O cólquico é uma flor fácil de cultivar, que lembra os açafrões, só que muito maior. Mesmo na Rússia antiga, essas flores em forma de taça eram chamadas de lírios de inverno ou lírios de outono. É conhecida por suas propriedades curativas e é frequentemente usada tanto na medicina tradicional quanto na medicina popular.
Características da planta colchicum
O colchicum (Colchicum autumnale) é uma planta perene de prado. Pertence à família Liliaceae. É amplamente distribuído pela Europa e pela Rússia ocidental. Seu nome se refere ao seu período de floração, que ocorre no final da estação — no período atemporal.
A flor possui uma haste reta de 10 a 30 cm de altura e uma corola simpétala com 6 a 45 pétalas, dependendo da espécie. Apresenta uma ampla gama de cores: creme, lilás, amarelo e rosa. O sistema radicular é um cormo. Quatro flores crescem de cada cormo. As variedades mais belas são:
- Branca. Raramente encontrada na natureza, possui um centro amarelo com uma borda creme.
- As flores duplas têm um diâmetro pequeno, de até 5 cm. Florescem mais tarde do que outras variedades de outono, por isso não são adequadas para climas propensos a geadas precoces. Como o nome sugere, sua aparência consiste em dezenas de pequenas pétalas, dando-lhes um aspecto "duplo".
- Branco duplo. Pétalas ainda mais cremosas.
- Neddiste – rosa suave, floresce em meados de setembro.
Reprodução do Cólquico
Qualquer jardineiro ou residente de verão pode plantar e cuidar de colchicums. Os colchicums são propagados por bulbos e sementes. A maneira mais fácil é a partir de bulbos jovens.
Lâmpadas
Os materiais para plantio podem ser comprados em lojas ou mercados, ou preparados em casa. Ao preparar os seus próprios, há alguns detalhes a considerar:
- Retire com muito cuidado, sem danificar a pele;
- Lave sem romper as escamas que cobrem a parte externa do bulbo;
- Coloque água com permanganato de potássio ou em uma solução fraca de permanganato de potássio;
- Secar em local fresco e escuro;
- Prepare o solo e plante.
A melhor época para plantar os bulbos de colchicum é por volta de 20 de agosto. Antes do plantio, prepare o solo: 5 litros de húmus ou esterco por metro quadrado e ½ balde de areia de rio. Are a terra levemente. Fertilize no momento do plantio: 1 litro de cinzas de madeira e 1,5 colheres de sopa de superfosfato por metro quadrado.
Plante os bulbos com pelo menos 20 cm de distância entre si, em buracos com 15 cm de profundidade. Em seguida, regue bem e cubra com folhas.
Sementes
Quando as pessoas querem plantar mais flores, usam sementes. Plantar açafrão-do-outono a partir de sementes não é tarefa fácil. Primeiro, as sementes precisam ser resfriadas previamente, por exemplo, na geladeira ou em um pano úmido. Segundo, precisam ser deixadas de molho. Terceiro, esse método só é adequado para flores de floração primaveril. A haste floral só aparecerá após sete anos. Cultivar dessa forma tem uma vantagem: a planta crescerá saudável.
Na primavera, a vagem começa a se formar. No verão, ela amadurece completamente e seca. Em seguida, se desintegra e as sementes caem aleatoriamente na superfície do solo. É nesse período que elas são coletadas. Selecione uma vagem que esteja começando a escurecer. Corte-a e coloque-a em um local fresco e bem ventilado para secar. O material de plantio não se conserva por muito tempo; deve ser usado imediatamente.
As sementes são deixadas de molho por vários dias, sendo enxaguadas uma ou duas vezes por dia. Pequenos buracos são preparados para a semeadura: primeiro, o solo é umedecido e, em seguida, são cavados buracos com 3 a 5 cm de profundidade. As sementes são colocadas nos buracos e cobertas com terra. Regue regularmente. Não são necessários outros cuidados especiais. No ano seguinte, na primavera, as mudas surgem. O solo ao redor delas deve ser afofado e a terra regada. Recomenda-se o desbaste das mudas.
Você também pode se interessar por:O colchicum é plantado no outono, mas as sementes podem ser armazenadas na geladeira até a primavera. Esse método de plantio produz uma planta perfeitamente saudável de uma variedade específica.
Cuidados com as plantas
O solo não deve ficar encharcado. O colchicum não requer rega regular. Durante a época de plantio, geralmente não há falta de umidade devido ao derretimento da neve e ao alto nível do lençol freático. Regue apenas no outono, quando não houver chuva. Faça isso com cuidado, evitando molhar as corolas.
A planta de outono não requer nenhuma condição especial:
- solo saturado;
- Sol ou sombra parcial;
- Replante os bulbos (aproximadamente uma vez a cada 5 anos).
Como alimentar a planta
Fertilize as plantas algumas vezes por estação. Use uma solução de baixa concentração: 2 g de nitrofosfato por litro de água. Aplique 15 litros dessa mistura por metro quadrado de solo. Afofe o solo regularmente para enriquecê-lo com oxigênio.
Após o período de floração, não é necessário cortar os botões. Apenas as pétalas murchas devem ser removidas. Os colchicums de floração primaveril são plantados em setembro. Os colchicums de floração outonal são plantados no final do verão.
Prevenção e controle de pragas
Lesmas, caracóis, moluscos e bolor podem arruinar a beleza do colchicum. Todas essas pragas prosperam em solo úmido. Cal e carbonato de cálcio absorvem o excesso de umidade. Polvilhar o solo com conchas trituradas, pequenas pedras ou cascas de ovos repelirá lesmas e caracóis. Um fungicida (calda bordalesa, corante de enxofre) ajudará a prevenir doenças fúngicas.
Uma boa armadilha para moluscos e um obstáculo para caracóis são garrafas de plástico cheias de água, cortadas ao meio longitudinalmente e colocadas ao redor do perímetro do canteiro de flores.
Efeitos terapêuticos
O açafrão-do-outono é mais do que apenas uma flor de jardim. É classificado como uma planta medicinal, o que significa que possui propriedades medicinais benéficas para os seres humanos.
Os medicamentos obtidos a partir dela têm os seguintes efeitos:
- analgésico;
- laxante suave;
- antiemético;
- anti-inflamatório;
- hipotenso;
- diurético.
O efeito no organismo deve-se à colchamina, à colchicina e aos fitoesteróis contidos no colchicum.
O fitoesterol reduz os níveis de colesterol ruim, que prejudica o coração, o fígado e todo o sistema vascular. O colesterol se acumula nas paredes das artérias, causando obstrução. O fitoesterol combate esse acúmulo. Ele também possui propriedades anticancerígenas. As pesquisas sobre essa planta estão em andamento e seus efeitos completos em humanos ainda não foram totalmente elucidados.
Existe um consenso científico de que essa substância não é benéfica para todos. Portanto, somente médicos (cardiologistas, oncologistas e clínicos gerais) têm o direito de prescrevê-la.
A colchicina é usada para tratar gota (deposição de sais de ácido úrico nos tecidos, acompanhada de dor e coceira nos dedões dos pés), síndrome de Behçet, cirrose biliar primária, esclerose múltipla e febre mediterrânea.
Você também pode se interessar por:O colchicum é venenoso. Um bulbo danificado pode causar queimaduras na pele das mãos. A ingestão pode levar ao envenenamento, que pode ser fatal. Os sintomas incluem náuseas, tonturas e uma queda brusca da pressão arterial. As propriedades medicinais são derivadas de substâncias extrativas desta planta, obtidas industrialmente. Isso significa que uma quantidade muito pequena é necessária para se obter um efeito curativo, e preparar uma simples decocção ou infusão de colchicum resultará em envenenamento. Portanto, as propriedades benéficas do colchicum são fornecidas apenas para fins informativos.

As flores mais elegantes de 2025
Vasos e floreiras grandes de cerâmica: qual a diferença e como escolher o ideal para suas plantas?
Beleza e facilidade de cuidado: as 10 flores de interior mais bonitas e fáceis de cuidar.
As 15 flores que duram mais tempo em um vaso