
As amoras-pretas são raras em jardins. São menos populares que os morangos ou as framboesas. No entanto, seu sabor e propriedades nutricionais são comparáveis aos de suas concorrentes. A variedade Black Satin é uma das melhores amoras-pretas. As amoras têm um sabor único que combina suculência, doçura e acidez.
As amoras-pretas possuem uma composição rica e equilibrada. Contêm glicose, ácido ascórbico, frutose, cobre, potássio, manganês e muitos outros componentes igualmente benéficos. O consumo de amoras-pretas reduz o risco de resfriados e fortalece o sistema imunológico.
Descrição e características da variedade
Uma característica distintiva da variedade de amora-preta "Black Satin", em comparação com outros arbustos, é a sua altura. Seu caule robusto pode atingir mais de 5 metros de comprimento. Inicialmente, o caule cresce verticalmente, mas após cerca de 1,5 metros, o broto começa a se inclinar e assume uma posição horizontal. O tronco é praticamente desprovido de espinhos. As folhas verdes estão localizadas ao longo de todo o comprimento do arbusto.
Durante a floração, surgem inflorescências de cor lilás claro nos arbustos. Quando as inflorescências caem, formam-se as amoras. As amoras maduras têm uma cor preta intensa com um brilho lustroso. Um único cacho produz de 12 a 15 amoras, cada uma pesando de 5 a 7 gramas. O amadurecimento continua do final de julho até meados de agosto.
A variedade 'Black Satin' é cultivada em campo aberto nas regiões sul e central do país. O plantio em regiões do norte também é permitido, mas o arbusto exigirá cuidados adicionais para evitar geadas de inverno.
As amoras-pretas podem produzir uma colheita abundante. Na época de maior safra, um único arbusto pode render até 12 quilos de frutos maduros. As amoras-pretas são cultivadas para venda; elas têm uma aparência linda e certamente não ficam muito tempo nas prateleiras. Os frutos são usados para fazer conservas, incluindo geleias, xaropes, smoothies e purês. As folhas de amora-preta são secas ao sol e adicionadas ao chá; seu aroma irresistível evoca o verão.
Dicas de cultivo e cuidados para a Black Satin
Para cultivar amoreiras-pretas, você precisará de mudas. Elas podem ser adquiridas em feiras de jardinagem no início ou meados da primavera. Antes do plantio, as mudas devem ser tratadas para eliminar quaisquer microrganismos nocivos das raízes. Para isso, adicione alguns cristais de permanganato de potássio a um balde com água até que fiquem rosados. Prepare a solução pouco antes do plantio, mergulhe as raízes de amora-preta no balde por alguns minutos e plante-as imediatamente no solo.
O solo para o plantio deve ser preparado com antecedência. Sulfato de potássio, húmus e superfosfato são adicionados ao solo. Essa rica composição de elementos fornecerá nutrição às raízes e acelerará o crescimento da planta. As amoreiras-pretas possuem um sistema radicular profundo, portanto, as covas de plantio devem ter de 50 a 60 centímetros de profundidade. A distância entre as plantas adjacentes deve ser de pelo menos um metro e meio.
Logo após o plantio, comece a dar forma ao arbusto. Deixe de três a quatro dos brotos mais desenvolvidos em cada ramo. Se os novos ramos não forem removidos prontamente, o arbusto crescerá em comprimento e largura, e produzirá poucos frutos. Regue o solo abundantemente. Cubra a cova com cobertura morta — turfa ou composto.
Para cultivar amoras-pretas, é necessário criar uma treliça. Estacas ou galhos são inseridos no solo e um arame é esticado entre eles, de modo que os arbustos de amora fiquem presos entre o arame em ambos os lados. À medida que o arbusto cresce, a treliça dará suporte aos caules e impedirá que eles se dobrem.
Regue o arbusto de 2 a 3 vezes por semana durante o verão. Em períodos chuvosos, a rega deve ser adiada por uma semana. As amoreiras-pretas toleram bem a seca moderada e o calor, mas o excesso de umidade no solo afeta negativamente o sistema radicular do arbusto.
Durante o primeiro ano após o plantio, as amoreiras-pretas não florescem nem dão frutos; elas estão apenas se adaptando ao novo local e reunindo forças para o verão seguinte. No entanto, se o verão for quente e ensolarado, algumas amoras podem se formar.
No segundo ano após o plantio, depois que as amoras terminam de florescer, a colheita completa ocorre na segunda metade do verão. Os frutos podem não ser tão grandes, mas a melhor qualidade da colheita é observada nos anos subsequentes de cultivo. As amoras são fáceis de colher; elas se desprendem facilmente dos caules e não amassam. A colheita deve ser feita a cada dois dias. As amoras verdes devem ser colhidas somente quando escurecerem ou ficarem pretas. As amoras colhidas devem ser lavadas, secas com uma toalha ou guardanapo e armazenadas na geladeira por no máximo dois dias.
Para garantir uma colheita abundante nos próximos anos, as amoreiras-pretas precisam de cuidados adequados. O preparo para o inverno é especialmente importante. Como as amoreiras-pretas são sensíveis a temperaturas extremamente baixas (os galhos podem congelar e, no pior dos casos, o arbusto pode morrer completamente), é preciso prepará-las para a geada. Em meados de setembro, remova as folhas, os brotos secos e os galhos crescidos demais. Forme pequenos cachos com os galhos restantes e amarre-os com corda. Em seguida, dobre os galhos em direção ao chão. As amoreiras podem ser cobertas com plástico ou material quente.
Na primavera, os arbustos são desamarrados e endireitados. Quaisquer galhos congelados são removidos. Todos os brotos são podados em cerca de ¼. As amoreiras-pretas estão prontas para florescer novamente.
Vantagens da variedade Cetim Preto
- Bagas doces e grandes, de formato regular;
- apresentação;
- de uso geral;
- alcançar altos rendimentos;
- período de frutificação prolongado;
- resistência à seca.
Avaliações de jardineiros sobre cetim preto
Alla, de Tuapse, diz: "As amoras Black Satin são exatamente o que eu procurava. São doces, mas não enjoativas. Congelo algumas para poder fazer smoothies ou adicioná-las a bolos e pães no inverno."
Irina, de Oryol, escreve: "As amoras são uma fruta saudável. Matam a sede perfeitamente e têm um efeito tônico. Os benefícios vêm não só das frutas, mas também das folhas. Adoro fazer geleia de amora. Tem um sabor levemente agridoce."
