Qual a aparência de uma gardênia jasminoides e como cuidar dela em casa?

Flores

Encantador gardênias O jasmim-da-índia (Jasminoides) requer bons cuidados em casa. Uma planta saudável floresce abundantemente e continuamente, e tem uma vida longa. Em poucos anos, uma pequena muda cresce e se transforma em um arbusto de 0,5 a 1 m de altura. Durante a floração, fica literalmente coberto de flores brancas ou bege. Em contraste com as folhas verde-escuras brilhantes, elas são encantadoras, delicadas e cheias de charme.

Descrição e histórico de origem

Na natureza, os arbustos de gardênia (Gardenia jasminoides) crescem até 2 metros de altura. Este arbusto perene é nativo do Oriente e pode ser encontrado nas florestas tropicais da China, Índia, Vietnã e Japão. Essas belas plantas eram usadas para decorar os aposentos dos imperadores chineses.

Jardineiros habilmente moldavam arbustos de gardênia em árvores em miniatura com copas densas — os bonsais. As primeiras composições com essa bela planta começaram a ser criadas durante a Dinastia Song, que governou a China de 960 a 1279.

Comentário!
As plantas de interior florescem de março a outubro.

A flor foi trazida para a Europa em meados do século XVIII. Sua descrição foi feita em 1761 pelo explorador inglês John Ellis. Inicialmente, a gardênia era chamada de jasmim. Mais tarde, o gênero de plantas da família Rubiaceae foi nomeado Gardenia em homenagem ao botânico americano Alexander Garden. Essa planta oriental exótica cativou os corações dos europeus. Sua fragrância e qualidades decorativas rivalizavam com as das rosas em beleza.

Descrição Características
Altura do arbusto 0,6–0,8 m
 

 

Escapes

 

 

Altamente ramificado
Suave
Woody
 

 

Folhas

 

 

 

Coriáceo
Verde escuro
Lustroso
Obovado, lanceolado
 

 

 

Flores

 

 

 

Terry
Branco, creme, amarelo, rosa claro
Diâmetro: 5–10 cm
Duração da vida: 3 a 5 dias

Benefícios da planta

Os fitoterapeutas chineses conhecem bem as propriedades medicinais da planta. Os remédios feitos a partir dela possuem propriedades antissépticas, auxiliam no tratamento da inflamação das vias biliares e do sistema respiratório, e são eficazes para dores de cabeça e distúrbios gastrointestinais.

A gardênia é usada para fazer preparações tópicas. Feridas tratadas com ela cicatrizam mais rápido. Decocções são feitas a partir das raízes e frutos do arbusto. Elas são usadas para tratar herpes, nefrite, gripe, mastite, disenteria, estomatite e amigdalite.

As raízes e os frutos contêm substâncias que ajudam a lidar com o estresse, a fadiga e a insônia. Esta planta de interior é eficaz para a disfunção sexual. Sua presença em casa melhora o humor, acalma e promove sentimentos de ternura.

Receita Ingredientes Quantidade Como cozinhar Aplicativo

Decocção

 

frutas picadas 1 colher de sopa. Deixe ferver por 10 minutos com a tampa fechada. Para estomatite, enxágue
Água 500 ml Deixe em infusão por 1 hora, coe e esprema. Aplicar sobre feridas na pele várias vezes ao dia.

Infusão para remoção de toxinas

 

frutas frescas 1 colher de chá Deixe em infusão por 2 horas em uma garrafa térmica. Tome meia hora antes das refeições.
Água 500 ml Coe e esprema 3 dias, 3 colheres de sopa, 3 vezes ao dia.

Sinais e superstições

Se as coisas estiverem indo muito mal, encontre um lugar confortável perto de uma gardênia, relaxe e compartilhe seus problemas com calma. Conversar com a flor trará paz de espírito, ajudará você a esquecer o que é ruim e direcionará seus pensamentos para o caminho certo. A planta age como uma espécie de psicólogo doméstico, e as coisas vão melhorar.

Sinal Interpretação
As folhas são verde-brilhantes, não caem e a floração é abundante. Estabilidade na vida pessoal e profissional
 

Os primeiros botões se abriram na planta.

 

Em direção a um aumento
Em direção ao dinheiro
Folhas amarelas Para os problemas
Comentário!
Todas as folhas amareladas devem ser arrancadas e destruídas - elas acumulam energia negativa.

Segundo a crença popular, as gardênias afastam doenças, por isso um vaso da flor é colocado no quarto de uma pessoa gravemente doente. A planta transmite força e confiança, ajudando-a a superar a doença.

Observou-se que, em casas com discussões frequentes, as folhas da gardênia secam. Regar e cuidar adequadamente não resolvem o problema. A atmosfera negativa que reina na família se reflete na saúde da gardênia. Essa flor harmoniza o ambiente.

Variedades e tipos

Desde que a planta tropical foi trazida para a Europa, muitas variedades de jasmim-gardênia foram desenvolvidas:

  1. Aimee. Uma variedade dobrada. Floresce duas vezes por ano. As inflorescências têm 12 cm de diâmetro.
  2. Mistério. Floresce duas vezes por ano. As inflorescências têm 13 cm de diâmetro. As flores são planas e dobradas.
  3. Belmont. Folhas grandes e arredondadas, flores dobradas, inflorescências com 10 cm de diâmetro.
  4. Radicans. Altura do arbusto: 0,5–1 m. Folhas pequenas e brilhantes. Floresce no verão; as inflorescências têm 2,5–5 cm de diâmetro. Adequado para bonsai.
  5. Radican Variegata. Uma variedade anã variegada. As folhas são verde-escuras com bordas creme. As inflorescências têm 2,5 a 5 cm de diâmetro. Floresce no verão.
  6. Chuck Hayes. Flores semidobradas de cor creme. Altura da planta: 1,5–2 m.
  7. Beleza. O arbusto é alto — 1,5 a 2 m. As flores são brancas e dobradas.

Condições de cultivo

A flor precisa de um longo período de luz solar — pelo menos 12 horas. A gardênia prefere luz filtrada; a luz solar direta não é recomendada. Ela não gosta de correntes de ar. Se o local for mal escolhido, ela perderá flores e botões.

Umidade e temperatura

É fácil criar condições confortáveis ​​para esta planta tropical na primavera e no verão. Durante esse período, a faixa de temperatura ideal para as gardênias é a seguinte:

  • Durante o dia - 22–24 °C;
  • À noite - 18–20 °C.

No inverno, ela requer condições frescas. As temperaturas diurnas devem ser de 17 a 20 °C, e as noturnas, de 16 °C. Para manter a umidade ideal, coloque o vaso em uma bandeja com água, certificando-se de que as raízes não entrem em contato com o líquido. Adicione pedrinhas ou argila expandida.

Selecionando o solo

Normalmente, não se encontra substrato específico para gardênias em lojas especializadas. Por isso, alguns jardineiros preparam sua própria mistura de solo. Outros compram uma mistura para rododendros ou azaleias, adicionando 10% de areia de rio, 10% de musgo esfagno e 10% de vermiculita.

Para um desenvolvimento normal, a planta necessita de solo ácido (pH 4,5–5,5). O nível de acidez é determinado com papel tornassol. A drenagem também é necessária. Geralmente, coloca-se argila expandida fina no fundo do vaso. Ela deve ser desinfetada antes do uso: adicione água e ferva por 30 minutos.

Comentário!
Se o sistema radicular for pequeno, a camada de argila expandida deve ter 1/3 da altura do vaso. Para plantas com raízes fortes, use uma camada menor — 1/4 da altura do vaso.

Um bom solo deve ser solto, reter umidade e não compactar após a rega. É feito com partes iguais de turfa de charneca, húmus de folhas, relva e terra de pinheiro. Carvão vegetal triturado, areia e musgo esfagno são adicionados ao substrato, representando 30% do volume total.

Condições de floração

Para que as gardênias floresçam, elas precisam de condições confortáveis ​​durante o inverno. Quando o ambiente está muito quente, os botões florais não se formam. A temperatura ideal para a formação dos botões é de 16 a 18 °C. A floração não ocorrerá se a temperatura ambiente estiver acima de 25 °C durante todo o ano.

Durante o período de brotação, aumente a umidade do ar para 70–80%:

  • A argila expandida (musgo esfagno) na bandeja é umedecida regularmente;
  • A mata é pulverizada frequentemente.
Comentário!
Em caso de clorose, o arbusto é pulverizado com uma solução de quelato de ferro.

Cuidado

Para evitar problemas durante o cultivo, é necessário Como cuidar adequadamente de gardênias de interiorA flor é caprichosa e, se perturbada, perde seus botões e folhas e se recusa a desabrochar.

Comentário!
Quando os botões estiverem se formando, o vaso não deve ser girado ou movido.

As gardênias adultas são replantadas rotineiramente em março, a cada três anos. As plantas jovens estão desenvolvendo ativamente seu sistema radicular, por isso são replantadas de três a quatro vezes por ano. Se houver suspeita de doença radicular, procure assistência médica imediatamente.

  • O arbusto é retirado do vaso e o sistema radicular é limpo da terra;
  • Remova as áreas doentes;
  • Colocado em uma solução fraca de permanganato de potássio por 20 minutos;
  • Triture as raízes com um bioestimulante.

O arbusto é plantado em substrato novo e o vaso é desinfetado.

Como regar uma flor

A planta prospera em ambientes úmidos e deve ser regada regularmente, com especial generosidade no verão. As folhas também devem ser borrifadas regularmente com água à temperatura ambiente. Com os cuidados adequados, o solo deve estar sempre moderadamente úmido. A água deve ser aplicada somente por cima. Regar através de um prato pode fazer com que as raízes superiores sequem e as raízes inferiores apodreçam.

Comentário!
As folhas caem quando o solo seca ou fica encharcado.

Para manter a acidez ideal do solo, regue a planta com água acidificada uma vez por mês. Adicione vinagre de maçã (1 colher de chá por xícara) ou esprema 3 gotas de suco de limão por litro. Alguns jardineiros adicionam turfa à água. Após a água ter deixado em infusão, regue.

Fertilizantes necessários

Na primavera e no verão, as gardênias devem ser fertilizadas a cada 10 dias. Como o solo é ácido, o fósforo, o potássio e o magnésio são mal absorvidos. Portanto, devem ser utilizados fertilizantes que contenham esses nutrientes. Na primeira aplicação, reduza a dose recomendada pela metade. Ao escolher um fertilizante, certifique-se de que os níveis de nitrogênio e cloro sejam mínimos. Não se deve aplicar fertilizantes no inverno.

Formação

Um jardineiro que compra ou recebe uma gardênia de presente tem duas opções. Ele pode dominar a arte do bonsai e cultivar uma árvore em miniatura, ou manter a aparência ornamental do arbusto por meio de podas adequadas e desbastes oportunos.

Esquema para formar um arbusto a partir de uma estaca:

  • Para formar brotos laterais quando a altura do caule for de 15 a 20 cm, belisque a ponta;
  • Para formar uma copa exuberante e bem definida, belisque as pontas dos brotos jovens se eles tiverem 15 a 20 cm de comprimento.

Arbustos adultos necessitam de poda de rejuvenescimento, que é feita em fevereiro. Todo o crescimento do ano anterior é reduzido em um terço, e alguns galhos velhos são removidos.

Métodos de reprodução

As gardênias são propagadas vegetativamente e por sementes. A propagação de inverno ocorre de janeiro a março, e a de verão, de junho a setembro. Novos arbustos são geralmente cultivados a partir de estacas semilenhosas.

Ao dividir o arbusto

Este procedimento é realizado ao transplantar uma planta adulta para um vaso maior. O arbusto é dividido se apresentar crescimento independente. As raízes são cuidadosamente separadas e as gardênias são replantadas em vasos individuais. Para reduzir o estresse, pulverize com Epin.

Durante o mês, criam-se condições confortáveis:

  • As miniestufas são feitas de filme plástico;
  • Os vasos são colocados a uma pequena distância da janela;
  • Proporcionar uma temperatura estável (22–24 °C).

Após 30 dias, quando as estacas tiverem criado raízes, o vaso é colocado no local escolhido e o filme plástico é removido.

Estacas

Durante a poda de primavera, selecione estacas semilenhosas com pelo menos 10 cm de comprimento. Enraíze-as em água ou em uma mistura de turfa e areia de rio, em partes iguais. Para acelerar o crescimento das raízes, trate as extremidades das estacas com um estimulante de enraizamento.

Comentário!
As estacas criam raízes a uma temperatura de 22–25 °C.

As estacas plantadas no solo são cobertas com uma garrafa de plástico ou filme plástico. Elas são mantidas em uma miniestufa por cerca de um mês. A estufa é ventilada uma vez por dia, o solo é umedecido e as estacas são borrifadas. Os exemplares enraizados são transplantados para vasos.

Sementes

Após a floração, formam-se as vagens de sementes. As sementes têm o mesmo formato e tamanho das sementes de limão. São semeadas no final de fevereiro ou início de março. As mudas surgem em 1 a 1,5 meses. As sementes podem ser armazenadas por 2 a 3 anos. Quanto mais tempo forem armazenadas, menor será a taxa de germinação.

Doenças e pragas

A gardênia (Gardenia jasminoides) é suscetível a doenças e ataques de pragas se não for cuidada adequadamente. A tabela lista os sintomas, as causas e os remédios.

Sinais de derrota Razões Recomendações para eliminação
Os brotos jovens pararam de crescer, os botões estão caindo e as folhas estão secando. pulgão branco Lave as folhas e os caules com água e sabão. Se a infestação for severa, pulverize o arbusto com um inseticida sistêmico.
As folhas são opacas, cobertas de pontos branco-amarelados. ácaro Remova os parasitas e lave as folhas com água e sabão.
Manchas marrons nas folhas Inseto cochonilha Mergulhe um cotonete em álcool metílico, recolha os parasitas com ele e pulverize a planta com um inseticida sistêmico.
Na parte de trás das folhas há uma camada branca que se assemelha a algodão. Cochonilha Aumente a umidade do ar, pulverize com solução de malation.
Manchas claras nas folhas  

Clorose

 

 

Água com solução de quelato de ferro

 

As folhas jovens estão ficando amarelas.
As folhas estão ficando pretas. Mofo fuliginoso Remova a placa bacteriana e aplique um inseticida sistêmico para evitar que pragas ataquem o arbusto enfraquecido.

Em apartamentos, pulverize os arbustos com Aktara para controlar pragas, ou use remédios caseiros se houver crianças ou animais de estimação. Uma infusão de alho ajuda contra pragas da gardênia: 200 g de dentes de alho amassados ​​para 1 litro de água. Deixe a infusão em repouso por 5 dias e coe. Antes de usar, dilua 1 colher de chá do concentrado em 1 litro de água.

Com os devidos cuidados e em condições adequadas, uma gardênia vive cerca de 7 anos, florescendo anualmente e perfumando o apartamento com o delicado aroma de jasmim.

Gardenia jasminoides
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates