Não desperdiçar o que é útil é uma regra fundamental da agricultura. As folhas de cenoura e beterraba são consideradas resíduos. No entanto, as partes aéreas dos tubérculos contêm vitaminas e minerais. As folhas e os talos dos vegetais são utilizados como base para compostagem, suplemento alimentar, matéria-prima para conservas e remédio medicinal.
Fertilizantes
Quando os resíduos orgânicos se decompõem, produzem um fertilizante chamado composto. Folhas de diferentes culturas se decompõem em ritmos diferentes. Folhas densas (como as de batata e tomate) levam mais tempo, enquanto folhas mais finas (como as de beterraba e cenoura) se decompõem mais rapidamente. O composto resultante é adicionado aos buracos de plantio ou irrigado sob as raízes de culturas já germinadas. As cinzas, fonte de fósforo e potássio, são obtidas muito mais rapidamente. Isso é conseguido através da secagem e queima das partes aéreas das plantas. No entanto, para produzir uma grande quantidade de fertilizante, são necessários grandes volumes de matéria-prima.
O adubo de folhas de beterraba é preparado em meados de julho. Para isso, corte as folhas da beterraba em pedaços de 5 cm e coloque-as em um recipiente com urtigas, bardana e quinoa. Adicione um feixe de palha e 1 kg de terra, e cubra bem. Deixe a mistura ao ar livre em temperaturas acima de 20 graus Celsius para que o adubo seja absorvido. Aplique a mistura preparada nas raízes a cada 10-14 dias.
Você também pode se interessar por:A infusão de folhas de cenoura é pulverizada nas folhas para combater insetos nocivos. Para prepará-la, coloque 500 g de folhas de cenoura frescas ou pré-secas picadas em um recipiente. Adicione 8 litros de água fervente à mistura. Deixe em infusão por 3,5 a 4 horas.
Tratamento
Antes do uso, as plantas são lavadas, escaldadas em água fervente e brevemente imersas em água para remover os nitratos. Para evitar reações alérgicas, use luvas após o contato com a pele. Para aproveitar os benefícios medicinais das folhas de beterraba, elas são usadas para preparar infusões para constipação, compressas para dores de cabeça, conjuntivite e mastite, e para limpar áreas afetadas com o suco. Para fins medicinais, as folhas da beterraba são consumidas em forma de suco, chá e decocção. Para perda de peso e redução do colesterol, as folhas cruas da beterraba são adicionadas a saladas e outros pratos.
As folhas da beterraba contêm biotina, um antioxidante que acelera o metabolismo. Um maço de folhas de cenoura contém cálcio, potássio, ferro, magnésio, cobre, zinco, fósforo, sódio, clorofila, ácido ascórbico, vitaminas B e K e fibras. As folhas da cenoura contêm significativamente mais vitamina A do que a raiz. Elas também contêm uma quantidade significativa do antioxidante selênio, que ajuda a prevenir o câncer e auxilia na função reprodutiva.
Você também pode se interessar por:Não existem contraindicações graves para o uso das folhas de beterraba e cenoura; no entanto, reações alérgicas ou intolerância à planta são possíveis. Portanto, os produtos medicinais devem ser usados com cautela.
- Extraído das folhas da beterraba para tratar síndrome do intestino irritável, gota, doenças renais infecciosas, hepatite e hipotensão;
- Feitas com folhas de cenoura para doenças do estômago e intestinos em fase aguda, para crianças menores de 12 anos, gestantes e lactantes.
Nutrição
As folhas da beterraba e da cenoura são usadas como suplemento alimentar ou preparadas como um prato à parte chamado botvinya. Elas também podem ser congeladas, secas, fermentadas, salgadas e conservadas em vinagre para armazenamento no inverno. Métodos comuns de processamento que minimizam a perda de nutrientes e são adequados para uma alimentação saudável incluem a secagem e o congelamento.
Antes de secar, as folhas são picadas finamente. Elas são espalhadas em uma camada fina sobre uma folha de papel, bandeja ou pano. Coloque-as ao ar livre, na sombra. Durante o processo de secagem, as folhas são mexidas para garantir uma secagem uniforme. O tempo de secagem é determinado pela aparência das folhas. A cor irá desbotar e os pedaços de folha ficarão quebradiços. Armazene as folhas secas em sacos de lona ou recipientes de vidro com tampa hermética.
Existem duas maneiras de congelar verduras. Primeiro, as verduras são reunidas em feixes, amarradas com barbante e colocadas no congelador em sacos plásticos próprios para congelamento ou em bandejas especiais. O tempo de congelamento é determinado pela aparência das verduras. A cor desbota, a textura endurece e os feixes ficam cobertos por uma fina camada de gelo. O produto congelado é armazenado em sacos ou recipientes plásticos. Segundo, as verduras são picadas, embrulhadas em filme plástico e colocadas no congelador.
Você também pode se interessar por:As colheitas de beterraba e cenoura, das folhas às raízes, são utilizadas para nutrição, fins medicinais e fertilização do solo. As folhas constituem um fertilizante orgânico e econômico. Os maços de folhas secas e congeladas, que preservam seu conteúdo benéfico de vitaminas e minerais, são ideais para o preparo de pratos saudáveis. Decocções e infusões também contribuem para a saúde.

Como cultivar mudas com sucesso em casa
Calendário de mudas 2024: planejamento do plantio em abril
Tudo sobre mudas: um caminho fácil para uma colheita abundante.
Da semente ao broto vigoroso: por que as mudas são a chave para uma colheita abundante.