
Muitas mulheres adoram o gerânio por sua beleza e floração magnífica, mas essa planta não é apenas bonita, ela também tem propriedades medicinais. Ao longo de sua história secular, comprovou repetidamente sua eficácia no tratamento de diversas doenças.
As folhas de gerânio contêm taninos, que por sua vez podem destruir microrganismos nocivos. Essas substâncias são usadas para tratar distúrbios gastrointestinais e são consumidas na forma de infusão medicinal. O gerânio também contém óleo, que pode ser usado como sedativo.
Receitas medicinais com gerânio
Tratamento da hipertensão
Pegue uma folha da planta, amasse-a bem e aplique-a no pulso, onde você sente a pulsação. Após 10 minutos, você notará um resultado impressionante: sua pressão arterial se estabilizará.
Gerânio para radiculite
O gerânio também pode tratar radiculite ou osteocondrose. Basta esmagar as pétalas até formar uma pasta e aplicá-la na área afetada por uma hora. Em seguida, remova a pasta, limpando a área com um pano umedecido em água morna. A dor diminuirá.
Para hemorroidas ou dor de dente
Para tratar esses problemas, amasse e triture uma folha de gerânio e aplique-a sobre hemorroidas ou na bochecha para aliviar a dor de dente. Se tiver dor de ouvido, por exemplo, devido a uma infecção, aplique a mistura diretamente no ouvido.
Aliviando a inflamação

O gerânio também pode ajudar em processos inflamatórios em diferentes partes do corpo, e de forma bastante eficaz.
Tratamento da constipação
Para se livrar da prisão de ventre, faça o seguinte:
- Triture as folhas e os talos até obter uma polpa;
- Coloque 2 colheres de sopa de mingau em meio litro de água;
- Leve o caldo para ferver e espere até que esfrie;
- Deixe a decocção em infusão por 8 horas.
A tintura de gerânio preparada deve ser ingerida em até 24 horas, e a constipação deverá diminuir.
Tratamento de problemas de pele
Se você sofre com acne, inflamações na pele e problemas semelhantes, experimente fazer uma máscara. Para isso, você precisará de três folhas da planta; bata-as no liquidificador até formar uma pasta homogênea e adicione uma colher de sopa de creme de leite.
A mistura resultante é aplicada no rosto previamente limpo e preparado, devendo permanecer por quinze minutos antes de ser enxaguada com água morna.
Esta máscara pode ser usada uma vez por dia, mas é aconselhável testar a sensibilidade da sua pele primeiro. Aplique uma pequena quantidade da mistura na parte interna do cotovelo e observe a reação da sua pele. Se ficar vermelha ou com coceira, você tem alergia a algum dos ingredientes da planta.
Sobre as propriedades do óleo de gerânio
As propriedades curativas das plantas da família do gerânio são conhecidas pela humanidade há muito tempo; aliás, o óleo dessa planta é muito utilizado em cosmetologia. O gerânio possui uma ampla gama de efeitos benéficos. As mulheres utilizam essa planta para regularizar seus ciclos menstruais e tratar dores de cabeça. O gerânio também promove a rápida recuperação de tecidos danificados por congelamento ou queimaduras.
Também pode limpar a pele, reduzir a inflamação ou desobstruir os poros. Se lavar o rosto com água com óleo de gerânio, é importante manter a quantidade de óleo baixa, não ultrapassando 1 grama. O óleo de gerânio será ainda mais eficaz quando combinado com outros óleos, como:
- jasmim;
- laranja;
- limão;
- lavanda.
Este óleo milagroso pode ser comprado ou feito em casa. Você precisará de apenas 50 gramas de folhas, que devem ser trituradas com um rolo de madeira. Lembre-se, porém, que utensílios de ferro não são adequados. Despeje o óleo pronto em um frasco de vidro de 0,5 litro e coe para garantir que a polpa das folhas esteja completamente coberta pelo óleo.
Contraindicações
O tratamento com gerânio não é indicado para:
- durante a gravidez;
- para doenças gastrointestinais crônicas;
- para alergias;
- Para doenças em que o sangue fica mais espesso (já que o gerânio o tornará ainda mais espesso).
