As orquídeas são talvez as plantas mais atraentes do mundo e são populares entre os amantes de flores em todos os países. Não há nada de surpreendente nisso — o formato incomum de suas pétalas, seu tamanho e o fato de crescerem rapidamente as diferenciam de muitas outras plantas de interior. No entanto, a orquídea Phalaenopsis azul é, sem dúvida, considerada a orquídea mais original.
Descrição e características da orquídea Phalaenopsis azul
A orquídea Phalaenopsis é uma planta arbórea que se alimenta por meio de raízes aéreas. Suas folhas verde-vibrantes são alongadas e brilhantes, dispostas em duas fileiras, como em muitas outras espécies de orquídeas. Os caules são curtos e a haste floral é longa, podendo atingir de 1 a 1,5 metros.
Não existe um período específico de floração para a orquídea Phalaenopsis, já que ela cresce em florestas tropicais. A maioria das florações ocorre no final da primavera devido à maior quantidade de luz natural disponível nessa época.
A orquídea Phalaenopsis é propagada vegetativamente. Para isso, corte os brotos laterais que se estendem da haste floral ou da roseta de folhas. Assim que as primeiras raízes se formarem no broto, ele poderá ser transplantado para um vaso próprio.
Existe alguma orquídea Phalaenopsis azul?
A resposta a esta pergunta provavelmente decepcionará os amantes de plantas exóticas, já que essa cor de botões não existe na natureza. Isso ocorre porque a orquídea Phalaenopsis não possui o gene responsável pelas pétalas azuis. Se você vir uma planta com flores azuis no balcão de uma floricultura, saiba que as flores são tingidas.
Uma orquídea com grandes flores brancas e borda amarela é usada como base. Na maioria dos casos, o tingimento é feito injetando o corante diretamente na haste da flor ou em sua base. Às vezes, a orquídea Phalaenopsis é tingida regando-a com água colorida, o que faz com que não apenas as flores, mas também as folhas e o sistema radicular fiquem azuis.
Observe o que existe. espécies de orquídeas.
https://youtu.be/PPF0GBSCUNI
Existe alguma orquídea Phalaenopsis roxa?
Mas é possível encontrar flores com pétalas azul-violeta. Na natureza, o tom mais próximo do azul é encontrado em orquídeas do gênero Vanda, que inclui mais de 50 espécies. Essas flores produzem botões com pétalas de tom lilás, pontilhadas por manchas brancas.
Existe alguma orquídea Phalaenopsis azul?
Durante muitos anos, os cultivadores realizaram inúmeros experimentos, tentando desenvolver orquídeas com cores incomuns. Cientistas do Japão conseguiram obter uma cor azul. Eles introduziram uma Phalaenopsis, que batizaram de "Royal Blue". A planta, na verdade, tinha um tom azul brilhante. Para alcançar essa cor, os cultivadores introduziram um gene da orquídea asiática Commelina na flor branca da variedade Afrodite. O gene introduzido foi responsável pelas pétalas azuis. Assim, o híbrido resultante começou a florescer com botões da cor desejada.
Esta variedade de orquídea floresce abundantemente com pequenas flores que não ultrapassam 5 cm. Até 30 botões podem se formar em uma única haste.
Esta orquídea é uma flor exclusiva e atualmente não está disponível nas lojas.
Como surgiu a orquídea Phalaenopsis azul
A primeira orquídea azul do mundo foi exibida em uma exposição internacional na América. A flor gerou grande interesse e, poucos meses depois, a Phalaenopsis azul (Royal) foi apresentada em uma competição de flores na Holanda.
Vale ressaltar que os fabricantes afirmam abertamente que essa tonalidade é resultado de um processo de tingimento patenteado e secreto. Consequentemente, a orquídea florescerá branca no futuro.
Instruções de cuidado com a orquídea Phalaenopsis azul
Cuidar de uma orquídea azul em casa não difere muito de cuidar de outras variedades dessa flor. A chave para o crescimento saudável de uma phalaenopsis azul é proporcionar umidade, calor e luz ideais.
O nível de umidade necessário pode ser alcançado borrifando água regularmente na planta com um pulverizador. A água não deve estar muito fria; a temperatura ideal é de 18 a 20 °C.
Para garantir que a orquídea Phalaenopsis receba luz suficiente, ela deve ser colocada em uma janela voltada para o sul, sudoeste ou sudeste.
Em dias ensolarados de verão, forneça sombra à planta para evitar queimaduras solares. As temperaturas diurnas não devem ultrapassar os 20°C. Temperaturas abaixo de 15°C e acima de 25°C podem causar doenças na orquídea, retardar o crescimento e causar outros problemas de floração.
Como regar uma orquídea azul
Regue a planta uma vez por semana usando o método de imersão. Para isso, coloque o vaso na água por no máximo 20 minutos. Quando a orquídea estiver florida, regue com mais frequência — duas vezes por semana. As orquídeas Phalaenopsis preferem água macia, portanto, o ideal é usar água da chuva ou água decantada.
Assistência pós-compra
Quando a flor é levada para um novo local, seus botões podem começar a cair. Nessa situação, é necessário avaliar a condição do sistema radicular. Se o corante foi injetado nas raízes, não há como salvar a planta. Se o pigmento foi injetado na própria haste da flor, as chances de preservar a orquídea são maiores.
Descobrir, Por que as folhas da minha orquídea estão rachando ao meio?.
Para reativar uma orquídea Phalaenopsis tingida, corte a parte do caule que ficou com a tinta. Em seguida, siga os passos abaixo:
- Retire a planta do vaso. Faça isso com cuidado para evitar danificar as raízes.
- Lave bem o sistema radicular com água morna. Verifique todas as raízes em busca de vestígios da injeção. Se o corante foi injetado através das raízes, será possível observar apodrecimento na área da injeção.
- Todas as áreas afetadas devem ser isoladas.
- Em seguida, as áreas cortadas precisam ser tratadas com cinzas. Elas precisam ser completamente secas.
Em seguida, a flor pode ser plantada em um vaso, no qual deve ser adicionado substrato fresco.
O substrato onde a planta estava anteriormente deve ser descartado. Ele não pode ser reutilizado, pois contém inúmeros produtos químicos e outras substâncias nocivas usadas para colorir a orquídea Phalaenopsis.
Avaliações
Muitos jardineiros experientes recomendam evitar a compra de orquídeas Phalaenopsis azuis, pois, na grande maioria dos casos, a compra acaba sendo de uma falsificação. Tal flor provavelmente estará danificada. Claro que qualquer planta, mesmo uma em estado de abandono, pode ser revitalizada. Mas isso exigirá bastante tempo e esforço. É melhor comprar desde o início uma orquídea saudável, que cresça em um local com sombra natural e que encante os olhos com suas flores exuberantes por muito tempo.

Características da orquídea Dendrobium e dicas para cuidar da flor em casa.
Orquídea Kornevin: Aplicação para o crescimento das raízes
Tipos e características na escolha de vasos para orquídeas
Fertilizando orquídeas em casa