O spunbond é um material não tecido utilizado para proteger as culturas agrícolas de diversos fatores ambientais (frio, sol, granizo, vento, pássaros, insetos, etc.). Para obter uma colheita abundante e saudável e criar um microclima favorável para as hortaliças, o spunbond é a melhor opção. Amplamente utilizado em fazendas individuais e de grande porte.
Vantagens, aplicação
Muitas pessoas pensam que a compra de agrofibra representa uma despesa adicional e a comparam ao filme de polietileno. Essa comparação não é totalmente apropriada, pois as propriedades da agrofibra oferecem uma gama mais ampla de benefícios do que o filme. Diferenças em relação ao filme:
- Permite que a umidade (chuva) penetre no solo através das fibras.
- Ela respira, o que permite que as plantas fiquem saturadas de oxigênio e se desenvolvam mais ativamente.
- Protege da luz solar direta e de altas temperaturas. O material passa por um tratamento especial para esse fim.
- É utilizado durante todo o ano (tanto para proteger as plantações da geada e do congelamento, como também das ervas daninhas e do sol), e o seu uso prolonga a época de cultivo.
- Protege contra ervas daninhas e possibilita o cultivo de vegetais ou frutos silvestres sem pesticidas e herbicidas.
A agrofibra pode ser usada para aumentar a produtividade. Para impulsionar as colheitas, utilize um tecido com densidade de 17 a 60 g/m². Ele é indicado para cobertura de estufas e canteiros. O uso do tecido aumenta a produtividade em 30% e acelera o amadurecimento dos frutos.
Também é utilizado como cobertura morta para o solo. A agrofibra garante uma microflora saudável no solo. Como não há acesso à luz solar, as ervas daninhas não crescem. Mantém a umidade do solo e a pureza dos frutos, isolando-o termicamente. A temperatura sob o tecido é mais alta que a temperatura ambiente, impedindo a evaporação da umidade, mas mantendo-a no solo. O solo não fica compactado.
Para proteger as plantas durante o inverno do frio ou das queimaduras solares, adquira uma lona grossa de 80 g/m². As plantas ficam cobertas durante o inverno, protegendo-as da geada e da luz solar direta. Os pequenos poros da lona permitem a circulação de ar e a penetração da umidade, evitando o mofo, o apodrecimento ou o congelamento.
Você também pode se interessar por:O spunbond é usado para construir caminhos e sistemas de drenagem em canteiros de jardim. Ao construir um caminho de jardim, o material é colocado antes da formação da camada de areia. O material atua como um filtro, retendo a areia e impedindo que o caminho assente.
Tecido não tecido preto e branco
São comercializadas lonas não tecido pretas e brancas. A diferença de cor é determinada pela sua finalidade. As lonas pretas são utilizadas para o controle de ervas daninhas, cobertura morta do solo e aumento da produtividade agrícola. Isso reduz o tempo gasto com a capina e elimina a necessidade de irrigação diária e afofamento do solo. A umidade é retida, mantendo o equilíbrio hídrico necessário, enquanto o ar penetra facilmente nos poros. A cobertura morta de lona não tecido preta também é utilizada para proteger as raízes das plantas no inverno e para aquecer o solo no início da primavera.
Você também pode se interessar por:A lona não é removida para regar ou fertilizar os canteiros. No entanto, o tecido não tecido branco é o mais indicado para proteger as plantas do congelamento no inverno. No verão, esse material protege contra os raios ultravioleta, que queimam as plantas e reduzem a produção. Também protege contra condições climáticas adversas, como tempestades e granizo.
A vantagem do spunbond é a sua durabilidade. Ao contrário do filme plástico comum, ele é resistente e não se desgasta nem rasga. O custo se paga com o tempo, pois pode ser usado em uma fazenda por mais de uma temporada. Além disso, é ecologicamente correto e atóxico. É por isso que o spunbond é tão útil em casas de veraneio ou fazendas.

Como escolher uma serra para o seu jardim: tudo o que um jardineiro precisa saber.
Cortadores de grama robóticos: você deveria confiar seu gramado a esses ajudantes automáticos?
Qual a melhor mangueira de jardim? Todos os aspectos a considerar.
Aparadores de grama elétricos ou a gasolina: qual escolher para o seu jardim?