais exuberante for a copa, mais esparsa será a floração, e vice-versa.

Fertilizantes para azaleias e estimulantes de crescimento

O cuidado com as azaleias em casa requer fertilização regular. Para isso, utilize o complexo mineral pronto para uso "Azalea", especialmente selecionado para esse fim.

Durante a formação dos botões, adiciona-se superfosfato aos fertilizantes comuns (preparados na proporção de 1,5 g por litro de água). Utilizam-se também estimulantes especiais para a formação de botões, chamados fitormônios.

Transferir

Um passo importante no cuidado com as azaleias é o replantio em casa. Antes de começar, estude atentamente as fotos passo a passo ou assista às instruções em vídeo.

Antes de replantar, remova os brotos em excesso, as folhas secas e as flores da planta. Isso ajudará no seu estabelecimento.

Os arbustos são replantados com o torrão de raízes ainda preso. As azaleias têm raízes finas que se danificam facilmente. Portanto, o solo não deve ser afofado entre os replantios para evitar danos às raízes superficiais.

O novo vaso é ligeiramente maior que o anterior. O espaço vazio no vaso após o replantio da azaleia é preenchido com terra nova. As azaleias crescem muito lentamente e não necessitam de um grande volume de terra.

É importante que o vaso tenha um furo de drenagem no fundo e uma boa camada de argila expandida para garantir a drenagem. As raízes da planta não devem ficar muito enterradas, por isso é melhor escolher um vaso baixo.

Propagação de azaleias

É possível propagar azaleias por conta própria, embora seja bastante difícil. Estacas de 5 a 8 cm de comprimento são enraizadas da maneira usual em solo úmido e ácido. Galhos lenhosos remanescentes da poda também podem ser utilizados.

As estacas são imersas em uma solução estimulante de raízes chamada Kornevin por 2 a 6 horas e, em seguida, plantadas em um recipiente com solo preparado com o pH desejado, a uma profundidade de 2 cm. O recipiente é coberto com vidro transparente, plástico e filme plástico. As mudas são descobertas periodicamente para ventilação, rega e borrifadas de água.

Quando os botões florais aparecerem, belisque as pontas dos brotos. As raízes dos brotos jovens devem se desenvolver em um sistema completo em cerca de dois meses. Em seguida, as estacas são replantadas seguindo as regras gerais de replantio. Os brotos superiores são podados para formar uma copa arredondada adequada.

A planta se desenvolverá completamente em cerca de seis meses. Azaleias adultas podem ser cuidadosamente divididas durante o replantio, minimizando os danos ao sistema radicular. Isso atingirá dois objetivos: propagação e rejuvenescimento da planta. Se tudo for feito corretamente, as novas azaleias florescerão na época certa no ano seguinte.

A próxima divisão só poderá ser realizada após 3 anos.

A propagação por sementes é domínio de criadores profissionais e raramente é praticada por jardineiros amadores. A maioria das sementes não germina e as mudas jovens morrem ao menor erro. Mas se você gosta de experimentar, por que não tentar?

Doenças e pragas das azaleias

A procura por belíssimas azaleias floridas continua em alta. Elas são uma ótima alternativa aos buquês de flores cortadas, já que as plantas vivas duram muito mais tempo.

Os cuidados com as azaleias em casa devem começar imediatamente após a compra e seguir metodicamente as regras estabelecidas.

Sinais Causa Eliminação
As folhas secam e caem. A queimadura ocorreu devido ao excesso de sol e à irrigação insuficiente. Mude a localização. Aumente a frequência da rega e da pulverização. Instale umidificadores.
Revestimento acastanhado, ferruginoso ou acinzentado. Doença fúngica. As folhas danificadas são removidas. As restantes são tratadas com soluções de sabão, permanganato de potássio, bicarbonato de sódio ou produtos disponíveis comercialmente.
As flores murcham e amarelam prematuramente. Falta de fertilizantes ou água de má qualidade. Aumente a frequência da alimentação. A água deve ser bem filtrada e deixada em repouso.
Redução do período de floração. Clima muito quente, ar seco. Leve para um local fresco e aplique mais pulverização.
As folhas se enrolam, mudam de forma e de cor. Danos causados ​​pela Phytophthora devido ao excesso de água. Transplante, redução da rega. Pulverização com sulfato de cobre.
As folhas ficam manchadas, as bordas secam parcialmente e é possível ver teias de aranha e insetos. Infestação por ácaros, cochonilhas e moscas-brancas. As folhas são limpas com um cotonete embebido em uma solução de sabão de lavar roupa e, em seguida, pulverizadas com inseticidas: Actellic ou Aktara.

"Devagar e sempre" é o lema de todos os cultivadores de azaleias. A planta pode esperar uma vida longa e exuberante. Suas flores se tornarão mais abundantes com a idade. Como tolera podas, os entusiastas de bonsai usam azaleias para criar estudos vivos e encantadores.

Depois de dominar os cuidados com um único arbusto de azaleia, você certamente desejará reunir uma vasta coleção e criar uma mistura única de azaleias. Afinal, se você conseguiu domar tamanha beleza, o amor promete ser duradouro e recíproco.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates