Já colhemos cebolas e alho, mas o que podemos plantar em julho e agosto agora?

Vegetais

cebolaJardineiros econômicos planejam seus plantios com antecedência, tentando aproveitar cada canto do terreno. Na segunda metade do verão, os canteiros ficam vazios após o cultivo de cebolas e alho, e não é nada prático deixá-los vazios se for possível plantar culturas que amadureçam antes da chegada do frio ou plantas perenes.

Nesse caso, o terreno baldio não ficará tomado por ervas daninhas e lhe presenteará com uma colheita fresca.

Possíveis opções de pouso

alhoDependendo da região, a colheita da cebola e do alho ocorre em julho ou agosto. Ao escolher uma cultura para plantar em determinado local, considere o período de crescimento da planta e as condições climáticas que prevalecem antes da chegada do frio. Durante esse período, as horas de luz do dia diminuem gradualmente, e as temperaturas diurnas e noturnas caem, afetando significativamente o desenvolvimento e o amadurecimento.

Semear adubo verde

As plantas de adubação verde ajudam a melhorar a estrutura do solo, enriquecendo-o com nutrientes, protegendo-o contra ervas daninhas e sendo fáceis de semear.

O que pode ser semeado:

  • A facélia é compatível com plantios subsequentes de qualquer cultura, excelente atrativa de insetos polinizadores e planta melífera;
  • Mostarda (branca) – ajuda a combater larvas de besouro-arame e grilos-toupeira, contém muito nitrogênio, cresce rapidamente, atingindo uma altura de 70 cm no inverno, ajuda a reter a neve se não for cortada;
  • Cevada - suprime o crescimento de ervas daninhas, ajuda a destruir nematoides e esporos de sarna, mas pode atrair larvas de besouro-arame;
  • A aveia é um precursor universal para todos os tipos de plantas (exceto cereais) e ajuda a enriquecer o solo com potássio;
  • As leguminosas saturam o solo com nitrogênio, e as variedades precoces de ervilha têm tempo de amadurecer antes da chegada do frio.
Conselho!

É melhor cortar a adubação verde antes da floração e da maturação das sementes.

pepinos

pepinosAs variedades precoces de pepino, plantadas em julho, se o clima for quente e ensolarado, produzirão uma colheita abundante antes da chegada do frio. Em regiões com clima frio e chuvoso em agosto, é importante cobrir os canteiros, pois os pepinos são plantas que apreciam o calor. Planejando com antecedência, recomenda-se o plantio a partir de mudas, o que reduz o período de maturação. As mudas cultivadas em cascas de ovo são particularmente convenientes, pois não danificam as raízes, simplificando significativamente o processo de plantio.

Rabanete

Rabanetes pretos ou verdes são ideais para o plantio em julho. Seu tempo de maturação permite que atinjam a maturidade antes da chegada do frio, e os rabanetes de final de temporada se conservam bem por um longo período. Rabanetes e daikon (rabanetes japoneses) devem ser plantados um pouco mais tarde, em meados de agosto, quando os dias são mais curtos e as temperaturas são ideais.

Referência!

Com dias longos e clima quente, os rabanetes e os daikons crescem rapidamente, a polpa fica dura e o desenvolvimento é mais lento.

Ervas para verduras

salsinhaO tempo de germinação de qualquer erva (endro, salsa, coentro, espinafre e vários tipos de alface) é tal que, se plantadas em julho, você poderá ter folhas viçosas e ricas em vitaminas em agosto. A desvantagem de plantar ervas é que elas não gostam de calor, então você pode proteger os canteiros do sol forte com um material de cobertura leve, como tecido não tecido. Essa proteção também reduzirá a evaporação da umidade, o que também é importante.

Morangos

Morangos de jardim e morangos silvestres crescem bem depois de alho e cebola – os fitoncidas das plantas bulbosas previnem a propagação de infecções fúngicas e repelem lesmas e insetos-praga.

O que não é recomendado plantar depois de cebolas e alho?

Você pode se sentir tentado a plantar culturas bulbosas em canteiros vazios, como chalotas, alho-poró e alho-poró de inverno, mas isso não é recomendado pelos seguintes motivos:

  • O conjunto de nutrientes consumidos por diferentes tipos de plantas bulbosas é o mesmo e, para plantios subsequentes de culturas semelhantes, pode não ser mais suficiente, sendo necessário tempo para restaurar a composição do solo;
  • Pragas e patógenos comuns permanecem no solo e podem prejudicar as culturas subsequentes.

Cebola e alho também não combinam bem com tomate, repolho, nabo e beterraba.

Dicas e opiniões de jardineiros experientes

Mikhail Ivanovich, Belgorod

Nas regiões do sul, o alho é colhido cedo, por volta de 12 de julho. Para manter os canteiros cheios, planto endro-da-índia (Agrifolia sativa) neles — gosto do sabor das folhas e os talos suculentos e macios são ótimos. Logo após a colheita do alho, revolvo levemente a terra e semeio as sementes em solo úmido. Cubro o canteiro com um tecido não tecido e rego regularmente. As mudas aparecem em 5 a 7 dias e, quando atingem uma altura de 5 a 7 cm, retiro a cobertura. Em meados de agosto, o endro está pronto para consumo ou pode ser cortado para congelamento e secagem. Cultivo variedades precoces de cenoura da mesma maneira (gosto da variedade ultraprecoce "Bureau"). Deixo as sementes de cenoura de molho antes do plantio. Se o tamanho do canteiro permitir, você pode combinar endro e cenoura — uma excelente opção.

 

Alevtina, Kursk

Gosto de plantar mostarda depois do alho ou da cebola. Quando atinge 20 cm, corto-a, deixando-a no canteiro. A mostarda continua a crescer e, no outono, corto-a rente ao chão, preparo a terra e, na primavera, o canteiro adubado está pronto para novos plantios.

cebola
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates