Fúcsia - cultivo e cuidados em casa

Fúcsia

Apesar de sua longa história, a fúcsia só recentemente começou a ganhar popularidade e ampla distribuição. Cultivar a planta em ambientes internos é especialmente popular devido à sua facilidade de cuidado.

Benefícios da fúcsia

Existem diversas teorias sobre a disseminação da flor pela Europa. Segundo uma delas, um viajante que se apaixonou pela beleza da planta a levou para Londres. Outra teoria afirma que um padre descobriu a espécie única nas montanhas da América do Sul e a trouxe de volta para seu país, na esperança de encontrar uma cura para a malária. Ele batizou sua descoberta em homenagem ao renomado médico e cientista, o que levou à ampla disseminação da fúcsia pelo mundo.

vaso suspenso com fúcsia

Posteriormente, muitas variedades foram desenvolvidas por meio de cruzamentos. Não há confirmação oficial das propriedades medicinais da fúcsia, mas acredita-se geralmente que sua presença em casa contribua para:

  • Melhorar a atividade mental e ativar a memória;
  • desenvolvimento de habilidades criativas;
  • Minimizar o risco de desenvolver doenças crônicas.
Interessante!
Alguns cozinheiros usam frutas fúcsia para fazer recheios de sobremesas ou licores.

Existe uma bela história por trás da origem desta flor. Conta-se que as pétalas destas flores brilhantes e belas são irmãs, girando eternamente numa dança a mando de um feiticeiro maligno. Mas seja qual for o princípio por trás da formação destes cachos de flores, eles encantam com sua originalidade, brilho e beleza singular. O vídeo mostra como elas crescem.fúcsia em casaE também fala sobre como cultivá-la e cuidar dela.

Descrição da planta

A fúcsia assemelha-se a uma pequena árvore ou arbusto com ramos flexíveis. Suas folhas ovais com pontas agudas são dispostas em pares opostos. Seu período de floração é longo, exuberante e abundante, permitindo que você desfrute da beleza singular da planta por muito tempo.

fúcsia vermelha

A flor em si é única, apresentando uma corola com pétalas recurvadas rodeadas por um cálice vibrante. Os estames proeminentes são um destaque especial.

Cuidado

As fúchsias não exigem muitos cuidados no cultivo; mesmo com atenção mínima, podem encantar os cultivadores com flores longas e exuberantes, como na foto. Além disso, são fáceis de propagar em ambientes internos.

fúcsia

A única condição obrigatória é a manutenção do regime de umidade.

  1. Para plantar uma flor, você deve escolher um solo solto e rico em nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento pleno.
  2. As fúchsias adoram bastante luz, mas devem ser protegidas da luz solar direta. A exposição a essa luz pode fazer com que as folhas amarelem e as flores percam a vivacidade e desbotem.
  3. O excesso de umidade é prejudicial à fúcsia, pois causa apodrecimento, que é quase impossível de eliminar.
  4. A poda oportuna das fúchsias não só melhora a sua saúde, como também aumenta a abundância de flores. As estacas resultantes podem ser utilizadas para propagação.
  5. É importante monitorar regularmente as condições do solo, que deve estar seco, mas não ressecado.
  6. A presença de água nos pratinhos sob os vasos de flores é proibida; ela não deve se acumular ali, mesmo em períodos de calor intenso.
  7. A pulverização periódica da planta fornecerá umidade não apenas às raízes, mas também à parte aérea.
  8. A escolha correta da água é fundamental: a flor aceitará de bom grado água que tenha sido deixada à temperatura ambiente, sem aditivos.
Importante!
Para nutrir a planta, utilize fertilizantes à base de nitrogênio para promover um bom crescimento. Aplique-os com moderação, mas pelo menos uma vez por semana.

Reprodução

O sucesso garantido terminarápropagação de fúcsiaAs estacas são uma boa opção, pois cultivá-las, enraizá-las e cuidar delas em casa é fácil. Até mesmo as partes superiores da planta, cortadas de uma planta adulta, podem ser usadas. Idealmente, os brotos devem ter cerca de 12 cm de altura e várias folhas desenvolvidas.

propagação de fúcsiaSeguindo estas regras simples, a planta criará raízes na segunda semana após o plantio:

  1. As estacas pré-preparadas devem ser colocadas em pequenos recipientes com terra ou pastilhas especiais de turfa.
  2. Depois disso, os vasos com as futuras mudas devem ser colocados em um local quente e bem iluminado, após terem sido cobertos com potes de vidro ou plástico para criar um efeito estufa.
  3. Providencie iluminação adicional (caso a iluminação natural seja insuficiente).

A propagação por sementes leva mais tempo para apresentar resultados, mas eles serão positivos. O processo não exige nenhum conhecimento ou habilidade especial, pois envolve manipulações simples:

  1. Primeiro, você precisa extrair as sementes dos frutos maduros.
  2. Após secarem, devem ser semeadas em solo nutritivo e leve.
  3. As plantas devem ser cobertas com vidro e colocadas em um local quente e bem iluminado.

Os primeiros brotos devem surgir duas semanas após a semeadura. Depois disso, a cobertura deve ser elevada para permitir que as mudas se desenvolvam completamente, mas não a remova totalmente. Com dois meses de idade, as mudas podem ser espaçadas, aclimatando-as gradualmente. O cultivo e os cuidados com as fúchsias pendentes em ambientes internos são praticamente os mesmos.

Possíveis nuances

Ao cultivar fúcsias, os produtores de plantas frequentemente se deparam com uma situação em que a planta começa a perder flores e folhas sem motivo aparente.

rega

A causa de tal incidente pode ser o estresse provocado pelas seguintes circunstâncias:

  • violação do plano de irrigação;
  • falta de condições de temperatura adequadas;
  • mudança de residência permanente de uma flor;
  • a presença de correntes de ar frequentes;
  • ataque de pragas ou doenças.

Esses fatores podem afetar negativamente não apenas a aparência da planta, mas também dificultar o desenvolvimento de florescimento pleno. Para isso, é preciso criar condições ideais de cultivo para a fúcsia. Transplantar a planta para um vaso menor e fertilizá-la com um adubo rico em fósforo e potássio pode estimular ainda mais a floração.

Conselho!
Durante a formação dos botões, é melhor evitar substâncias que contenham nitrogênio, pois estas apenas estimulam o crescimento da folhagem.

Plantar uma planta adulta

estacas de fúcsia

Se precisar replantar uma flor já formada ao comprar ou mudar de residência, você deve:

  • Coloque a planta em um vaso preparado com substrato para drenagem;
  • Remova todas as partes danificadas e flores murchas, pois elas só irão enfraquecer uma planta saudável;
  • Trate a raiz removendo as partes danificadas e mergulhando-a em um produto que estimule o crescimento e o desenvolvimento completo;
  • Colocar a flor na terra, borrifar e compactar levemente o solo;
  • Regar com água morna e decantada, e em seguida colocar em local escuro para adaptação.

Doenças e pragas

As fúchsias, com suas cores vibrantes e singulares, são alvos frequentes de diversas pragas e doenças, que se espalham rapidamente, mesmo em ambientes internos, e podem afetar negativamente a saúde da planta se não forem tratadas. Proteger as plantas contra pragas é o aspecto mais importante do seu cultivo e cuidado.

doenças da fúcsia

As moscas-brancas podem aparecer quando há excesso de umidade e o solo está constantemente superaquecido. As larvas atacam principalmente a parte inferior das folhas, sugando rapidamente a seiva do tecido. Ao fazer isso, secretam uma substância branca açucarada que cria um ambiente favorável para doenças fúngicas. Para combater o inseto, inspecione constantemente todas as partes da planta, lavando-a com água e sabão ao primeiro sinal de sua presença.

Importante!
Em casos particularmente graves, será necessário recorrer exclusivamente a produtos fitossanitários com alta concentração de ingredientes ativos. Uma das opções mais comprovadas é o tratamento com Aktara.

Os primeiros sinais de teias e uma camada branca indicam um ataque ativo de ácaros. A ação desses parasitas faz com que as folhas e os brotos sequem, levando à morte rápida da fúcsia. Para salvar a planta, remova todas as partes danificadas e lave as partes saudáveis ​​com uma solução de vinagre. Em seguida, trate a planta com um produto como o Fitoverm, repetidamente, até que o problema esteja completamente resolvido.

doenças da fúcsia

A doença mais comum é a podridão radicular, que pode ser suspeitada quando surgem as primeiras folhas murchas ou flores enfraquecidas. Se essa condição for detectada, desenterre a fúcsia e remova todas as raízes danificadas. Depois disso, a muda precisará de um período de quarentena em água limpa. Assim que novas raízes viáveis ​​aparecerem, ela poderá ser replantada em um novo vaso com solo nutritivo.

O aparecimento de manchas escuras nas folhas indica o desenvolvimento de uma doença fúngica chamada ferrugem. A presença de esporos do fungo também representa um perigo para outras plantas próximas à planta infectada. Portanto, o melhor é transferir imediatamente o vaso para um local separado e lavá-lo com água morna e sabão ou uma solução de alho. Em seguida, será necessário tratá-lo com um fungicida, o que na maioria dos casos exigirá aplicações repetidas, no máximo uma vez por semana.

Dicas úteis

Jardineiros experientes e profissionais conhecem algumas sutilezas que promovem o desenvolvimento ativo e a floração prolongada das fúchsias, como a da foto, quando cultivadas e cuidadas em ambientes internos.

tratamento de plantas

Isso inclui:

  • Plantar flores em vasos de cerâmica que não fiquem expostos a calor excessivo e que não causem estresse ao sistema radicular durante o verão;
  • Se exposta a altas temperaturas por um longo período, é recomendável resfriar a muda colocando gelo próximo ao local onde a fúcsia cresce;
  • Em caso de calor constante, vale a pena considerar cobrir ou criar sombra artificial para a planta, o que minimizará o risco de danos e murchamento prematuro;
  • Idealmente, o recipiente de plantio deve ser de cor clara, o que não só criará um efeito visual atraente, como também não se tornará um motivo desnecessário para atrair luz solar adicional;
  • Para obter flores exuberantes, é importante beliscar e dar forma à copa em tempo oportuno, podando acima do terceiro entrenó.

A vida no jardim

Embora a fúcsia seja cultivada em ambientes internos em nosso clima, ela prospera no jardim, tornando-se um belo complemento. No entanto, quando cultivada e cuidada ao ar livre, a planta deve ser replantada e levada para dentro de casa durante o inverno. Após o plantio no jardim, ela irá encantá-lo com flores exuberantes e vistosas em no máximo três semanas. Ela cresce rapidamente, produzindo folhagem abundante e viçosa que se mantém durante toda a estação.

fúcsia
Importante!
O único requisito essencial para preservar esta planta perene é a proteção oportuna contra o frio. Portanto, com a chegada da primeira geada, é necessário transplantar a planta para uma estufa aquecida ou para um vaso para transporte até o interior da casa.

Você pode replantá-la na primavera seguinte, quando o calor estável e constante retornar. Para manter a planta com uma aparência atraente e saudável, escolha uma área sombreada, longe da luz solar direta. Caso contrário, há um alto risco de o arbusto adoecer e as flores ficarem menores.

fúcsia
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates