Dendrobium phalaenopsis: variedades, cuidados, cultivo, replantio

Orquídea

As floriculturas locais geralmente têm dois tipos de orquídeas: Dendrobium phalaenopsis e Dendrobium nobile. Embora sejam geralmente semelhantes, possuem características florais distintas, perceptíveis em uma inspeção mais detalhada, e seus cuidados também são diferentes. Ao falar sobre a Dendrobium phalaenopsis, cujo nome deriva de sua semelhança com a orquídea Phalaenopsis, vale a pena revisar primeiro as diretrizes básicas de cuidado.

Cuidados com Dendronium Phalaenopsis

A Dendrobium phalaenopsis é muito fácil de cuidar em casa. Ela cresce rápida e facilmente em vasos de plástico ou qualquer outro material de sua preferência. Blocos de cortiça ou cascas de coco bem limpas são frequentemente usados ​​para esse fim. A Dendrobium phalaenopsis não é considerada uma planta parasita; os troncos das árvores onde ela cresce naturalmente fornecem suporte.

Iluminação

Muitos jardineiros experientes, com amplo conhecimento em orquídeas do gênero Dendrobium (Phalaenopsis), afirmam que essa espécie prospera em condições de luminosidade média. Uma janela voltada para o leste é um ótimo local para essa orquídea. Se você tiver uma janela voltada para o sul e com sombra, essa também pode ser uma boa alternativa.

Temperatura

A orquídea Dendrobium Phalaenopsis e seus cuidados em casa exigem a manutenção da temperatura correta. As temperaturas diurnas variam de 23,8°C a 29,4°C, e as noturnas de 15,6°C a 18,3°C. Esta orquídea cresce melhor quando a diferença entre as temperaturas diurnas e noturnas é de 8,3°C a 11,1°C.

Importante! Lembre-se de que, em temperaturas mais altas, será necessário manter níveis mais elevados de umidade no solo e promover maior circulação de ar.

Rega

Esta espécie de orquídea deve ser regada pela manhã. A Dendrophalaenopsis requer água fria. A frequência de rega pode variar dependendo do tipo de vaso, da temperatura e da época do ano. Geralmente, as orquídeas precisam ser regadas com mais frequência nos meses mais quentes e com menos frequência nos meses mais frios. Enquanto a Dendrobium estiver em fase de crescimento ativo, as raízes e o substrato devem ser mantidos úmidos (regar cerca de uma vez por semana), mas a seca não prejudica a orquídea quando ela não estiver mais em fase de crescimento ativo.

Umidade

Ao cuidar de uma orquídea Dendrobium Phalaenopsis, é importante monitorar a umidade. As orquídeas Dendrobium não são exigentes nesse aspecto; as orquídeas Phalaenopsis precisam de uma umidade entre 50% e 60% para prosperar. Se precisar aumentar a umidade do ambiente, você pode colocar a orquídea perto de um umidificador. Lembre-se de garantir uma boa circulação de ar para suas orquídeas. O ambiente deve ser ventilado regularmente.

Aparar

Jardineiros muitas vezes hesitam em podar suas orquídeas após a floração. Isso só é permitido quando a orquídea começa a secar. Nesse caso, apare a planta cuidadosamente com uma tesoura afiada e desinfetada. A orquídea Dendrobium Phalaenopsis não se beneficiará desse procedimento se ainda tiver botões verdes em seu pseudobulbo.

Escolher um vaso

Ao cultivar orquídeas Dendrophalaenopsis, o ideal é escolher um vaso de barro, que garantirá a estabilidade da planta. O tamanho do vaso deve ser baseado no tamanho das raízes, que devem se estender livremente para fora do vaso. É importante deixar pelo menos 1 centímetro de espaço nas laterais. Orquídeas Dendrophalaenopsis também podem prosperar em vasos de plástico.

Regras de transferência

As orquídeas Dendrophalaenopsis requerem este procedimento a cada dois anos ou sempre que o solo ficar encharcado e a umidade não for mais absorvida pelas raízes. Antes de replantar, remova todo o substrato antigo e corte as raízes danificadas com uma ferramenta de corte esterilizada. Este tipo de planta tende a crescer melhor em vasos menores, onde as raízes ficam bem juntas. No entanto, quando as raízes começarem a ficar grandes demais para o vaso, é hora de replantar.

Período de estagnação

As orquídeas não apresentam um período de estagnação acentuado. No entanto, elas param de crescer ativamente quando as horas de luz do dia diminuem. No outono e inverno, você pode notar que a parte superior verde da orquídea não se desenvolve mais e o sistema radicular também estagna. Isso é normal. Para ajudar a orquídea durante esse período de estagnação, reduza a frequência da rega.

cobertura

A orquídea Phalaenopsis Dendrobium requer fertilização regular durante sua fase de crescimento. Fertilizar a cada duas ou três semanas durante os meses de verão e uma vez por mês no inverno deve ser suficiente.

Reprodução

A propagação do Dendrobium phalaenopsis ocorre vegetativamente. Antes da propagação, a planta deve florescer. Quando o pseudobulbo amadurece, surge uma haste floral. Esta haste, por sua vez, desenvolve botões que se transformam em flores. Um único pseudobulbo pode desencadear dois períodos de floração, mas apenas sob condições ideais de cultivo.

A floração geralmente ocorre na primavera e no verão. O Dendrobium Phalaenopsis e seus cultivares variam, o que afeta o período e as características da floração. O cultivar também determina a cor da flor, que pode variar do branco ao roxo, rosa e lilás.

Os cultivadores de Dendrobium Phalaenopsis devem saber que, quando os brotos aparecem após a floração, é hora de propagá-los. Os brotos devem ser separados quando estiverem completamente formados. Após a separação, deixe os brotos secarem ao ar livre por um dia. Para o plantio, o Dendrobium Phalaenopsis requer solo e casca de alta qualidade (granulometria de 5 a 10 mm).

Conselho! Para uma planta jovem de Dendrobium Phalaenopsis, o regime de temperatura deve ser semelhante ao de uma planta adulta.

Existem duas opções alternativas de propagação: estaquia e divisão. Ambas são feitas após a floração. Bem, você já sabe como a Dendrobium Phalaenopsis floresce.

Manutenção externa

A orquídea Dendrobium phalaenopsis não é recomendada para cultivo ao ar livre. Climas temperados não são adequados para o desenvolvimento normal da planta. O controle adequado da temperatura é um dos fatores essenciais para o crescimento saudável desta orquídea.

Possíveis doenças e pragas e métodos de controle.

Os cultivadores de orquídeas frequentemente reclamam da falta de floração. Isso geralmente se deve à iluminação inadequada, que também pode afetar o tamanho dos pseudobulbos. A iluminação incorreta pode causar descoloração nas folhas da planta. Poucas pessoas sabem que uma coloração marmorizada nas folhas pode indicar deficiência de nutrientes no solo. Nesse caso, a planta pode precisar de fertilização.

Você também deve monitorar as folhas para detectar pragas. Folhas amareladas são um sinal de alerta. Ajuste a temperatura e observe a planta. Se não houver melhora, é provável que haja uma infestação de pragas.

Os principais inimigos da Dendrobium phalaenopsis são os pulgões, as cochonilhas e, claro, os ácaros fitófagos. Embora um regime de cuidados adequado seja suficiente para combater doenças, o controle de pragas exige a limpeza completa das folhas da planta e o tratamento com produtos específicos.

Avaliações

Muitos cultivadores de Dendrobium phalaenopsis observam que esta espécie de orquídea é ideal para quem deseja cultivar essa flor em casa pela primeira vez. Uma boa variedade para começar é a chamada "Sonia", altamente recomendada por jardineiros experientes.

Muitas avaliações indicam que a Dendrobium Phalaenopsis é, de fato, menos difícil de cuidar do que muitas de suas "parentes". A chave é manter a temperatura, a rega e a iluminação adequadas. Com o tempo, ficará muito mais fácil identificar e resolver possíveis problemas no desenvolvimento da planta.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates