"Congeladas no Tempo" – Por quanto tempo as violetas podem florescer?

Violetas


VioletasTodo iniciante na coleção de flores se pergunta por quanto tempo as violetas florescem dentro de casa. Jardineiros experientes sabem, por experiência própria, a alegria de descobrir uma nova haste floral em uma violeta, que promete em breve se tornar sua primeira flor. A primeira floração é sempre um pequeno milagre, um toque de magia, e embora a violeta muitas vezes não mostre todo o seu potencial na primeira vez que floresce, isso não diminui a alegria e a delicadeza do momento.

Por quanto tempo florescem as belas violetas?

Todos querem que suas violetas floresçam pelo maior tempo possível. Ou melhor ainda, que elas "congelem" no tempo — para que permaneçam lá para sempre. No entanto, como a experiência demonstra, isso é praticamente impossível. Cada violeta tem seu próprio período de floração, estritamente determinado pela natureza. Podemos, é claro, influenciar um pouco sua duração, mas só isso.

Primeiramente, a duração da floração depende do tipo de flor. Talvez você já tenha ouvido falar em "flores que caem"? Mas isso é apenas um efeito visual. O termo "flores que caem" significa que a flor murcha simplesmente se desprende, às vezes se separando completamente do caule, deixando apenas um "broche", embora este não dure muito tempo. E quando vemos uma violeta em uma janela coberta de pétalas caídas, imediatamente pensamos que ela terminou de florescer. Mas não é o caso — ela continua crescendo e produzindo novas hastes florais. Essas violetas também podem formar uma bela cobertura de flores acima das folhas, mas ela dura menos tempo porque as flores caem constantemente. Um exemplo típico de floração tão efêmera é a variedade Georgia Sunset.

Existem também flores de longa duração – que podem florescer praticamente sem parar durante vários meses, como por exemplo, as violetas da variedade Frozen in Time (Frozen in Time é um nome muito apropriado, que descreve com precisão as características da variedade) e a quimera Yukako (cuja primeira floração pode durar quase 11 meses).

De modo geral, para prolongar o período de floração das suas violetas favoritas, é preciso cuidar delas adequadamente. Tudo deve estar em equilíbrio: luz, água, ar e umidade. As flores queimam com sol em excesso e, se não houver sol suficiente, a violeta enfraquece e para de florescer rapidamente. A rega deve ser feita com muito cuidado – não deixe o solo secar completamente nem regue em excesso (as violetas são muito exigentes quanto à rega, principalmente durante a floração).

Evite expor violetas floridas a correntes de ar ou janelas abertas no verão. Antes de florescer, a violeta (se não for uma nova aquisição da sua coleção, mas sim uma veterana bem merecida) deve ser replantada em solo novo. Especialistas recomendam replantar as violetas pelo menos uma vez por ano (ou melhor ainda, a cada seis meses), pois durante esse período elas consomem todos os nutrientes do solo e precisam de nutrientes novos.

Outra forma de ajudar as violetas a prolongar a floração é usar diversos fertilizantes e suplementos. Tenha muito cuidado ao usá-los, pois o excesso pode prejudicar a planta.

Leia também tudo sobre propagação de violetas quimera.

Desejamos que suas violetas floresçam exuberantemente, com flores em forma de chapéu, por vários meses – que elas sejam uma alegria para seus donos.

Violetas
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates