Como eliminar o oídio das roseiras

Rosa


oídio em rosasExistem remédios químicos e remédios caseiros. medidas para combater o oídio Em roseiras. O oídio é uma doença causada por fungos microscópicos que são parasitas. A infecção pode ser notada nos primeiros dias e, se não for tratada, a doença irá progredir.

Uma camada branca aparece na superfície das folhas e botões afetados. Trata-se do micélio do fungo, onde os esporos amadurecem, formando gotículas pegajosas. Essa aparência marcante na planta dá nome à doença.

Importante! Na maioria das vezes, a infecção da roseira começa nas folhas ou nos brotos jovens, e posteriormente a doença se espalha para os pecíolos, caules e as próprias flores.

A infecção começa nas partes da roseira mais próximas do solo. Mas, sem medidas de controle adequadas, a infecção se espalha gradualmente por toda a roseira e, em seguida, para a vegetação vizinha.

Como reconhecê-lo e qual o perigo?

A foto mostra a aparência do oídio em roseiras. Medidas de controle devem ser tomadas mesmo na menor infestação, pois a doença progride rapidamente e acaba levando à morte da planta. A identificação visual da doença já foi descrita acima, e as fotos certamente ajudarão. Haverá uma camada acinzentada ou esbranquiçada, que depois desenvolverá bolinhas pegajosas marrons. Com o tempo, a camada engrossa e fica marrom.

As roseiras afetadas pelo oídio perdem seu apelo ornamental. Se a planta for severamente afetada, seu crescimento cessa, e as folhas e os botões escurecem e morrem. As inflorescências afetadas, consequentemente, não produzem frutos. Além disso, a doença faz com que os brotos e botões percam rapidamente sua resistência ao frio, podendo levar a danos causados ​​pela geada, mesmo com proteção adequada.

Importante! O oídio normalmente infecta as roseiras no verão, quando os esporos são liberados do corpo de frutificação do fungo após o período de hibernação. Leia mais sobre isso. Como preparar roseiras para abrigo.para o inverno.

rosas com oídio

Condições favoráveis ​​ao desenvolvimento

Para que os esporos de fungos se multipliquem ativamente nas rosas, é necessário um verão quente e seco, juntamente com flutuações bruscas de temperatura e umidade. O oídio também costuma se desenvolver quando o produtor fertiliza as rosas em excesso com nitrogênio.

Entre os fatores que desencadeiam o desenvolvimento da doença estão a poda de rejuvenescimento, que reduz a resistência da planta a doenças e pragas. Os esporos de plantas infectadas também são disseminados pelo vento ou respingos de água, bem como pelo contato direto entre roseiras.

Que medidas de prevenção devem ser tomadas:

  1. Remova e queime os resíduos vegetais em tempo hábil, observando as regras de rotação de culturas.
  2. Evite fertilizar a planta em excesso com fertilizantes nitrogenados, especialmente durante a formação dos botões. Recomenda-se a fertilização com fertilizantes fosfatados e potássicos para aumentar a resistência da planta a esse patógeno.
  3. Uso de fungicidas para tratamento
  4. Oídio em roseiras: o controle caseiro envolve necessariamente o uso correto de produtos químicos. Fungicidas são substâncias químicas desenvolvidas especificamente para combater doenças fúngicas em roseiras e outras plantas. Considere produtos como "Skor", "Zato", "Rayok" e outros.
  5. Se você usar um produto por muito tempo, o oídio pode se adaptar ao seu ingrediente ativo. Portanto, você deve alternar periodicamente os produtos químicos e usá-los rigorosamente de acordo com as instruções do fabricante e nas quantidades especificadas.
rosas com oídio

Oídio em roseiras: medidas de controle com remédios caseiros:

  1. Você pode dissolver apenas quatro gramas de carbonato de sódio em um litro de água e adicionar a mesma quantidade de aparas de sabão em pó. Misture tudo e use a mistura para pulverizar a planta, repetindo o tratamento após uma semana (preparando uma nova solução).
  2. Você pode despejar 100 gramas de cinzas em um litro de água fervente e deixar em infusão por dois dias. Em seguida, coe a infusão e adicione quatro gramas de aparas de sabão. Repita o tratamento semanalmente até que a doença seja completamente erradicada.
  3. Você pode preparar uma solução à base de verbasco misturando um terço de um balde de esterco com água fria. Deixe descansar por três dias, mexendo diariamente. Coe a solução e misture com água na proporção de uma parte para dez. Use-a para borrifar rosas à noite.

Se você detectar o desenvolvimento do oídio a tempo em rosas, Então, lidar com a doença não será difícil. É importante seguir as recomendações específicas de jardineiros experientes e, claro, lembrar de praticar medidas preventivas no futuro.

oídio em rosas
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates