Iberis perene: plantio e cuidados

Flores

Iberis, ou Iberis sphaeroides, é uma planta da família das crucíferas, um gênero herbáceo. Possui outros nomes comuns, incluindo "planta-pétala", "planta-de-parede" e "planta-pimenta". É encontrada na natureza nas encostas do sul da Europa, Ásia, sul da Ucrânia, Cáucaso e montanhas da Crimeia, e nas estepes do Don. O gênero Iberis inclui 40 variedades interessantes de plantas anuais e perenes, que apreciam o calor e são resistentes à geada, herbáceas e subarbustivas. A Iberis perene é plantada e cuidada para embelezar jardins, e fotos dela posteriormente adornam as paredes de apartamentos urbanos, lembrando-nos da estação do verão. Jardineiros plantam Iberis sphaeroides como bordadura para gramados, grandes canteiros de flores e para decorar jardins de pedra e rochas.

Você precisa saber!
Essas flores são excelentes para buquês de noiva.

Descrição da Península Ibérica

A espécie Iberis cresce com uma raiz pivotante, o que dificulta o transplante. Seus ramos, dependendo da espécie, são eretos ou prostrados. As folhas são simples, pequenas e verde-escuras. O subarbusto é adornado com inflorescências em forma de umbela, compostas por numerosas flores pequenas com no máximo 1 cm de diâmetro.

As flores de Iberis são sempre exuberantes, com as folhas escondidas atrás de uma massa de inflorescências em forma de umbela. A cor das flores varia dependendo da variedade do subarbusto e pode variar entre rosa, roxo, branco, lilás e vermelho. As inflorescências são muito perfumadas, adicionando um aroma fresco e agradável a qualquer jardim.

A espécie Iberis apresenta uma interessante época de floração: floresce em maio ou agosto, e as flores são abundantes, mas de curta duração — apenas cerca de oito semanas. As inflorescências produzem frutos em forma de vagens ovais ou redondas, com duas valvas. Se secas e armazenadas, as sementes permanecem viáveis ​​por até quatro anos.

Muitos jardineiros cultivam a planta perene Iberis a partir de sementes, plantando-as em estufas e cuidando delas com esmero. A foto mostra quais exemplares dessa planta incrível podem ser cultivados em um canteiro.

Leve isso em consideração!
A espécie Ibérica combina bem em canteiros com outras flores de porte baixo.

Características de cuidado

Cultivar e cuidar da Iberis perene depois de plantá-la no jardim é fácil. Regue-a apenas durante períodos de seca para evitar o excesso de água nas raízes.

As plantas não necessitam de adubação adicional. Se os jardineiros desejam flores exuberantes, devem adubar a planta ibérica duas vezes por verão com um fertilizante completo e remover prontamente as flores murchas.

Após a floração, os caules são encurtados em um terço para dar aos arbustos uma aparência mais organizada. As flores perenes de Iberis, plantadas há pelo menos cinco anos e devidamente cuidadas, são replantadas para manter a floração abundante e o crescimento denso.

As mudas de Iberis são plantadas diretamente no solo na primavera, após o período de geadas ter passado, geralmente em maio. No jardim, a Iberis perene precisa de um local ensolarado com solo adequado, o que facilita os cuidados. O solo deve ser argiloso, arenoso ou pedregoso.

Após a floração bem-sucedida, as vagens de sementes crescem no lugar das flores. Devido ao longo período de floração, as vagens amadurecem continuamente e são colhidas à medida que amadurecem. Em seguida, são secas em local aquecido e as sementes são descascadas. As sementes são armazenadas em local fresco e seco.

Muitos jardineiros deixam as vagens sem colher, permitindo que a sálvia ibérica se propague por autosemeadura. Com o primeiro calor da primavera, as mudas emergem uniformemente das plantações do ano anterior, que são então desbastadas e transplantadas para um novo local.

Esta planta perene sobrevive facilmente ao inverno, mesmo com geadas severas. No entanto, ao plantar Iberis perene em um jardim, é necessário cobri-la com ramos de abeto durante o inverno. A foto mostra como podar o arbusto previamente e qual parte dele permanece acima do solo.

Lembrar!
A íberis é uma planta resistente à geada, mas quando cultivada na Rússia central, requer cobertura morta no inverno.

Reprodução de Ibéricos

Esta flor cresce a partir de sementes semeadas diretamente no solo. Os jardineiros costumam usar a semeadura espontânea porque as sementes têm tempo para criar raízes no outono e sobreviver bem ao inverno. A semeadura é feita no outono, quando o clima está quente, para permitir que as sementes produzam brotos com raízes antes do inverno.

A maioria das variedades de Iberis perenes são semeadas diretamente no solo com a primeira onda de calor em abril. Semeie as sementes com 2 a 3 semanas de intervalo em diferentes áreas, garantindo assim uma floração prolongada em todo o jardim.

Os primeiros brotos aparecem em uma ou duas semanas, dependendo do clima. Os brotos jovens são desbastados, deixando uma distância de 25 cm entre eles. Os jardineiros escolhem a época ideal para semear as sementes de Iberis. Esta planta de fácil cultivo oferece uma ampla gama de possibilidades.

A propagação por mudas exige que os jardineiros semeiem as sementes assim que a primavera esquentar. Para garantir que o solo esteja solto, as sementes devem ser plantadas a uma profundidade máxima de 1 mm. O canteiro é então coberto levemente com areia da margem do rio e coberto com vidro ou plástico para reter a umidade e o calor.

Plantar e cuidar de sementes de Iberis é fácil, o que agrada a muitos jardineiros. Escolha locais que recebam bastante luz solar para o cultivo da Iberis. O solo deve ser bem drenado para evitar o encharcamento, que pode danificar o sistema radicular.

As sementes também são semeadas em caixas especiais, seguindo as mesmas orientações. As caixas cobertas são colocadas ao ar livre em um local ensolarado. Se houver previsão de geada, elas são levadas para dentro de casa. Regue tanto as mudas no solo quanto as nas caixas usando apenas um borrifador, umedecendo levemente a camada superficial do solo e da areia.

As mudas não precisam ser retiradas. Elas são imediatamente removidas do solo levemente afofado com um torrão de terra para evitar perturbar as raízes delicadas. São plantadas em canteiros, mantendo-se uma distância de 15 cm entre elas. Em seguida, compacte levemente a terra ao redor das plantas recém-plantadas e regue-as com moderação.

Diferentes variedades de cerejeira ibérica se polinizam mutuamente quando cultivadas próximas umas das outras. Portanto, são plantadas em áreas diferentes ou a distâncias crescentes entre si.

O rododendro ibérico é propagado por estacas, como mostrado no vídeo. Isso se aplica às variedades perenes que produzem arbustos vigorosos. Estacas de 10 a 12 cm são retiradas em junho e plantadas imediatamente em solo úmido. A área cortada do arbusto é tratada com cinzas. No entanto, jardineiros costumam deixar as estacas de molho em água com Epin, Kornevin ou Heteroauxin por um dia.

São produtos especiais que estimulam o crescimento e o desenvolvimento do sistema radicular. As estacas são então plantadas em vasos para permitir que as raízes cresçam e se fortaleçam. No final do verão, são transplantadas para um novo local. Antes da primeira geada, as estacas jovens se estabelecem no solo, formando plantas fortes e independentes.

Arbustos de três a quatro anos são divididos após a escavação, caso as raízes tenham se ramificado. São cortados cuidadosamente e a área cortada é tratada com cinzas. A divisão do sistema radicular rejuvenesce as plantas, e o jardineiro obtém brotos jovens para novos plantios. Fotos com essas flores ao fundo se tornam motivo de orgulho para o jardineiro.

Atenção!
Diversos métodos de propagação do lírio ibérico permitem embelezar canteiros e encostas alpinas.

Controle de pragas e doenças

Os cuidados com as flores de Iberis após o plantio incluem protegê-las de diversas doenças e pragas. A Iberis é suscetível a pulgões, pulgões-da-couve e cochonilhas. Para combater os pulgões-da-couve, recomenda-se umedecer o solo ao redor dos arbustos.

Para eliminar pulgões, as plantas infestadas devem ser tratadas com uma solução de sabão de potássio na proporção de 200 ml para meio balde de água. Repita o tratamento após uma semana. As cochonilhas são eliminadas tratando-se as plantas duas vezes, com intervalo de uma semana, com soluções de Mospilan, Aktara e Fitoverm.

O sistema radicular é frequentemente suscetível a doenças fúngicas. Para evitar isso, antes de plantar estacas ou semear sementes, regue a área preparada para a Iberia com uma solução fungicida.

Quando uma doença fúngica ocorre e as raízes apodrecem, as flores infectadas são arrancadas e queimadas, e a área onde cresceram é desinfetada. Esta planta é resistente a outras doenças e infestações de insetos. Com rega adequada, as raízes da margarida ibérica ficarão imunes ao ataque de fungos.

Cuidado adequado!
A prevenção de todas as doenças ibéricas consiste em cuidados adequados.

Variedades ibéricas

Das variedades anuais, os jardineiros cultivam 2 tipos de ibérico:

  • Iberis amarga, Iberisamara;
  • Guarda-chuva Iberis, Iberisumbellata.

Essas plantas anuais crescem até 0,3 m de altura, com pubescência visível no colo da raiz, onde as raízes se ramificam. Caules robustos apresentam folhas em forma de lâmina com bordas serrilhadas e desenvolvem hastes florais racemosas com numerosas flores brancas ou lilases de 1,5 a 2 cm.

Das outras variedades, as mais populares entre os jardineiros são:

  • Iberis Tom Thumb, com arbustos de 15 cm de altura, flores brancas;
  • Iberis Hyacinthenbluetige Riesen, arbustos de até 0,35 m, flores lilás;
  • Iberis Weiss Riesen, arbustos de até 0,3 m, flores brancas;
  • Iberis Fairy Mixed, arbustos de 0,25 m de altura, flores em diversas cores.

Variedades perenes populares da Península Ibérica:

  • Iberis sempervirens;
  • Iberis da Crimeia, Iberissimplex;
  • Rocky Iberis, Iberissaxatilis.
Iberis sempervirens

Os subarbustos, em especial a espécie perene Iberis Gibraltarica, requerem plantio e cuidados padrão; sua beleza e esplendor são evidentes na foto. Esta planta semiperene é coberta por inúmeras pequenas flores rosadas, que quase escondem as folhas. Quando cultivada no jardim, esta variedade pode produzir flores lilás e brancas. Todas as variedades de Iberis requerem plantio e cuidados semelhantes durante o crescimento e a floração.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates