
A fertilização regular é essencial para o cultivo de plantas de interior. O uso correto de fertilizantes nitrogenados de alta qualidade aumenta as chances de crescimento de plantas saudáveis. Os fertilizantes nitrogenados fornecem os nutrientes necessários, essenciais para um desenvolvimento vigoroso.
Produção de fertilizantes nitrogenados
O processo de produção baseia-se na utilização de matéria-prima seca — amônia, obtida a partir do coque. As instalações de produção mineral estão sempre localizadas próximas a usinas metalúrgicas.
Hoje, o processo de produção de amônia mudou, com o gás natural sendo usado como matéria-prima em vez de coque. A produção de fertilizantes utiliza resíduos gerados durante o refino do petróleo, portanto, as fábricas de fertilizantes nitrogenados estão localizadas perto de gasodutos.
A tecnologia do processo de produção é complexa, mas as nuances básicas são claras para a pessoa comum:
- Um gerador com coque em combustão libera uma corrente de ar;
- No processo, forma-se nitrogênio, que se mistura com o hidrogênio;
- O produto inicial do processo de produção é a amônia.
A produção de nitrato a partir da amônia baseia-se na neutralização do ácido nitroso. A produção de ureia requer a interação do dióxido de carbono e da amônia sob a temperatura e pressão adequadas. O nitrato de amônio pode ser obtido pela passagem de gás amônia através de uma solução ácida.
Quais fertilizantes são usados para jardinagem em ambientes internos?
Dentre os fertilizantes nitrogenados utilizados na floricultura de interior, destacam-se os seguintes nomes:
- Nitrato de amônio – possui alto teor de nitrogênio, é usado como fertilizante primário, funciona bem em condições de baixa umidade e tem longa vida útil;
- A ureia contém cerca de 48% de nitrogênio, não é adequada para a nutrição das raízes e funciona em combinação com fertilizantes orgânicos;
- O nitrato de cálcio não é adequado para fertilizar solos negros;
- O sulfato de amônio é uma solução ideal para a fertilização regular de plantas de interior, pois permanece no solo por um longo período.
Jardineiros experientes não recomendam o uso de um composto como o cloreto de amônio – essa substância é perigosa para as plantas.
Um fertilizante completo é selecionado dependendo das necessidades da planta.
Uso doméstico
Para jardinagem em ambientes internos, o ideal é optar por fertilizantes nitrogenados líquidos. Essa forma permite combinar a fertilização com a rega e garante o cálculo preciso da quantidade necessária de fertilizante por litro de água utilizado.
O alto teor de nitrogênio garante o rápido crescimento de plantas cultivadas em ambientes internos e externos. Ele tem um efeito positivo na saúde das folhas e caules. O excesso desse mineral é perigoso e frequentemente causa crescimento atrofiado, ausência de floração, atraso na colheita e morte da planta. Recomenda-se o uso de fertilizantes nitrogenados na primavera, durante o período de crescimento acelerado. No inverno, a aplicação deve ser limitada.
Fertilizantes nitrogenados podem ser usados no cultivo de hortaliças. Esses compostos são utilizados no tratamento pré-semeadura do material de plantio e para fornecer nutrição durante períodos de crescimento rápido. Árvores e arbustos frutíferos e de frutos silvestres são adubados de 5 a 6 dias após a floração.
Pontos importantes
Fertilizantes que contêm nitrogênio devem ser usados com cautela, seguindo as instruções do fabricante.
Regras básicas para garantir um trabalho seguro:
- O fertilizante é aplicado em pequenas doses, mas regularmente;
- Somente plantas saudáveis são alimentadas;
- A flor é regada pela borda do vaso, sendo importante não encharcar a base da planta.
Ao trabalhar com compostos nitrogenados, devem ser observadas precauções de segurança, pois o produto emite substâncias nocivas aos seres humanos e pode causar reações alérgicas com exposição prolongada. Luvas e respirador são suficientes para uma proteção confiável.

As flores mais elegantes de 2025
Vasos e floreiras grandes de cerâmica: qual a diferença e como escolher o ideal para suas plantas?
Beleza e facilidade de cuidado: as 10 flores de interior mais bonitas e fáceis de cuidar.
As 15 flores que duram mais tempo em um vaso