Substrato para orquídeas Phalaenopsis (faça você mesmo): Composição e mistura do solo

Orquídea

A questão da escolha de um solo especial para orquídeas surge porque, na natureza, essas plantas são epífitas, ou seja, dependem de outras plantas para sua nutrição. As raízes das orquídeas estão localizadas principalmente na superfície, absorvendo oxigênio e umidade e compartilhando nutrientes com as plantas que as "adotaram".

É impossível recriar as condições de uma floresta tropical em casa, mas com o substrato certo, você pode cultivar com sucesso essas flores exóticas em um apartamento e apreciar sua floração por muitos anos.

Importante! O substrato ideal para as orquídeas Phalaenopsis de interior mais populares é a completa ausência de solo.

Composição do solo para orquídeas Phalaenopsis

O melhor substrato para orquídeas Phalaenopsis é uma mistura composta pelos seguintes componentes:

  • casca de árvore;
  • carvão;
  • turfa;
  • fibras de coco;
  • argila expandida;
  • musgo;
  • raízes de samambaia;
  • partículas de rocha: perlita e vermiculita;
  • cones;
  • Espuma plástica.

Folhas secas, cascas de nozes e serragem também podem ser incluídas no substrato.

Regras para a escolha do solo

Nem todos os componentes listados precisam estar presentes em proporções iguais no solo. O solo em que as orquídeas são vendidas nas lojas é formulado de acordo com todas as regras; no entanto, nem sempre contém todos os componentes que teoricamente poderiam estar presentes no substrato. Criar uma composição assim para cultivo doméstico é ainda mais difícil, pois obter todos os elementos necessários nem sempre é possível.

As principais regras para preparar um substrato para orquídeas Phalaenopsis são o cumprimento obrigatório dos seguintes requisitos básicos:

  • falta de solo fértil;
  • a capacidade de manter a planta na posição vertical;
  • Boa ventilação e capacidade de permitir a passagem da umidade sem retê-la por muito tempo.

Uma mistura de solo composta por componentes individuais deve ser deixada a maturar por pelo menos 3 a 4 dias antes do plantio. A escolha dos componentes que retêm a umidade é determinada pela umidade geral do ambiente: quanto maior a umidade, menor a quantidade de água que deve se acumular no vaso.

Importante! O vaso para a orquídea Phalaenopsis deve ser transparente, com furos para as raízes.

As melhores opções de solo para orquídeas Phalaenopsis podem ser as seguintes:

  1. Composição para áreas úmidas: casca de árvore + carvão vegetal. Proporção – 5:1.
  2. Para orquídeas Phalaenopsis jovens, uma combinação adequada é lascas de pinheiro + musgo + carvão vegetal. A proporção é 5:2:1.
  3. Composição universal: húmus + turfa + casca + carvão. Proporção: 3:1:1:1.

Se for possível adicionar pedaços de espuma ou argila expandida a todas as misturas, o solo ficará ainda mais poroso e arejado.

Regras para o preparo do solo

Como preparar todos os elementos?

  1. Turfa. Este componente está presente em quase todos os substratos para vasos disponíveis no mercado. Também pode ser adquirida separadamente. A turfa de alta qualidade, em pó neutro, é adicionada ao substrato para orquídeas Phalaenopsis. Não é necessário esfarelá-la; o ideal é usá-la em pedaços grandes.
  2. Casca de árvore. Um ingrediente fundamental em todas as misturas para orquídeas. A casca de coníferas é a mais adequada para este fim. Casca de álamo ou bétula também podem ser usadas. A casca é colhida de partes de uma árvore recém-abatida, enquanto ela ainda está viva, mas já evaporou parte de suas substâncias resinosas. Antes do uso, a casca é limpa de mofo e resina, desinfetada com água fervente e seca.
  3. Carvão vegetal. É preparado a partir de pedaços grandes de lenha queimada em uma fogueira. Sua função é absorver umidade.
  4. As folhas caídas no outono servem como uma boa fonte de nutrientes para o substrato. As folhas de carvalho, que se decompõem rapidamente, são ideais.
  5. Argila expandida, espuma de poliestireno e componentes minerais podem ser encontrados em qualquer obra ou comprados em lojas.
  6. As raízes da samambaia são limpas e mergulhadas em água fervente.
  7. O esfagno é deixado de molho por 24 horas.

Substrato caseiro para orquídeas Phalaenopsis

Uma orquídea Phalaenopsis prosperará por bastante tempo no mesmo solo em que foi plantada, especialmente se você usar fertilizante. No entanto, chega um momento em que todos os elementos da mistura cumprem sua função, a planta cresce e precisa de mais espaço ou de ser dividida. Nesses casos, o replantio é necessário. Lojas especializadas e supermercados oferecem substratos prontos para replantio de orquídeas, mas se você não puder comprar um substrato pronto, pode preparar o seu próprio.

Você já sabe como montar os componentes individuais, agora vamos falar sobre o replantio. Todos os componentes são bem secos, triturados e misturados. Vários pedaços grandes de casca são deixados e colocados no centro do vaso.

Adiciona-se material de drenagem ao fundo: pedra britada, argila expandida, espuma de poliestireno ou tijolo quebrado. A mistura de solo preparada é preenchida até a metade, e então adiciona-se material de drenagem e pedaços grandes de casca, quase até a borda. Raízes secas e apodrecidas são cortadas da planta a ser replantada, e as raízes intactas são lavadas em água corrente. A orquídea Phalaenopsis é fixada sobre o substrato e coberta levemente com terra, de modo que a orquídea fique bem distribuída e algumas raízes permaneçam acima da superfície. Não é necessário regar.

Importante! Não compacte a terra no vaso!

Nos primeiros dez dias após o plantio, a orquídea Phalaenopsis deve ser deixada em paz - não a regue nem a mova, para que o sistema radicular possa se estabelecer completamente.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates