Aichryson é uma planta suculenta pertencente à família Crassulaceae. O gênero compreende apenas 15 espécies, cinco das quais são cultivadas em ambientes internos. O gênero inclui plantas herbáceas anuais e perenes.
Existem também subarbustos de Aichryson. A árvore-do-amor, como Aichryson também é conhecida, é uma planta de interior muito comum. Ao olhar para esta flor exótica, você pode pensar que ela é formada por centenas de corações bem juntinhos. Ela é frequentemente confundida com a árvore-da-fortuna, mas são espécies completamente diferentes.
História do cultivo e sinais sobre a árvore do amor
No ambiente natural, as plantas são encontradas nos seguintes locais:
- Ilhas Canárias;
- Açores;
- Marrocos;
- Madeira;
- Portugal.
Essa planta é muito popular entre os jardineiros. É conhecida popularmente como a Árvore do Amor. Esse nome vem do formato incomum de suas folhas, que lembram corações.
Existem diversos sinais associados a Aichryson, cuja essência é a seguinte:
- Esta planta é um indicador do bem-estar familiar. Acredita-se que a flor reage ao "clima da casa". Se a família é feliz e o amor e a compreensão reinam, a aichryson prospera e floresce. Em famílias onde as discussões e os conflitos são constantes, a flor murcha e morre. Portanto, em alguns países, a aichryson é tradicionalmente oferecida como presente de casamento.
- Uma conselheira para pessoas solitárias. A Aichryson ama muito seu dono ou dona. Portanto, quando um pretendente aparece na casa, a planta indica o valor do candidato. Se a flor considerar a nova pessoa boa, começará a brotar novas folhas. Se uma pessoa má entrar na casa, a planta murchará e adoecerá.
Existe também uma superstição de que a planta atrai prosperidade material. No entanto, isso só se aplica a flores compradas com dinheiro. As Aichrysons, quando oferecidas como presente, não atraem riqueza. Portanto, muitas pessoas, ao receberem uma flor de presente, oferecem alguns copeques em troca.
Características das plantas de interior e diversidade de espécies
Árvores cultivadas em ambientes internos apresentam características comuns, mas também diferenças específicas entre as espécies. As seguintes espécies de Aichryson são cultivadas em ambientes internos:
- Lar.
- Enrolamento.
- Folhas de sedum.
- Solto (espalhado).
- Apontar.
O valor decorativo de cada espécie é representado por suas folhas.
informações gerais
O sistema radicular é pouco desenvolvido. Os caules são retos e tendem a ramificar-se. Os brotos podem ser acastanhados ou esverdeados. Raramente se tornam lenhosos. Na maioria das espécies, os caules são pubescentes.
As folhas são carnudas, de pequeno a médio porte. A superfície da maioria das espécies é densamente pubescente. Espécies sem pubescência possuem superfície foliar pegajosa. O formato das folhas é frequentemente losangular, mas algumas espécies apresentam folhas em forma de clava. A coloração das folhas é predominantemente em tons de verde. Existe também uma variedade variegada.

A floração ocorre na primavera e dura pelo menos dois meses. Algumas espécies podem florescer por até seis meses. As flores são pequenas e em forma de estrela, agrupadas em racemos ou panículas.
Aichryson domesticus
O aichrozon de interior é um arbusto de porte baixo, que atinge até 30 cm de altura. As folhas são pequenas, em formato de diamante e ligeiramente pubescentes. As lâminas foliares são carnudas e verde-escuras. Esta espécie caracteriza-se por um longo período de floração: até seis meses. A planta floresce com flores perfumadas de pétalas amarelo-brilhantes. Esta espécie pode ser cultivada em forma de árvore.

Enrolamento
A Aichryson 'Izvizistye' é considerada uma variedade anã. Os arbustos atingem de 15 a, no máximo, 30 cm de altura. Distingue-se por suas folhas carnudas e densamente agrupadas. Os folíolos são losangulares e verde-claros com um tom azulado. A superfície da folha é coberta por densos pelos brancos.

Sedum
O sedum de Aichryson é um subarbusto denso com numerosos ramos finos e eretos. As folhas são claviformes e dispostas em rosetas. A superfície das lâminas é pegajosa. As lâminas apresentam uma combinação de duas cores: um fundo verde claro com listras e manchas vermelhas distintas. As folhas são carnudas, mas não pubescentes. As flores são grandes, com pétalas douradas. A espécie de sedum caracteriza-se pela perda parcial das folhas durante o período de dormência.

Solto ou espalhando-se
Os subarbustos crescem até 40 cm. As folhas são losangulares, pubescentes e de um verde brilhante. As flores douradas agrupam-se em racemos. Após a floração, algumas folhas podem cair.
Apontar
Os representantes das espécies pontilhadas são plantas herbáceas. Distinguem-se pelos seus caules seminus e alongados, de cor castanha ou verde-escura. Os caules são pubescentes. As folhas são losangulares, carnudas e pequenas, de cor verde brilhante. Nesta espécie, as folhas são menos pubescentes do que os caules. As flores são amarelo-brilhantes, em forma de estrela e agrupadas em inflorescências.

Peculiaridades de cultivar uma árvore do amor em casa
Cultivar uma árvore-do-amor em casa não é difícil. As dificuldades podem surgir apenas se você não seguir as instruções de cuidado com a planta.
Iluminação
A flor precisa de bastante luz, mas a luz solar direta é prejudicial. Portanto, ela deve ser cultivada em locais com bastante luz indireta. O local ideal para o vaso é o parapeito de uma janela voltada para o oeste ou leste. Em uma janela voltada para o sul, a Aichryson pode ser sombreada com uma cortina ou colocada não no parapeito, mas perto da janela. Em uma janela voltada para o norte, a planta precisará de iluminação adicional.
A falta de luz faz com que a planta perca e estique seus brotos, resultando na perda de seu valor ornamental. A exposição direta à luz solar causa queimaduras nas folhas, levando à sua queda.
Temperatura e umidade
Durante o período de crescimento ativo, a Aichryson prospera em temperaturas que variam de 18°C a 28°C. No outono, a temperatura é reduzida para 10°C. No entanto, a transição deve ser gradual. Flutuações bruscas de temperatura podem causar estresse à planta.
A Aichryson não é exigente quanto à umidade. Ao contrário de muitas outras plantas de interior, ela não precisa de umidificação adicional. No verão, quando o ar está muito seco, pode ser borrifada com água ou colocada sob um chuveiro de água morna.
Regar e fertilizar
Durante a estação de crescimento, a planta requer rega regular, mas moderada. Isso deve ser feito quando a camada superficial do solo estiver seca. Alguns especialistas recomendam regar a planta quando metade do solo estiver seco, devido à sua hipersensibilidade ao excesso de água.
No inverno, regue a planta com ainda menos frequência. É aconselhável desenvolver um cronograma personalizado. Para isso, observe as folhas da planta: assim que começarem a perder a turgidez (ficarem murchas), regue-as. O excesso de água durante o período de dormência pode causar o apodrecimento das raízes.

Fertilize a planta na primavera e no verão. Utilize fertilizantes minerais específicos para suculentas. A frequência e a dosagem da adubação devem ser determinadas de acordo com as instruções do fabricante. Os fertilizantes para aichryson devem ter baixo teor de nitrogênio.
Poda e pinçamento
Os procedimentos de poda e pinçamento são realizados por diversos motivos:
- Poda de formação. Uma medida necessária. É realizada durante toda a estação de crescimento. Os brotos jovens são podados para estimular a ramificação e garantir maior beleza.
- A poda de flores murchas também é essencial. Isso deve ser feito após a floração. As flores murchas devem ser removidas para garantir a circulação adequada de ar e prevenir doenças.

poda de flores - Ressuscitação da flor. Sem os cuidados adequados, a planta esticará seus caules e perderá as folhas. Os próprios caules começarão a secar na base. A única maneira de salvar a flor é podar os brotos vivos para estimular o enraizamento.
Alguns jardineiros dominam a arte de cultivar a árvore do amor como uma planta de porte padrão. Para isso, eles podam todos os ramos laterais e os beliscam para criar uma bela copa.
Doenças, pragas e métodos de controle
Todas as doenças das flores surgem como resultado de cuidados inadequados. As mais comuns são:
- Podridão radicular. Ocorre devido ao excesso de água no solo. Manifesta-se pelo ressecamento das partes aéreas da planta. As raízes apresentam todos os sinais de apodrecimento. O controle envolve a remoção de todas as partes danificadas da planta, seguida de tratamentos repetidos com fungicidas.

podridão radicular - Inchaço branco. Causado pelo excesso de ar e umidade no solo. O principal sintoma é o aparecimento de bolhas esbranquiçadas nas folhas, seguido de deformação foliar. A planta geralmente consegue superar a doença sozinha com os cuidados adequados. As folhas severamente afetadas caem espontaneamente.
O cultivo inadequado da Aichryson também pode levar a infestações por cochonilhas, ácaros, nematoides e pulgões. Inseticidas podem ser usados para proteger a planta das pragas.
Propagação e transplante de plantas de interior em casa
Existem duas maneiras de propagar uma flor: por estacas e por sementes. O enraizamento por estacas envolve os seguintes passos:
- Os brotos apicais são cortados da planta-mãe e deixados para secar por algumas horas.
- O recipiente é preenchido com uma mistura de areia e vermiculita.
As estacas secas são colocadas em solo úmido dentro de um recipiente. A extremidade cortada deve ficar enterrada.

Assim que a estaca criar raízes, ela é transplantada para um vaso separado. O diâmetro ideal do vaso é de 7 cm. O substrato deve ser uma mistura de areia, turfa e húmus de folhas em partes iguais. As estacas também enraízam bem em areia, substrato para suculentas ou água com carvão vegetal.
Você pode obter aichrysons a partir de sementes da seguinte maneira:
- O recipiente é preenchido com uma mistura de terra vegetal e areia (1:0,5);
- As sementes são semeadas no solo úmido do recipiente;
- O recipiente é coberto com vidro na parte superior.

As sementes são arejadas diariamente. O solo é umedecido à medida que seca. Os primeiros brotos aparecem após duas semanas. Mudas fortes com duas ou três folhas são replantadas da mesma forma que as estacas enraizadas.
O replantio deve ser feito anualmente, de preferência na primavera. Plantas adultas adaptam-se bem a substratos para suculentas. Você pode preparar o substrato você mesmo, misturando os seguintes ingredientes:
- solo de gramado (1/2);
- solo foliar (1/4);
- areia (1/4).
https://www.youtube.com/watch?v=hl97ESf0IG0
O vaso não deve ser muito fundo, caso contrário a planta dedicará toda a sua energia ao desenvolvimento das raízes. Os furos de drenagem são essenciais. Especialistas recomendam o uso de vasos feitos de materiais respiráveis. Isso inclui argila e cerâmica não tratada. Vasos feitos com os materiais acima mencionados previnem o desenvolvimento de podridão radicular.
Perguntas frequentes sobre o cultivo de uma árvore
Aichryson não é uma planta exigente, mas a negligência pode levar a doenças e à morte. Muitos bons presságios estão associados ao cultivo desta planta.









As flores mais elegantes de 2025
Vasos e floreiras grandes de cerâmica: qual a diferença e como escolher o ideal para suas plantas?
Beleza e facilidade de cuidado: as 10 flores de interior mais bonitas e fáceis de cuidar.
As 15 flores que duram mais tempo em um vaso