A zamioculca é uma planta africana que vem ganhando cada vez mais popularidade entre os jardineiros russos. A árvore-do-dinheiro (como a zamioculca também é conhecida) pode ser encontrada tanto em apartamentos quanto em escritórios, o que não é surpreendente, já que essa planta de interior é fácil de cuidar e um prazer de cultivar. Além disso, segundo a crença popular, ela atrai dinheiro.
História do cultivo de plantas e crenças populares
A zamioculca é uma flor originária das regiões tropicais de onde chegou às nossas latitudes. Suas características foram descritas pela primeira vez por K. Loddiges. No entanto, ele não deu à planta seu nome atual — na época, ela era chamada de Caladium zamiifolia. Vinte e oito anos depois, G.W. Schott renomeou a flor para Zamioculcas loddigesii. Foi somente no século XIX, especificamente em 1908, que a planta recebeu seu nome atual, dado por A. Engler, diretor do jardim botânico de Berlim.
No entanto, apesar da atenção dos cientistas, a árvore só começou a ganhar popularidade entre os amantes de flores no final do século XX; antes disso, a zamioculca não era cultivada como planta de interior. A árvore começou a ser vendida em massa em leilões de flores na Holanda a partir de 1996. Onze anos depois, foi desenvolvida a primeira cultivar de zamioculca, que difere da planta original apenas pelo seu tamanho compacto.
Você também pode se interessar por:Apesar do nome científico da flor, quase ninguém a chama assim no dia a dia. A planta Zamioculcas é popularmente conhecida como "árvore do dólar" por sua folhagem verde brilhante e pela energia associada à prosperidade. Acredita-se que ter uma Zamioculcas em casa traga prosperidade aos seus donos. No entanto, segundo a superstição, para que a árvore traga riqueza material para o lar, ela deve ser tratada como um membro da família.
Existe também a crença de que, se uma árvore for dada de presente, a pessoa que a ofereceu deve receber algumas moedas em troca para potencializar a energia "monetária" da flor.
Características da variedade e diversidade de espécies
A zamioculca é uma planta popular pertencente à família Araceae. Trata-se de uma planta suculenta, ou seja, que armazena umidade, conferindo às suas folhas uma aparência carnuda e suculenta. As características botânicas da espécie são apresentadas na tabela.
| Partes de uma planta | Descrição |
|---|---|
| Inflorescência | A espiga, que lembra o milho, tem uma cor bege clara e consiste em muitas flores pequenas cobertas por uma espata verde-clara. |
| Pedúnculo | Curto e grosso. |
| Folhas | Folhas compostas pinadas, carnudas, verde-escuras com superfície brilhante. Intumescidas na base. |
| Rizoma | Espesso, tuberoso. |
| Altura | Até 1 m. |
A árvore raramente floresce em ambientes internos, pois criar condições adequadas para a floração dentro de casa é bastante difícil. A Zamioculcas é uma planta herbácea perene que perde as folhas apenas durante períodos de seca severa.
Existem diversas variações naturais da planta, mas elas não são divididas em espécies separadas:
- A Zamioculcas zamiifolia é normalmente usada para cultivo em ambientes internos, pois sua flor é altamente decorativa. Seu caule é invisível, dando a impressão de que as folhas crescem diretamente do solo.

Zamioculcas zamiifolia - Na natureza, porém, cresce tipicamente a Zamioculcas variegada ou lanceolada, que difere da planta ornamental por suas folhas longas e lanceoladas. Raramente é cultivada em ambientes internos.

Zamioculcas lanceolata - Devido à crescente popularidade da flor, os cultivadores desenvolveram uma cultivar da árvore e a denominaram Zamicro. A planta difere de sua parente maior por seu tronco longo e folhas pequenas e finas. Enquanto a Zamioculcas zamiifolia pode atingir 1 metro de comprimento, a Zamicro cresce apenas até 60 cm de altura.

Zamicro
Como cuidar adequadamente de uma flor em casa
A flor requer poucos cuidados, o que facilita seu cultivo em qualquer local quente. Para cultivar uma árvore forte e saudável, basta seguir algumas orientações.
Você também pode se interessar por:Indicadores de temperatura
Esse fator desempenha um papel fundamental no cuidado dessa planta. Quando cultivada na nova realidade de nossos apartamentos ou escritórios, essa planta tropical requer as mesmas condições que em seu habitat natural.
A temperatura ambiente deve ser superior a 12 graus Celsius, caso contrário a árvore pode adoecer e até morrer. A planta não sofrerá se colocada perto de aquecedores; na verdade, florescerá muito mais cedo, mas apenas se houver umidificação adicional do ar.
Luz
A árvore é uma planta tropical que adora sol, portanto, um local que receba bastante luz solar durante a maior parte do dia é ideal. No entanto, logo após a compra, é melhor manter a planta na sombra por um tempo para que ela se adapte adequadamente às novas condições.

Durante os meses de inverno, como qualquer outra planta exótica, a árvore-de-um-dólar apreciará iluminação suplementar para prolongar as horas de luz do dia. No entanto, vale ressaltar que isso não é essencial para esta árvore, e a falta de uma fonte de luz suplementar não terá um efeito prejudicial sobre a planta.
Quanta umidificação adicional do ar é necessária?
A árvore prospera em climas úmidos, que devem ser mantidos regularmente. Isso pode ser conseguido borrifando as folhas diariamente com água morna, em temperatura ambiente. No entanto, jardineiros geralmente alcançam a umidade ideal colocando uma bandeja com drenagem ou musgo úmido sob o vaso da planta.
Regar e fertilizar
Embora a planta prospere em solo úmido, recomenda-se regá-la somente quando a terra estiver completamente seca. Regue a árvore abundantemente, mas não com frequência. Como o excesso de umidade pode causar o apodrecimento do tubérculo, evite o acúmulo de água na superfície do solo ou no prato.

Da primavera ao outono, a árvore cresce ativamente, por isso requer fertilização frequente. Floristas recomendam fertilizar a planta no máximo uma vez a cada duas semanas. Para fertilizar, especialistas recomendam o uso de fertilizantes específicos para cactos ou suculentas.
No inverno, quando a temperatura ambiente cai, a alimentação é suspensa até a próxima fase de crescimento ativo.
Como propagar e transplantar uma flor em casa
A zamioculca é uma árvore venenosa, portanto, o replantio deve ser feito apenas com o uso de luvas. Caso contrário, a seiva entrará em contato com a pele exposta, causando uma queimadura dolorosa que geralmente demora a cicatrizar.
Uma planta jovem deve ser replantada anualmente, mas uma árvore adulta só deve ser replantada depois que seu rizoma preencher todo o vaso e começar a emergir da superfície do solo. O melhor período para replantar flores é na primavera.
Etapas do transplante:
- O fundo do vaso, que deve ser aproximadamente 2 a 3 cm maior que o anterior, é preenchido com uma mistura de turfa e areia peneirada para drenagem.
- Adiciona-se terra sobre a camada de drenagem. Terra própria para cactos é ideal, pois é bastante macia e solta. Você pode adicionar algumas pedras bem posicionadas à mistura, por exemplo, para melhorar a aeração do solo.

Solo para Zamioculcas - Após preparar o recipiente, você pode iniciar o replantio propriamente dito, que é feito utilizando o método de transbordo. Para isso, retire a planta e o torrão de raízes do vaso antigo e coloque-os no novo vaso. Os tubérculos não devem ser completamente enterrados; 0,5 a 1 cm dos tubérculos devem permanecer expostos.
É um equívoco comum pensar que as árvores devem ser plantadas em vasos de barro ou cerâmica devido ao seu sistema radicular robusto, que pode deformar um recipiente de plástico. No entanto, jardineiros experientes geralmente recomendam o plantio em vasos de plástico, pois a textura densa do barro e da cerâmica pode danificar os rizomas da planta durante a fase de crescimento ativo.
O arbusto é propagado de 3 maneiras, nomeadamente por estacas, folhas e divisão do tubérculo.
Com um corte
A propagação por estacas é melhor escolhida durante a estação de crescimento da planta (primavera e verão). As estacas devem ser retiradas apenas de plantas saudáveis com pelo menos um ano de idade.
A estaca deve ser retirada de um ramo nu, próximo ao solo, que possua um broto. A parte cortada deve ser aparada com uma faca para criar uma estaca com folha e broto.

O corte deve ser tratado com carvão ativado, e a própria estaca deve ser seca e colocada ligeiramente em um recipiente com substrato para cultivo. Se o substrato for umedecido periodicamente, a estaca criará raízes em duas a quatro semanas.
Folheto
A propagação por folhas é demorada. Este método requer:
- Separe uma pequena folha do ramo da flor e coloque-a em um substrato solto.
- Umedeça o substrato do solo.
- Coloque o recipiente com a folha em um local com luz suficiente.
- Cubra a lona com polietileno, criando condições de estufa.

O polietileno ajuda a acelerar o processo de maturação das raízes, que sem ele pode levar vários meses.
Ao dividir o tubérculo
O sistema radicular da flor é bastante fácil de dividir, e suas partes podem ser plantadas em vasos diferentes. Esse método é conveniente na hora de replantar.
Após o replantio em solo especial, a flor é regada e colocada em local semi-escuro para se aclimatar por algumas semanas, após o que as condições de manutenção são as mesmas dos cuidados padrão.
Você também pode se interessar por:Possíveis dificuldades no cultivo e suas soluções
A zamioculca é uma planta muito fácil de cultivar, mas se não for cuidada adequadamente, pode adoecer. Os problemas podem incluir:
- A falta de luz pode fazer com que os brotos se alonguem e enfraqueçam, por isso recomenda-se colocar o vaso de flores perto de janelas voltadas para o sul.
- Às vezes, as folhas de uma planta começam a amarelar, mas isso não indica doença. Normalmente, são as folhas mais velhas que amarelam, acabando por morrer e sendo substituídas por novas. No entanto, por vezes, as novas folhas não surgem para substituir as mortas, o que indica cuidados inadequados.

O amarelecimento das folhas pode ser causado por podridão dos tubérculos, correntes de ar, falta de umidade e mudanças bruscas de temperatura. Para resolver o problema, basta mover a flor para um local com condições mais adequadas e ajustar a rega.
- Se o rizoma apodrecer, a árvore deve ser replantada, removendo-se primeiro todas as raízes apodrecidas. Para evitar que o apodrecimento se agrave, as áreas intactas do tubérculo devem ser tratadas com carvão ativado.
- O aparecimento de manchas nas folhas indica uma infecção fúngica. O tratamento da planta com agentes antifúngicos ajudará a combater a doença. Durante o tratamento do fungo, evite fertilizar a árvore.
- As pragas incluem pulgões, ácaros e cochonilhas. Todas são facilmente eliminadas tratando a planta com uma solução de sabão ou pesticidas comerciais (Antikleshch, Akarin, Fitoverm, Intavir).
Perguntas frequentes sobre cultivo
A zamioculca é uma planta robusta e resistente que, graças às suas folhas decorativas, ganhou popularidade entre floristas profissionais e entusiastas de plantas de interior. Acredita-se que a planta possa aumentar a riqueza de seus proprietários se tratada com respeito. Acreditar ou não nisso é uma questão pessoal, mas com os cuidados adequados, a planta encantará seus donos com uma aparência radiante e saudável.












As flores mais elegantes de 2025
Vasos e floreiras grandes de cerâmica: qual a diferença e como escolher o ideal para suas plantas?
Beleza e facilidade de cuidado: as 10 flores de interior mais bonitas e fáceis de cuidar.
As 15 flores que duram mais tempo em um vaso