Como é um carvalho no outono: descrição e foto.

Carvalho

O carvalho é uma árvore imponente e de copa ampla, com galhos pesados ​​e nodosos. Ele cresce no Hemisfério Norte. Pode ser encontrado em todos os países europeus, incluindo a Ucrânia e a Escócia. Ainda circulam lendas sobre a longevidade do carvalho. Esta árvore pode viver 500 anos ou mais, atingindo uma altura de até 40 metros. No verão, é adornada com uma copa de folhas verde-claras e recortadas, mas no outono, sua aparência é completamente diferente.

Qual é a aparência de um carvalho no outono?

O carvalho, encontrado na floresta no outono, conserva sua beleza estonteante. Sua folhagem muda do verde para um amarelo brilhante. Durante os primeiros meses do outono, suas folhas são amarelo-âmbar. Com a aproximação do inverno, elas secam e ficam marrons.

Que interessante!
Entre os carvalhos longevos, existem exemplares com mais de 1000 anos de idade.

Em outubro, muitas árvores da floresta perdem suas folhas coloridas e ficam completamente despidas. O carvalho-do-outono, porém, não tem pressa em se desfazer das suas. Mesmo que suas folhas sequem e fiquem marrons, elas permanecem firmemente presas aos galhos, lá permanecendo até a primavera seguinte.

Se uma árvore cresce no meio da floresta, sente-se sufocada entre outras plantas decíduas. Seu tronco começa a se alongar e afinar. Mas se cresce em uma clareira espaçosa, torna-se uma majestosa beleza. Seu tronco grosso confere à árvore uma aparência robusta e atarracada. Seus galhos, espalhando-se em todas as direções, formam uma copa exuberante adornada com folhagem recortada.

Ao se deparar com um carvalho como esse no outono, a pessoa pode sentir-se inspirada a descrevê-lo e compartilhar suas impressões com os amigos. Muitas pessoas, impressionadas pela beleza dessa árvore, publicam fotos deslumbrantes online: às vezes, as palavras sozinhas não bastam.

O carvalho-deorevo cresce estritamente na vertical, com raízes que penetram profundamente no solo, sustentando a árvore em posição ereta. Ele resiste a ataques de lagartas e outros insetos nocivos. Mesmo que destruam completamente sua folhagem, esse gigante imponente sobreviverá e desenvolverá uma nova copa exuberante.

Se uma árvore for cortada, depois de algum tempo novas folhas aparecerão no toco. Estas se desenvolverão rapidamente em brotos que buscarão o sol. O galho mais forte acabará se tornando o tronco de um novo carvalho.

Tipos de carvalho

Apesar do outono, muitos carvalhos permanecem cobertos por folhas amarelo-acastanhadas que se agarram firmemente aos galhos. Qual o segredo? Existem diferentes tipos dessas árvores. Popularmente, elas são classificadas como carvalho de inverno e carvalho de verão. Os carvalhos de verão lançam suas folhas junto com as outras árvores, que caem em outubro e novembro. As folhas dos carvalhos de inverno aparecem muito mais tarde e duram mais tempo. Quando chegam as primeiras geadas, elas secam, transformando-se em um maravilhoso herbário criado pela própria natureza. As folhas secas continuam penduradas nos galhos, intocadas pelo vento e outras intempéries.

Observação!
Antigamente, os carvalhos de inverno eram plantados em quebra-ventos que protegiam os campos. Sua folhagem retinha a neve e reduzia a velocidade do vento.

Em nossas latitudes, reconhecem-se 19 variedades dessas árvores. Os carvalhos-de-inverno e os carvalhos-de-verão são comuns na Rússia central. Alguns carvalhos criam raízes firmes em rochas. Estes são chamados de carvalhos-sesséis ou carvalhos-alvarinhos. A copa do carvalho-alvarinho cresce alta e reta, e o tronco é muito mais fino do que o de seus congêneres florestais. O carvalho-alvarinho cresce até 30 metros de altura e vive por cerca de 800 anos. Pode ser encontrado como uma árvore solitária em qualquer elevação montanhosa.

O carvalho-vermelho é encontrado na América do Norte. Suas folhas são finas e brilhantes, profundamente recortadas. Cada superfície foliar possui bordas pontiagudas e lobadas.

Que fato interessante!
As folhas do carvalho norte-americano são de um vermelho vivo, não verdes.

Essas árvores também existem em outras variedades:

  • chorando;
  • pântano;
  • peciolado;
  • Georgiano;
  • de pernas compridas;
  • de folhas castanhas;
  • Mongol.

casca de carvalho

A casca de carvalho contém taninos, que são utilizados na medicina e na indústria de couro. Na Rússia, o couro era processado exclusivamente com casca de carvalho. Esse processo era chamado de curtimento. O termo era usado inclusive quando o couro era tratado com outros compostos (casca de salgueiro ou sais de cromo).

A casca de carvalho possui as seguintes propriedades benéficas:

  • Alivia a inflamação;
  • cura feridas;
  • Trata doenças estomacais (se você usar a decocção);
  • Elimina reações alérgicas;
  • Ajuda com resfriados;
  • Cura as gengivas.

Para uso medicinal, a casca de carvalho é coletada na primavera. Após a coleta, ela é seca por 2 a 4 dias. Deve ser armazenada seca e quebradiça.

Importante!
Os fitoterapeutas consideram a casca colhida de um tronco ou ramo jovem como a mais curativa.

Propriedades benéficas

A casca do carvalho não é a única árvore com propriedades benéficas. Por exemplo, as bolotas são usadas para tratar distúrbios intestinais, hérnias e problemas de pele.

As folhas de carvalho têm um aroma agradável e previnem o apodrecimento. Os ramos da árvore são usados ​​para fazer batedores de banho aromáticos. As folhas são usadas para forrar recipientes para conservas. As conservas resultantes não azedam e ficam especialmente deliciosas.

Você também pode fazer artesanato infantil com bolotas. As bolotas são muito bonitas: têm formato arredondado e um brilho agradável.

Um carvalho no outono é uma visão deslumbrante. Sua majestosa copa de folhagem amarela encanta os olhos. Quando as folhas dos carvalhos de inverno secam, permanecem nos galhos, atraindo a atenção com um sussurro invernal silencioso e misterioso.

Qual é a aparência de um carvalho no outono?
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates