Tabaco aromático contra o besouro da batata do Colorado: cultivo, revisões

Tabaco perfumado

O tabaco-doce, ou Nicotiana affinis, é uma planta anual que pertence à mesma família da batata e da berinjela. Em seu habitat natural, a América Latina, essa planta perene pode atingir um metro e meio de altura. Possui características que a distinguem de outras espécies vegetais.

O tabaco não apresenta uma grande variedade de cores. Acredita-se amplamente que seu cultivo seja altamente eficaz contra o besouro-da-batata-do-colorado, mas, como qualquer afirmação não comprovada, existem opiniões diametralmente opostas. Há céticos que não acreditam em sua eficácia, mas não a testaram pessoalmente, assim como defensores e adeptos fervorosos cujas avaliações fundamentam as opiniões sobre a eficácia do método.

O besouro-da-batata-do-colorado é uma verdadeira praga, capaz de destruir 100% de uma plantação de batatas se não for controlado e se multiplicar sem controle. O cultivo desta planta, que pode embelezar e valorizar o ambiente ao redor, é descomplicado, possui um aroma inebriante e, como mostra a foto que ilustra a variedade de cores e formas desta planta ornamental, sugere sua facilidade de uso para fins decorativos.

Talvez o segredo para o uso bem-sucedido do tabaco aromático, que os entusiastas têm utilizado para combater o besouro da batata do Colorado, resida em um método de cultivo específico ou em uma variedade particular. O tabaco cultivado não possui todas as propriedades da planta perene nativa, que contém diferentes fitoncidas.

No entanto, os relatos são contraditórios: algumas fotos mostram besouros em arbustos com flores vistosas, enquanto outras os mostram comendo batatas tranquilamente, sem se importarem com o tabaco. Há quem acredite que o besouro originário da distante América Latina, plantado entre as fileiras, repele seus conterrâneos com os fitoncidas que contém.

Outros secam e moem a planta até virar pó, que é usado para fazer um repelente de besouros. Experimentar esses remédios e formar sua própria opinião é fácil, especialmente considerando que a planta do tabaco encanta os olhos com sua beleza e aroma inesquecível, simplesmente inebriante em um dia nublado ou ao entardecer.

Tabaco aromático e suas características únicas

A clássica Nicotiana affinis é cultivada há muito tempo em seu habitat natural por suas inesquecíveis propriedades ornamentais e aromáticas. É cultivada como planta ornamental na Argentina, no Brasil e no Irã. Esta flor é conhecida não apenas por suas qualidades ornamentais, mas também pelo teor de nicotina em suas flores e caules.

Se lembrarmos que os inseticidas modernos contêm nicotinoides, e que também foram desenvolvidos neonicotinoides, a ideia de usar caules e flores secas em vez de agentes químicos para o controle de besouros parece plausível e tem potencial para aplicação prática.

O tabaco aromático, na forma de material vegetal triturado diluído em água para pulverização, parece ser um método mais eficaz para controlar o besouro-da-batata-do-colorado do que o plantio de belas flores entre as fileiras, para as quais o besouro inteiro migraria imediatamente, abandonando as batatas.

Fato! Inicialmente, o tabaco doce era bastante difícil de cultivar, pois essa planta, que aprecia calor e luz, não tolera baixas temperaturas, especialmente geadas tardias. Portanto, como a maioria das solanáceas, era cultivado a partir de mudas. Alguns jardineiros dominavam os segredos do cultivo de mudas, enquanto outros não possuíam essa habilidade. Estes últimos plantavam as mudas já crescidas.

Com o tempo, os criadores passaram a se preocupar com suas qualidades ornamentais e adaptabilidade. Cruzamentos e experimentações resultaram em híbridos anuais de porte baixo, heteróticos, multicoloridos, capazes de florescer durante toda a primavera e o verão, e híbridos de porte baixo adequados para canteiros, varandas e vasos. No entanto, se esses híbridos fossem plantados contra o besouro-da-batata-do-colorado, provavelmente seriam menos eficazes do que seus primos mais altos e semisselvagens, com seu aroma inebriante.

Talvez os fracassos que alguns jardineiros têm experimentado em sua luta contra o besouro-da-batata-do-colorado, plantando belas plantas floridas entre as fileiras de batatas, possam ser explicados pela perda heterótica de algumas de suas propriedades originais e pela aquisição de outras. Isso tornou o tabaco-doce uma planta ornamental conveniente, mas também o privou de sua capacidade de envenenar o besouro-da-batata-do-colorado.

Atualmente, existem várias centenas de variedades de plantas ornamentais, sendo as mais interessantes reconhecidas como:

  • Fogueira noturna de um vermelho intenso;
  • Sunny Bunny amarelo-limão intenso ou amarelo-vivo;
  • rosa salmão, um tom incrivelmente delicado de Ringing Bell;
  • Tons ultramarinos, Porto Perfumado;
  • Lilás-violeta, Névoa Lilás.
Interessante! As flores ornamentais foram especialmente cultivadas para serem de porte baixo, adequadas para uso em canteiros e vasos. Raramente ultrapassam meio metro de altura. Apenas a Campanula virginiana (Sinoflavina) pode atingir 90 cm e a Lilás sativa (Lilac Mist), 75 cm.

Seu ancestral selvagem atingia até 150 cm de altura, possuía apenas uma coloração branco-leitosa e um caule piloso, e suas flores não ultrapassavam 8 cm de diâmetro e se agrupavam em panículas ou inflorescências racemosas. Diferentemente dos híbridos atuais, em sua maioria autopolinizáveis, ele respondia à atração de insetos pelo néctar produzido especialmente na base da flor.

Cultivar e cuidar da planta

Estudos sobre o cultivo de tabaco aromático para combater o besouro-da-batata-do-colorado indicam que esse método é eficaz na Rússia central e na região de Moscou. Devido ao clima frio da região, atípico para uma planta tropical, o tabaco é cultivado ao ar livre apenas a partir de mudas e em uma variedade limitada.

Na maioria das regiões, prefere-se o cultivo por mudas, sendo que apenas nas áreas mais ao sul o plantio é feito a partir de sementes. Segundo os cultivadores de tabaco aromático para combater o besouro-da-batata-do-colorado, eles utilizam sementes obtidas de sua própria variedade e não se preocupam particularmente com o aspecto decorativo. Eles acreditam que os híbridos não exalam um aroma tão agradável ou intenso à noite e em dias nublados quanto as variedades cultivadas por vários anos sem renovação das sementes.

Importante! O plantio das sementes para as mudas ocorre ao longo de um período extenso, de meados de março ao final de abril. Isso se deve às diferentes condições climáticas de cada região, onde as datas de plantio dependem da previsão da última geada. O tabaco doce deve ser plantado apenas em solo aquecido, caso contrário as mudas morrerão.

O plantio das sementes é realizado da seguinte forma:

  • Terra comprada ou preparada pelo próprio cliente, misturada em proporções iguais de húmus, turfa e terra vegetal comum;
  • Sementes de tabaco (muito pequenas) são misturadas com areia fina de rio bem lavada, e essa mistura é despejada na superfície do recipiente de semeadura, pressionando-a levemente com a mão;
  • Uma camada da mistura preparada, com no máximo 5 mm de espessura, é polvilhada por cima e coberta com filme plástico;
  • As caixas devem ser mantidas em local aquecido (temperatura não inferior a 20°C).0C), às vezes pulverizado moderadamente com água morna de um borrifador;
  • A colheita é feita somente após o aparecimento da terceira folha; durante o transplante, um terço do sistema radicular é cortado;
  • O plantio no solo é possível quando as plantas de tabaco atingirem uma altura de pelo menos 13 cm.
Observe! Apesar de sua evidente preferência por calor, o tabaco doce prefere locais sem correntes de ar e sem luz solar constante. Essa sombra parcial é alcançada quando plantado entre canteiros de batata. Sua excelente adaptabilidade a viver ao lado de outras plantas, bem como a reação completamente neutra das batatas, são fatores que favorecem seu plantio sob elas.

Se o plantio for feito corretamente e as flores criarem uma cerca viva natural para as batatas plantadas ao mesmo tempo que as mudas, os jardineiros relatam que os besouros consomem completamente as flores e não conseguem mais pôr ovos. Se necessário, mais mudas devem ser cultivadas e plantadas para substituir as que foram consumidas pelos besouros. Quaisquer larvas que eclodirem dos ovos já depositados deverão ser eliminadas manualmente.

Métodos de utilização do tabaco aromático contra pragas da batata

Os remédios caseiros têm uma vantagem inegável: seu uso direcionado, ao contrário dos inseticidas, não mata insetos benéficos, incluindo as abelhas. Se você plantar batatas corretamente por vários anos consecutivos (alternando os locais de plantio e adicionando plantas que não são atacadas pelo besouro-da-batata-do-colorado) e plantar tabaco aromático em fileiras de proteção, a população de besouros diminuirá significativamente em 3 a 4 anos. E depois de um tempo, eles desaparecerão completamente. Isso exigirá algum trabalho, como replantar regularmente as flores para substituir as que foram comidas pelos besouros, mas vale a pena.

Nem todos estão convencidos da eficácia desse método, especialmente aqueles que não o experimentaram especificamente. No entanto, também se utiliza pó de tabaco, obtido pela moagem de plantas secas, para matar o besouro.

Para fazer um inseticida natural a partir do pó do tabaco, as plantas são secas em local ventilado e semi-escuro até ficarem completamente crocantes, sendo então moídas até formar uma pasta fina. A pasta é dissolvida na proporção de 50 g por 1 litro de água (0,5 kg por 10 litros) e aplicada na plantação de batatas.

Conselho! É melhor deixar a solução repousar por 2 dias e, pouco antes de pulverizar, adicionar sabão líquido (uma solução de aparas de sabão, sabão em pó ou sabonete).

Uma experiência valiosa sempre vale a pena tentar, mas mesmo que não produza resultados, o tabaco aromático irá deliciar você com sua bela aparência e aroma delicioso.

Comentários sobre o artigo: 1
  1. Bozhenov Yuri Petrovich

    Primeiramente, não é "Nicotiana Affinis", mas sim "Nicotiana alata"! Você pode ler as últimas notícias do autor do método aqui: https://ok.ru/nepriches/topic/153399756205488.

    Responder
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates