Batata-doce - cultivo e cuidados

Batata doce

A batata-doce, também conhecida como inhame ou batata-doce, é uma planta tuberosa da família das convolvuláceas. Embora seja conhecida em nosso país como "batata-doce", ela não tem absolutamente nenhuma relação com a batata.

Acredita-se que a batata-doce tenha se originado no Peru e na Colômbia, e é cultivada há mais de dez mil anos. Colombo trouxe a batata-doce para o Velho Mundo e a estabeleceu firmemente na Europa.

As variedades de batata-doce são geralmente divididas em três tipos principais:

  • alimentar;
  • vegetal;
  • sobremesa.

As variedades de batata-doce para sobremesa distinguem-se pelo seu sabor adocicado, semelhante ao da abóbora, da cenoura e da beterraba. As variedades para consumo in natura têm um sabor mais suave e são utilizadas em saladas e pratos principais. A batata-doce só recentemente se popularizou na Rússia, mas já despertou grande interesse entre agricultores e apreciadores de comidas exóticas. Outra diferença entre a batata-doce e a batata comum é que a primeira pode ser consumida cozida ou crua. Ao contrário da batata comum, a raiz da batata-doce é grande. Alguns exemplares excepcionais podem atingir até 30 centímetros de comprimento e pesar até 3 quilos. Até mesmo as folhas da batata-doce são comestíveis, mas apenas se a planta ainda não tiver começado a amarelar e murchar.

Composição química

A batata-doce é um verdadeiro tesouro de micronutrientes e vitaminas, incluindo magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, folato e ácido pantotênico, além de uma grande variedade de vitaminas (A, C, PP, B1 e B6).

Acredita-se que uma porção de batata-doce possa suprir a necessidade diária de vitamina A. Embora a batata-doce seja considerada um vegetal doce, ela possui um índice glicêmico muito baixo e é um excelente complemento à dieta de pessoas com diabetes.

Vantagens e desvantagens da batata-doce

Seria preciso muito tempo para listar todos os benefícios da batata-doce, mas vamos tentar nos concentrar nos mais importantes:

  1. Trato gastrointestinal. O produto reveste a mucosa gástrica e ajuda a melhorar significativamente o peristaltismo.
  2. Problemas cardiovasculares. Graças às vitaminas do complexo B presentes neste vegetal, ele melhora a função dos vasos sanguíneos, fortalece suas paredes e ajuda a combater eficazmente a placa de colesterol.
  3. Cérebro e sistema nervoso. A batata-doce contém uma grande quantidade de potássio, que ajuda a melhorar as conexões nervosas e a manter a função cerebral.
  4. Excesso de peso. A batata-doce é rica em fibras, o que ajuda o corpo a se sentir saciado, portanto, uma pequena porção é suficiente para satisfazer a fome e auxiliar na perda de peso. Além disso, a batata-doce é muito baixa em calorias e pode ser consumida sem preocupação com o aumento de peso.

Com uma lista tão extensa de benefícios para a saúde, pode parecer que a batata-doce não tem desvantagens e pode ser consumida por pessoas de todas as idades, independentemente de problemas de saúde. Infelizmente, não é bem assim. A batata-doce tem sim algumas desvantagens, e é melhor estar ciente delas antes de começar a consumi-la.

A batata-doce é estritamente contraindicada para pessoas com úlceras estomacais. Também não é recomendada para gestantes e lactantes, a fim de evitar problemas de saúde.

O vegetal contém uma pequena quantidade de oxalatos, que em certos casos podem cristalizar e formar cálculos renais.

Peculiaridades do crescimento de mudas

Embora a batata-doce seja uma cultura estrangeira em nosso país, isso não significa que esse vegetal exótico não possa crescer em nossas latitudes. A batata-doce prospera em climas quentes e úmidos. Seu período de cultivo dura aproximadamente 180 dias, o que é muito tempo para o clima temperado da Rússia central.

Portanto, nossos agricultores preferem plantá-la cedo (aproximadamente 60 a 120 dias antes) e transplantá-la para o exterior durante os meses mais quentes. As mudas podem ser cultivadas a partir de sementes ou tubérculos. A primeira opção é raramente utilizada em nosso país, pois as sementes de batata-doce são muito difíceis de obter e a espera pelo desenvolvimento de mudas viáveis ​​é um processo demorado. Assim, a única opção restante são os tubérculos.

Batata-doce – cultivada na zona intermediária

Como mencionado anteriormente, na Rússia central, o método mais aceitável para o cultivo de mudas é o método de tubérculos.

Existem três maneiras de cultivar mudas de batata-doce a partir de tubérculos:

  • método horizontal;
  • método vertical;
  • crescendo na água.

Para obter boas mudas, você precisará comprar tubérculos jovens de batata-doce de boa qualidade. Você pode comprá-los no mercado ou de um produtor de batata-doce. Quanto melhor a qualidade dos tubérculos que você comprar, maior a probabilidade de produzir mudas viáveis ​​e fortes.

O método horizontal consiste em colocar o tubérculo deitado de lado em uma caixa com terra e pressioná-lo levemente contra o solo. Em seguida, regue abundantemente. É importante fazer furos na caixa para permitir a drenagem da água. O solo deve ser previamente tratado e bem fertilizado com adubos minerais.

Recomenda-se mergulhar as batatas-doces em uma solução fungicida por alguns minutos antes do plantio. Acredita-se que isso ajude a prevenir diversas doenças nas plantas e a acelerar o crescimento.

No plantio vertical, o tubérculo é colocado no solo em um ângulo de 90 graus em relação à superfície. Dependendo da variedade que você estiver cultivando, pode usar o método úmido ou o método seco.

A caixa de mudas deve ser colocada em um local escuro e quente. Assim que os brotos aparecerem, a caixa deve ser movida para um local bem iluminado por algumas horas por dia para permitir que as plantas se aclimatem gradualmente à luz solar.

Cultivo em água. Para germinar batatas-doces em água, selecione uma raiz firme, sem sinais visíveis de podridão ou machucados. Caso contrário, a batata-doce pode estragar devido ao contato constante com a água.

Coloque metade da batata-doce em um copo com água e prenda as laterais com palitos de dente, de forma que uma metade fique submersa e a outra acima da água. Depois de algumas semanas, você verá brotos surgindo do tubérculo em todas as direções. Basta separá-los cuidadosamente da batata-doce e replantá-los em solo preparado.

Agora que as mudas atingiram o tamanho necessário para o plantio ao ar livre, é importante garantir que o solo esteja preparado para uma colheita abundante. O solo deve ser fertilizado com fertilizantes minerais. As batatas-doces em si não são particularmente exigentes quanto à composição do solo, mas ainda assim preferem criar raízes em um local com potássio e enxofre suficientes.

Em seu país de origem, a batata-doce é considerada uma planta perene e, graças ao clima quente e úmido, requer poucos cuidados. No entanto, em nossas latitudes, será necessário criar condições mais favoráveis ​​para o cultivo da batata-doce do que para outros vegetais, se você quiser uma boa colheita.

Plante batatas-doces somente depois que o termômetro atingir 20 graus Celsius (68 graus Fahrenheit). Colha-as antes que a temperatura caia abaixo de 40 graus Celsius (39 graus Fahrenheit), caso contrário, elas congelarão.

Além de um solo rico em minerais, a batata-doce requer rega abundante para um crescimento rápido. A área plantada deve ser regada diariamente, caso contrário as raízes não absorverão a umidade e não desenvolverão a suculência tão apreciada pelos gourmets.

Você deve parar de regar a planta cerca de duas semanas antes da colheita. Caso contrário, a batata-doce pode ficar muito aguada e sem sabor por dentro.

As mudas de batata-doce geralmente são plantadas muito próximas umas das outras, mas como a planta pertence à família das corriolas, é recomendável deixar uma distância de pelo menos cinquenta centímetros entre os canteiros.

Evite plantar outros vegetais perto de batatas-doces, pois os caules da batata-doce rapidamente se enroscam nas plantas vizinhas, privando-as de luz solar e calor.

Afofe a terra para o plantio muito superficialmente, a cerca de vinte centímetros de profundidade. Mas não vá mais fundo, caso contrário a batata-doce não terá tempo suficiente para criar raízes adequadamente e produzir frutos. Faça buracos e insira uma muda em cada buraco, de modo que metade da planta fique acima do nível do solo. Tente não danificar o sistema radicular da planta e plante o mais rápido e cuidadosamente possível.

Em climas temperados, as batatas-doces são geralmente plantadas sob plástico, criando condições semelhantes às de uma estufa. Nos dias quentes, o plástico é removido, mas no restante do tempo, ele protege as plantas, ainda frágeis, de possíveis condições climáticas adversas.

Assim que todas as plantas estiverem em seus devidos lugares, regue o solo generosamente, mas sem encharcar os canteiros: as batatas-doces gostam de umidade, mas não de excesso de água.

Não há necessidade de se preocupar com ervas daninhas quando se cultiva batata-doce; suas folhas e caules formam uma camada densa que impede o desenvolvimento adequado de outras plantas.

Embora você possa ficar tranquilo em relação às ervas daninhas, precisa estar constantemente vigilante quanto às pragas. Graças à sua raiz adocicada, a batata-doce é um petisco saboroso para ratos, toupeiras, besouros, lesmas e ácaros. Depois de se fartarem com esse vegetal saboroso, essas pragas não o deixarão em paz facilmente.

Você precisará implementar um programa sério de controle de pragas para manter sua colheita segura e intacta. Felizmente, muitos produtos eficazes para o controle de pragas já estão disponíveis em lojas especializadas. O importante é tratar a planta da forma mais completa possível para evitar que as pragas se instalem.

O fato de não haver problemas com pragas não significa que você possa relaxar e não fazer nada por vários meses. Mesmo que você tenha tratado todos os tubérculos minuciosamente com uma solução fungicida, sempre existe o risco de a planta adoecer e começar a murchar.

Isso depende das condições do solo, por exemplo, se for muito ácido, insuficientemente fertilizado ou úmido. As batatas-doces também podem adoecer devido à falta de acesso a ar fresco e luz solar (caso as plantas sejam cultivadas em estufas).

Para prevenir doenças na batata-doce e a perda de toda a sua colheita, inspecione os brotos cuidadosamente de tempos em tempos. A doença mais comum e incômoda da batata-doce é a canela-preta (uma doença fúngica). É muito difícil de eliminar, e é melhor cuidar bem da planta desde o início do que permitir que essa infecção se espalhe.

A batata-doce é uma planta que adora sol, e não é à toa, já que seu habitat natural recebe sol o ano todo. Antes de plantar batata-doce, inspecione cuidadosamente o terreno e escolha um local completamente sombreado. O ideal é que ele seja bem iluminado e aquecido pelo sol. Cultivadores amadores costumam instalar potentes lâmpadas de cultivo em suas estufas para garantir que as plantas recebam luz e calor em abundância, dia e noite.

A batata-doce precisa ser fertilizada várias vezes durante o período de crescimento. O ideal é usar um fertilizante mineral comprovado, rico em potássio. Se possível, fertilize o solo com cinzas de madeira, deixadas de molho por algumas semanas, e a planta recompensará você com uma colheita abundante no final da temporada.

Crie o hábito de levantar todos os talos de batata-doce do solo a cada poucas semanas e inspecioná-los cuidadosamente. Seu objetivo é evitar que os talos produzam brotos adicionais que começarão a criar raízes no solo. Quando esses brotos se tornam numerosos, a planta para de desperdiçar energia no crescimento e desenvolvimento das raízes e, em vez disso, concentra seus esforços no seu aprofundamento.

Colheita e armazenamento de batatas-doces

Como mencionado anteriormente, as batatas-doces devem ser colhidas antes que a temperatura do ar caia para quatro graus Celsius. Você notará que as folhas da planta ficam amarelas e perdem a elasticidade. Este é um sinal de que a colheita está pronta.

Importante! Se você notar repentinamente que todas as folhas da sua planta estão completamente secas e amarelas, isso pode significar que as raízes já congelaram e não há motivo para tentar salvá-las.

Antes da colheita, remova todos os talos rastejantes da batata-doce e inspecione o solo. Ele deve apresentar rachaduras características que indicarão onde encontrar as raízes.

Use um forcado e levante a terra com cuidado. Não use uma pá, pois as raízes são bastante frágeis e quebram com facilidade. As batatas-doces, ao contrário das batatas comuns, crescem muito próximas umas das outras, então não adianta procurá-las em cantos diferentes da cova. Os vegetais devem ser colhidos em um único feixe. Não tente arrancar as batatas-doces da terra como se fossem batatas comuns; as raízes permanecerão no solo ou, pior, se quebrarão.

Após a colheita completa, selecione imediatamente os tubérculos adequados para usar como mudas para o próximo ano. Jardineiros recomendam lavar as batatas-doces com uma solução fraca de permanganato de potássio para limpá-las.

Coloque os tubérculos restantes em caixas de madeira, intercalando camadas de papel ou areia. As batatas-doces não exigem condições especiais de armazenamento. Elas se conservam bem em temperatura ambiente por vários meses após a colheita.

Cultivo de batata-doce na região de Krasnodar

Como o Krai de Krasnodar está localizado na parte mais meridional da Rússia, o clima lá é mais adequado para o cultivo de batata-doce, uma planta que aprecia o calor. Essa região desfruta de mais dias quentes e ensolarados durante a estação de crescimento, o que facilita bastante a criação de condições favoráveis ​​para o cultivo da batata-doce.

O principal é evitar que pragas danifiquem o sistema radicular e proteger as folhas da seca. A rega regular garantirá uma colheita abundante no outono.

Os agricultores recomendam plantar as mudas ao ar livre somente depois que a acácia florescer. Isso aumenta muito a probabilidade de evitar noites frias e garantir uma colheita segura.

A batata-doce só recentemente começou a ser cultivada na região de Krasnodar por agricultores entusiastas. No início, as pessoas ficaram confusas não só com a aparência do vegetal, mas também com seu sabor adocicado característico, incomum para os russos. Na Rússia, quando as pessoas ouvem "batatas", esperam um produto familiar da infância, mas, em vez disso, encontram um prato que combina os sabores de vários vegetais.

Mas a cada ano, o número de apreciadores de batata-doce aumenta. Os agricultores trocam diferentes variedades, enviam mudas uns aos outros e até tentam desenvolver, de forma independente, novas variedades ainda mais adaptadas às condições climáticas russas.

Cultivo de batata-doce na Bielorrússia

Belarus é considerada, com razão, a principal produtora de batatas nos países da CEI. O clima aqui é ideal para o cultivo deste vegetal de raiz tão apreciado.

Se as batatas comuns crescem tão bem por aqui, os agricultores decidiram experimentar cultivar sua prima doce e não perderam tempo.

Como as batatas comuns e as batatas-doces precisam ser cultivadas em condições diferentes, foi necessário algum esforço até que o vegetal importado começasse a produzir uma boa colheita.

Vários jardineiros entusiastas aceitaram corajosamente a tarefa: obtiveram mudas de diversas maneiras, cuidaram e nutriram os brotos em grandes vasos em suas varandas, adubaram-nos e protegeram-nos da luz solar direta.

É claro que, na Bielorrússia, a ideia de plantar batata-doce em massa nunca surgirá, e ela jamais desbancará a batata comum, mas muitos estão dispostos a diversificar sua dieta com esse vegetal saudável e incomum.

Se se falasse mais sobre batata-doce e ela não fosse considerada um vegetal que prospera em climas quentes e úmidos, talvez mais pessoas se envolvessem no cultivo dela, diz um dos primeiros jardineiros a plantar batata-doce em seu jardim.

Variedades de batata-doce

Como as batatas-doces são divididas em três tipos, cada tipo possui suas próprias variedades, que são muito populares entre os agricultores:

  • japonês
  • Roxo
  • Branco
  • Bonita
  • Tainung
  • manchu
  • Branco
  • Ginseng vermelho
  • Beauregard
  • Rosa Vinnytsia
  • Granada
  • Betty
  • Vardaman

E existem muitas outras variedades para escolher, dependendo do sabor que você prefere em batatas-doces.

Avaliações de batata-doce

Quem já experimentou batata-doce concorda que seu sabor é inesquecível. É um vegetal tão singular que comparar seu sabor com o de batatas, bananas, abóboras ou cenouras é inútil.

Este é um tubérculo único que pode ser usado em saladas, sobremesas e consumido como prato principal.

A batata-doce combina maravilhosamente com uma variedade de vegetais, ajudando a realçar o sabor deles. Ela não precisa de nenhum tempero adicional, pois já possui sabor próprio e distinto.

Os jardineiros dizem que o sabor da batata-doce sempre depende da qualidade do fertilizante utilizado durante o seu cultivo, bem como do grau de umidade e acidez do solo.

Quem cultiva batata-doce em suas terras há muito tempo admite que estaria disposto a abrir mão da batata comum em favor dessa nova variedade estrangeira.

A maneira mais fácil de cozinhar batata-doce é assá-la no forno, previamente embrulhada em papel-alumínio. Assim, a polpa permanece suculenta, macia e doce. A internet está repleta de receitas com maneiras inusitadas de cozinhar batata-doce. Alguns cozinheiros até conseguem fazer bolos e tortas com esse vegetal.

A batata-doce pode ser usada como acompanhamento de diversas carnes e vegetais, regada com molhos, combinada com saladas leves de legumes, frita como batata e até mesmo usada em sobremesas. Só a sua imaginação pode determinar até onde você pode ir experimentando com esse vegetal.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates