A Dieffenbachia é originária da América Central e Latina, onde prospera e se reproduz na natureza. No Hemisfério Oriental, a planta é cultivada como ornamental há um século e meio. Possui uma aparência pitoresca e colorida, e seu cultivo em casa não exige técnicas especiais, sendo acessível até mesmo aos jardineiros mais inexperientes.
Apesar das fortes recomendações para não incluir a Dieffenbachia em jardins de flores domésticos devido à sua toxicidade inerente, muitos jardineiros ainda estudam as doenças, o transplante e a propagação desta planta exótica, publicam fotos de exemplares cultivados com sucesso online e os mantêm em coleções particulares.
Tipos e variedades
Sites de jardinagem costumam listar 40 espécies dessa planta, mas fontes de referência confiáveis aumentam esse número em mais de duas dezenas. Cuidar dela em casa não é particularmente difícil, e o conhecimento de algumas nuances de cultivo vem com a experiência prática como jardineiro. Você também pode sempre buscar informações em sites especializados ou pedir conselhos sobre cuidados em fóruns.
A ciência conhece mais de 3 mil espécies pertencentes à luxuosa família Araceae (família do arum, segundo outra terminologia), distribuídas por 117 gêneros.
As espécies e seus nomes certamente podem ser encontrados em todos os livros de referência de jardinagem, e fotos da planta com sua folhagem variegada estão em galerias de imagens. Isso porque a planta deixa uma impressão agradável e luminosa, combina suavemente com qualquer interior e, quando cresce até uma altura considerável, simplesmente encanta a imaginação.
O TOP 5 em popularidade certamente inclui os seguintes:
- Dieffenbachia maculataÉ conhecida como lírio-pintado, e seu nome científico é Dieffenbachia maculata. Esta magnífica planta possui um caule robusto, com folhas inferiores que podem atingir 40 cm de comprimento à medida que cresce. De cima a baixo, é literalmente coberta por densas camadas de folhas planas e oblongas, dando a impressão de que foram deliberadamente compactadas no caule. Sua principal vantagem no cultivo em ambientes internos é o rápido crescimento, permitindo que atinja quase metade de sua taxa máxima de crescimento em um ano. Ao atingir um metro, a polinização é interrompida e a planta permanece na coleção sem alterações. A popularidade da variedade original deve-se em parte ao grande número de joias varietais que foram criadas a partir dela — Camille, Tropical Tiki, Tropic Marianne, Tropic Sun e Rudolph Roehrs.
- Dieffenbachia amabilisA Dieffenbachia amoena, ou Dieffenbachia amoena, cresce até 1,5 metro de altura em um caule lenhoso e robusto que não necessita de suporte. É fácil de cuidar em ambientes internos, tolerando bem tanto o ar seco durante o inverno quanto a poda, que pode ser usada para moldar uma bela árvore. Jardineiros amadores conseguem transformar esta bela planta tanto em um arbusto compacto quanto em uma pequena árvore com uma copa exuberante e frondosa. Fotos de uma Dieffenbachia amoena bem cuidada, tanto em seu estado natural quanto em seu estado vegetativo, certamente impressionarão.
- Dieffenbachia variegadaA Dieffenbachia picta, também conhecida como variedade pintada, é considerada uma escolha ideal para um jardim de janela, pois não cresce mais do que um metro de altura com os cuidados adequados. Apesar de suas folhas impressionantes, que chegam a quase meio metro de comprimento, seu caule forte sustenta facilmente sua enorme folhagem sem qualquer suporte. No entanto, se você der liberdade à planta e minimizar os cuidados, em casa antes de regar Ao se alimentar, pode se espalhar em largura e altura, atingindo dois metros ou mais.
- Dieffenbachia LeopoldiiConhecida entre os botânicos como Dieffenbachia leopoldii, esta maravilha da Costa Rica certamente cativará os amantes de plantas exóticas com sua aparência e coloração incomuns. O charme peculiar da flor reside nas manchas roxas em suas folhas verde-escuras e brilhantes, contrastando com uma nervura branca. Mesmo com os cuidados mais meticulosos, ela não crescerá mais do que alguns centímetros em ambientes internos. No entanto, suas longas folhas (às vezes chegando a 35 cm) com pecíolos curtos e verde-claros podem facilmente ocupar metade de um parapeito de janela.
- Dieffenbachia Oerstedii Uma planta magnífica, cujo formato das folhas lembra um pouco o do ficus. No entanto, ao contrário desta outra planta comum de estufa, suas folhas são nitidamente delimitadas por uma leve linha de simetria. Vista de cima, a disposição simétrica das folhas em relação umas às outras e ao caule robusto é particularmente notável. Em ambientes internos, para uma aparência mais atraente, a Dieffenbachia Ørstedii, assim como o ficus, deve ser limpa regularmente para garantir que as folhas permaneçam brilhantes e limpas.
Híbridos como Camilla, Mars e Tropic Snow, também conhecida como White Flame, são particularmente belos. Compacta, de porte baixo e linda devido ao padrão de suas folhas grandes, nítidas e de cor clara, a Camilla, com suas folhas festivas e claras emolduradas por uma distinta borda verde, não deixará ninguém indiferente.
cuidados domiciliares
Qualquer descrição dessa planta exótica tropical mencionará sua natureza pouco exigente e baixa manutenção, tornando-a fácil de cuidar até mesmo para o amador mais inexperiente. Para aqueles com experiência em plantas difíceis de cultivar que requerem temperatura, umidade e níveis de luz específicos, essa planta exótica e vibrante pode realmente parecer fácil de cuidar.
Um iniciante que trouxe para casa uma floricultura muito desejada e a colocou na primeira janela que encontrou, logo se perguntará por que suas folhas estão amarelando, seu tronco está inclinado ou sem folhas na base, ou sua cor predominante se tornou opaca e sem graça.
Qualquer uma dessas condições é suficiente para constatar que as folhas da flor estão secando ou, inversamente, que as raízes estão apodrecendo e a decoração principal adquiriu uma aparência desagradável.
Rega
Os amantes de flores tropicais estão convencidos de que apenas água macia deve ser usada para regar as plantas. Se você não tiver um filtro de água, basta deixar a solução decantar. Quem não sabe como obter água macia para regar pode fervê-la, mas se a chaleira ficar com muito calcário, será necessário enxaguar o substrato uma vez por mês.
No inverno, isso não é necessário; basta regar abundantemente. No entanto, mesmo aqui, é importante não exagerar, pois a chave para uma rega adequada em casa é não fornecer umidade em excesso.
Iluminação
O cuidado com plantas exóticas envolve a escolha do local certo para cada estação, já que plantas tropicais requerem cuidados tanto no inverno quanto no verão. Isso significa que a dieffenbachia, em seu clima temperado ainda incomum, não pode ser confinada a um único local permanente. Ela precisa de condições de iluminação variáveis e, para isso, é movida sazonalmente para um parapeito de janela com níveis de luz mais ou menos altos. Todas as nuances de cuidado devem ser cuidadosamente consideradas.
Especialistas recomendam monitorar cuidadosamente os níveis de luz da planta não apenas mensalmente, mas diariamente. Também é importante considerar o tipo de dieffenbachia; variedades com folhas verde-escuras e menos marcadas pela luz podem sobreviver em níveis de luminosidade mais baixos. No entanto, luz adequada não significa necessariamente que a planta precise de luz solar direta.
Isso pode causar queimaduras e perda de suas qualidades decorativas naturais; as folhas ficarão opacas e perderão alguns de seus padrões intrincados. O bem-estar de um exemplar de coleção doméstica geralmente depende do nível de iluminação; ele deve ser movido sazonalmente para um cômodo com bastante luz solar no inverno e no outono.
Você também pode se interessar por:Condições de temperatura
A temperatura ideal para o cultivo desta planta exótica é de +20°C. Isso não significa que a flor precise ser mantida na mesma temperatura o tempo todo. Ela tolera temperaturas entre 23°C e 25°C (mas preferencialmente não mais altas).
Mas em temperaturas baixas, ela inevitavelmente começa a congelar e acaba morrendo. +16°C já é extremamente baixo para qualquer tipo de dieffenbachia. A faixa de temperatura sazonal recomendada é de 18 a 22°C; dentro dessa faixa, você pode manter tanto a saúde quanto a beleza da sua planta favorita.
cobertura
Fertilizantes e soluções nutritivas são essenciais para o bem-estar e a beleza da dieffenbachia. Os fertilizantes devem ser aplicados no solo a cada dez dias do mês. O ideal é comprar fertilizantes conforme a necessidade, e não em grandes quantidades, aplicando-os em uma concentração menor do que a recomendada pelos especialistas que elaboraram as instruções.
Fertilizantes para plantas exóticas nunca devem conter cal. Dê preferência a fertilizantes minerais, especialmente se você tiver uma dieffenbachia com folhas variegadas. Adicionar matéria orgânica às vezes pode ajudar a eliminar as manchas; nesse caso, recomenda-se simplesmente reduzir a frequência da adubação.
Aparar
A necessidade de poda é determinada pela queda das folhas inferiores — um sinal claro de envelhecimento e da necessidade de tratamentos de rejuvenescimento. No entanto, esse termo também costuma se referir ao corte da parte superior da planta, feito para reduzir o crescimento, pois, caso contrário, a planta cresceria muito e preencheria todo o espaço disponível.
O corte feito abaixo do nó do caule é tratado com carvão vegetal para evitar a perda de seiva da planta. Se a dieffenbachia tende a produzir brotos adicionais e as folhas se tornam excessivas, estas também podem ser parcialmente podadas e posteriormente utilizadas como material de plantio.
Você também pode se interessar por:Reprodução
Uma característica positiva da dieffenbachia é a multiplicidade e a polivariância dos seus métodos de reprodução.
Escolhendo o solo e o vaso
planta de interior Evite plantar em um vaso muito grande para o crescimento futuro. Isso resultará em um sistema radicular forte e folhagem fraca, e a principal beleza da dieffenbachia reside em suas folhas grandes e suculentas. Use um solo ligeiramente ácido, como musgo esfagno e turfa misturados com areia e húmus de folhas. Adicionar um pouco de carvão vegetal triturado é uma boa ideia.
Tipos de enraizamento
A dieffenbachia pode ser propagada por estacas, alporquia e estaquia. A propagação por sementes também é possível, mas é difícil e só é bem-sucedida para cultivadores profissionais. As dieffenbachias arbustivas podem produzir novos exemplares simplesmente dividindo o arbusto que cresceu demais, enquanto as variedades arbóreas exigem o corte da copa para replantio caso cresçam demais.
Transferir
O replantio, a poda e a transição adequados para o inverno e o verão são essenciais para plantas exóticas provenientes de hemisférios onde o inverno é verão e o verão também é uma estação diferente. A memória genética força a planta a seguir um ciclo natural familiar, buscando condições semelhantes para o desenvolvimento e encontrando maneiras de atender ou minimizar suas necessidades de sobrevivência. Cuidar de uma flor em casa envolve mais do que apenas regá-la e replantá-la de um vaso menor para um maior à medida que cresce.
Doenças e pragas
Um bom jardineiro que seleciona cuidadosamente o solo e monitora outras plantas geralmente evita esses problemas. Ninguém está imune à disseminação do micélio de fungos ou à transmissão de infecções fúngicas de plantas cultivadas ao ar livre. Os esporos da antracnose podem ser introduzidos pela água de irrigação, e a murcha de fusarium pode ser introduzida pelo substrato não tratado usado durante o replantio. Uma planta infectada com o vírus é destruída, pois não tem chance de sobreviver e pode infectar facilmente outras plantas.
As pragas podem incluir os pulgões, cochonilhas, pulgões-farinhentos ou ácaros comuns; elas podem ser controladas usando métodos tradicionais.
Problemas no cultivo da dieffenbachia
Qualquer jardineiro pode se deparar com situações desagradáveis. Com a experiência, você aprenderá gradualmente a lidar com a situação e a descartar as plantas que não têm chance de recuperação.
Você também pode se interessar por:Por que as folhas ficam amarelas?
Plantas regadas em excesso param de crescer e reproduzir seu principal atrativo decorativo: as folhas. Se uma dieffenbachia fica constantemente em água parada, essa é a principal razão pela qual suas folhas ficam marrons, apodrecem, amarelam e simplesmente caem. Originária de regiões tropicais, essa planta ornamental de interior é naturalmente sensível aos níveis de umidade.
Em uma estufa, isso pode ser facilmente ajustado — existem dispositivos específicos para essa finalidade. Em casa, você precisará de um umidificador, embora isso possa ser evitado se você tiver um aquário ou vaporizador no mesmo cômodo. Às vezes, uma bandeja com musgo constantemente úmido é usada para esse fim, servindo também como um elemento decorativo adicional.
As folhas estão secando.
Manchas secas podem ser causadas por antracnose. A doença também pode ser causada por excesso de umidade no vaso ou ar seco em ambientes internos.
As pontas das folhas estão secando.
Esse problema surge por razões que não são óbvias para um jardineiro iniciante. Ele pode ignorar fatores evidentes, como o superaquecimento da planta pelo sistema de aquecimento ou, inversamente, uma reação negativa às flutuações de temperatura causadas pela falta de aquecimento nos radiadores. O solo pode se tornar ácido devido ao excesso de umidade, causando o ressecamento das pontas. Outra causa, menos óbvia, é borrifar água na planta no escuro.
As folhas estão murchando.
Pode haver vários motivos para isso: iluminação insuficiente, falta de nutrientes necessários no solo, danos ao sistema radicular ou até mesmo exposição direta à luz solar.
Por que minha dieffenbachia está chorando?
Essa é uma característica da planta, provavelmente relacionada aos seus genes tropicais. A capacidade de evaporar o excesso de umidade durante as chuvas torrenciais tropicais ajuda a dieffenbachia a sobreviver a períodos sazonais difíceis. Não há nada de alarmante nesse fenômeno; é completamente fisiológico.
Por que as folhas se enrolam?
Esse fenômeno não é incomum quando há falta de calor. A planta simplesmente congela, então as folhas inferiores se enrolam para reduzir a evaporação e, portanto, o resfriamento natural. Se mais do que apenas as folhas inferiores forem afetadas, você precisa encontrar as pragas e eliminá-las.

As flores mais elegantes de 2025
Vasos e floreiras grandes de cerâmica: qual a diferença e como escolher o ideal para suas plantas?
Beleza e facilidade de cuidado: as 10 flores de interior mais bonitas e fáceis de cuidar.
As 15 flores que duram mais tempo em um vaso