A agricultura hidropônica é um método de cultivo de plantas sem solo, cujas principais vantagens incluem o controle ambiental e de nutrientes, a conservação da água e a redução dos custos de mão de obra. Esse método se baseia em diversas tecnologias que podem utilizar princípios de automação para melhorar a produtividade e a consistência.
Cultivo hidropônico e eficiência
Muitos dos aspectos que tornam o cultivo hidropônico tão eficaz também podem dificultar sua implementação. Água e nutrientes devem ser fornecidos em proporções equilibradas, monitorados constantemente e ajustados conforme as plantas se desenvolvem. A regulação da temperatura também pode ser um desafio, já que o sistema de circulação de água funciona como uma bomba de calor. Além disso, as comunidades microbianas que podem beneficiar ou prejudicar as plantações agora competem em um ambiente aquático em vez de terrestre, o que nos leva ainda mais para um território desconhecido e potencialmente perigoso. Pior ainda, se houver uma queda de energia prolongada, pode ser necessário irrigar manualmente ou usar um gerador para manter a bomba d'água funcionando, caso contrário, as plantações podem ser danificadas.
A hidroponia permite cultivar alimentos durante todo o ano, apesar do nosso clima frio. É um método de cultivo muito limpo, perfeitamente adequado para cultivo em ambientes internos.
Por definição, a hidroponia é um método de cultivo de plantas em uma solução aquosa rica em nutrientes. Em vez de usar solo, o sistema radicular é sustentado por um meio inerte, como vermiculita, lã mineral, turfa ou argila expandida.
Controle do crescimento de plantas
A hidroponia permite controlar com precisão as variáveis que afetam o crescimento das plantas. Um sistema hidropônico bem ajustado permite que as plantas amadureçam 25% mais rápido e produzam até 30% mais, com menor consumo de água em comparação ao cultivo em solo.
Apesar desses desafios, existem diversos aspectos que tornam a hidroponia atraente. Quantidades ideais de nutrientes podem ser fornecidas diretamente às raízes das plantas em uma forma adequada para uso imediato. As plantas podem ser cultivadas em áreas com solo pobre ou espaço limitado, ou cultivadas verticalmente para maximizar a densidade de plantio. A perda de água é reduzida pela reciclagem de volta ao sistema. Além disso, não há necessidade de se preocupar com ervas daninhas.
Existem diferentes tipos de sistemas hidropônicos: cultivo em água, fluxo e refluxo (inundação e drenagem), gotejamento (com ou sem regeneração), NFT (método de filme nutritivo) e aeroponia.

Cultivo hidropônico e eficiência
Como escolher interruptores, tomadas e suportes de chão: dicas práticas para sua casa