Caviar de pepino para o inverno

Os pepinos podem ser consumidos tanto frescos quanto em conserva. Sempre houve muitos apreciadores do sabor crocante dos pepinos em conserva, por isso toda família tem um estoque de picles em potes. Mas você também pode conservar saladas e até caviar. Para quem ainda não experimentou fazer caviar de pepino para o inverno, vamos ensinar como hoje. A receita é bem simples e o resultado vai surpreender muita gente. O caviar fica tão delicioso que dá vontade de lamber os dedos!
O caviar combina bem com qualquer acompanhamento: batatas, mingau ou espaguete. Para preparar o caviar, prepare os legumes e reúna os temperos e condimentos necessários. Também precisaremos de vinagre de mesa comum, que ajudará o caviar a se conservar durante todo o inverno sem azedar nos potes. Para obter uma consistência cremosa, precisaremos de um liquidificador. Se você não tiver um, use um ralador comum ou um moedor de carne.
O caviar de pepino é uma ótima maneira de aproveitar vegetais grandes e com formatos incomuns que geralmente acabam sendo picados. Se você colheu uma grande quantidade de pepinos deliciosos em casa, mas eles não têm o formato ideal, prepare este caviar saboroso para o inverno. Sua colheita não será desperdiçada e ele se torna um ótimo petisco de inverno para qualquer ocasião.
Produtos necessários:
- 500 gramas de pepinos,
- 150 gramas de cenouras,
- 1 cebola,
- 0,5 colheres de sopa de sal (sem encher)
- 50 gramas de óleo vegetal,
- 0,5 colher de chá l. Saara,
- 1,5 colheres de sopa de vinagre a 9%,
- 1,5 colheres de sopa de extrato de tomate,
- 1-2 dentes de alho.
Como preparar caviar de pepino para o inverno
Descasque a cebola e a cenoura e lave-as em água fria. Rale a cenoura e pique a cebola com uma faca.
Vamos começar refogando as cebolas e as cenouras em uma panela com a adição de óleo vegetal.
Enquanto os legumes estiverem cozinhando em fogo brando, corte os pepinos em pequenos gomos. Esse tamanho fará com que eles amoleçam rapidamente.
Após refogar a cebola e a cenoura por 10 minutos, adicione o pepino e o extrato de tomate. Se o extrato estiver muito grosso, dilua com duas colheres de sopa de água.
Cozinhe os legumes em fogo baixo por 20 minutos, até que os pepinos amoleçam.
Cinco minutos antes de estar pronto, esprema alguns dentes de alho no caviar para adicionar um sabor picante e mais aroma ao aperitivo.
Retire do fogo, use um liquidificador de imersão e bata os legumes em algumas batidas até obter um caviar com pequenos pedaços de legumes. Não devem haver pedaços grandes, mas os pedaços pequenos tornarão o caviar mais apetitoso.
Volte a colocar no fogo, adicione o açúcar e o sal. Deixe o caviar ferver, mexendo com uma colher até as especiarias dissolverem. Em seguida, adicione o vinagre, espere ferver e desligue o fogo.
Coloque o caviar de pepino quente em um frasco esterilizado.
Selamos as tampas e as colocamos sob um cobertor quente, bem quentinho, até que esfriem completamente.
O caviar já preparado sempre se encaixará perfeitamente no seu cardápio.
Bom apetite!
