Regras e época ideal para enxertia de ameixeira para iniciantes

Ameixa

Enxertar uma ameixeira em outra ameixeira ou espécie intimamente relacionada é um método eficaz de jardinagem para propagar rapidamente árvores frutíferas com as características desejadas de produção, sabor e período de maturação. É importante compreender o procedimento, seguir a sequência correta, usar boas ferramentas e preparar adequadamente as estacas para enxertia. Jardineiros iniciantes se sairão melhor seguindo os passos, utilizando instruções e vídeos relevantes. Isso aumenta as chances de sobrevivência da estaca enxertada e ajuda a evitar erros irritantes.

Por que enxertar uma ameixeira?

A enxertia padrão de ameixeira consiste na inserção de um garfo (enxerto) de uma variedade em uma fenda preparada no porta-enxerto (tronco, toco vivo ou ramo podado) de outra variedade. A junção é então compactada e selada. Isso garante o crescimento saudável de subespécies delicadas, que são colocadas em uma planta resistente a doenças e fatores externos, com um sistema radicular forte e resiliente. Frequentemente, o porta-enxerto é uma ameixeira silvestre de fácil cultivo ou uma árvore madura com um sistema imunológico robusto.

Além dos benefícios para a saúde, existem outras vantagens significativas na enxertia de ameixeiras:

  • cultivo de sementes espontâneas;
  • propagação de variedades favoritas ou raras;
  • adaptação dos tempos de maturação dos frutos ao clima local;
  • economia de espaço no local devido à diversidade varietal dentro de uma mesma copa combinada;
  • Obtenção de brotos anões frutíferos.

Muitas vezes, a enxertia na primavera é a única opção para preservar uma árvore ou cultivar após danos críticos ao tronco causados ​​por roedores, vento ou geada durante invernos sem neve.

Importante!
A ameixeira pode ser enxertada em outra ameixeira ou em uma planta relacionada da família das frutas de caroço - damasco, cereja comum, cereja-branca, ameixa-cereja, abrunheiro (também conhecido como ameixa-espinhosa).

Em que época do ano devo enxertar uma ameixeira?

As ameixeiras podem ser enxertadas em qualquer estação do ano, exceto no inverno. As condições climáticas atuais e previstas são levadas em consideração para evitar flutuações de temperatura, calor, geada e precipitação. A saúde do porta-enxerto influencia significativamente a taxa de sobrevivência das estacas. Se a árvore estiver doente, o ideal é adubá-la com matéria orgânica, tratá-la com pesticidas e deixá-la em paz até que se recupere completamente.

Na primavera

A melhor época para enxertia é a primavera. Graças ao intenso fluxo de seiva, as árvores ganham força e aumentam o volume dos ramos. Qualquer dano à casca e ao tecido basal cicatriza rapidamente. A enxertia de ameixeira na primavera é recomendada para iniciantes, pois utiliza métodos simples e tolera erros óbvios. A taxa média de sobrevivência chega a 95%. O período ideal para a enxertia de ameixeira na primavera varia conforme a região. É importante que as geadas noturnas mais fortes já tenham passado. Isso geralmente ocorre entre os primeiros dez dias de março e meados de maio.

No verão

A enxertia de ameixeira de verão apresenta alguns desafios técnicos para jardineiros iniciantes, mas permite o uso de um enxerto viável e reduz o risco de insucesso durante o inverno devido à ausência de brotos vulneráveis, que só surgirão na primavera seguinte. A enxertia de ameixeira de verão apresenta menos defeitos estéticos na junção. É indispensável caso os enxertos feitos na primavera morram. A taxa de sobrevivência é de 80 a 90%. A melhor época para realizá-la é entre junho e julho.

No outono

As ameixeiras são enxertadas no outono, desde os primeiros dez dias de setembro até o final de outubro. Durante esse período, o fluxo de seiva e a atividade das células do câmbio diminuem gradualmente. A mobilização residual de nutrientes é suficiente para que o enxerto ou a gema se implante com sucesso. Os principais riscos são as ondas de frio ou geadas precoces, que são prejudiciais ao frágil porta-enxerto.

Observe!
O calendário lunar do jardineiro recomenda enxertar ameixeiras na primavera, verão e outono, durante a lua crescente, evitando os dias de lua cheia e lua nova.

Métodos de enxertia de ameixeiras

Métodos simples e complexos de combinação de enxerto e porta-enxerto são adequados para enxertia de árvores frutíferas e de frutos silvestres.

Em uma fenda ou com um corte

O método mais acessível e simples para enxertar ameixeiras é na primavera, início do verão ou outono. Este processo consiste em várias etapas simples:

  • Corte o porta-enxerto uniformemente;
  • Dividido ao meio até uma profundidade de 5 a 7 cm;
  • Insira o enxerto (1-2 estacas, afiadas com uma cunha) nas bordas da fenda;
  • Vede as feridas com piche de jardim, massa de modelar, cera ou cola PVA.

Para garantir um encaixe perfeito do tecido basal (câmbio), a incisão no porta-enxerto é comprimida envolvendo-a com fita isolante, barbante, fita adesiva ou fita adesiva multiuso. Uma opção popular é a fita de encanador.

Para a casca

Iniciantes também podem enxertar ameixeiras usando o método de "enxertia de casca", que é semelhante à técnica de "fenda". A diferença está na preparação do porta-enxerto, que permanece intacto. Em vez de dividir o cerne, são feitos cortes verticais ao longo das bordas da casca, nos quais são inseridas cunhas. Em seguida, a enxertia é selada e compactada.

No corte lateral

Uma variação unilateral da técnica de enxertia "atrás da casca" para enxertar ameixeiras em qualquer ramo. A direção do corte deve ser oposta ao crescimento da copa para garantir a inserção correta do enxerto pontiagudo.

Brotando

Um nome alternativo é enxertia de gema. Em vez de um enxerto, utiliza-se uma gema — uma pequena gema com base lenhosa — inserida em um corte em forma de T na casca do porta-enxerto. A enxertia de gema é adequada para o verão e períodos de fluxo de seiva ativo. A enxertia de gema dormente também é praticada no início da primavera.

Cópula

Outro método de enxertia é o uso de garfos. Sua peculiaridade tecnológica reside no fato de que o garfo e o porta-enxerto possuem diâmetros semelhantes. Apresenta diversos subtipos. A enxertia simples de ameixeira envolve cortes simétricos na base e no garfo. As partes enxertadas são firmemente fixadas.

Importante!
A cópula é a única tecnologia que permite o enxerto bem-sucedido de ameixeiras no inverno.

Regras para seleção e armazenamento de enxertos para ameixeira

As estacas para enxertia devem ser encomendadas a jardineiros experientes ou preparadas pelo próprio jardineiro.

Como deve ser um Scion de qualidade?

Selecione a seção central de brotos de um ano, sem danos ou sinais de doença. Os ramos são cortados do topo da copa voltada para o sul ou oeste. A árvore deve ter de 3 a 7 anos. A espessura das estacas deve ser de 5 a 8 mm (a espessura de um lápis) e de 30 a 40 cm de comprimento. Para realizar o procedimento de enxertia na ameixeira, remove-se uma gema (borbulha) ou deixa-se um enxerto com 2 a 3 gemas vegetativas. Para a cópula, é necessário selecionar um enxerto com diâmetro semelhante ao do porta-enxerto.

Quando preparar as estacas de enxerto

A época padrão para a colheita de enxertos é no final do outono, depois que a seiva para completamente de fluir. As estacas também são retiradas no final de fevereiro ou início de março, antes que os botões comecem a se reanimar e inchar.

Como armazenar enxertos de ameixeira

O local de armazenamento padrão para material de enxertia é um porão, adega ou geladeira com temperatura entre 0°C e +4°C. Uma solução alternativa é um buraco de 35 a 40 cm de profundidade forrado com galhos de pinheiro.

Um conjunto de estacas é envolvido em fibra de vidro para protegê-las de roedores, colocado em um buraco e coberto com galhos de pinheiro, terra e serragem. O enxerto, coletado na primavera, pode ser colocado em um saco, coberto com neve, armazenado em um porão ou colocado na prateleira inferior da geladeira. Essas recomendações também se aplicam a estacas de maçã, pera e cereja.

Enxertia de ameixa

Muitas culturas de frutas de caroço são compatíveis entre si devido às suas características nutricionais, de desenvolvimento e de frutificação semelhantes. Isso garante uma alta probabilidade de sucesso no enxerto inicial e coexistência a longo prazo com altos rendimentos, ausência de doenças e imunidade preservada.

Ameixa sobre ameixa

Este é o método mais apropriado para enxertar estacas ou gemas dentro de uma mesma espécie. Os enxertos manterão integralmente as características de sabor da variedade, mesmo quando colocados em um porta-enxerto silvestre. Se forem utilizadas duas ou três variedades, uma única árvore produzirá diversas variedades de frutos, com tamanhos e épocas de maturação variados.

Em feltro cereja

Enxertar ameixeiras em cerejeiras é uma técnica popular de jardinagem para produzir árvores frutíferas de porte baixo, maturação precoce e boa tolerância ao frio. A taxa de sucesso é de 80 a 85%. Os métodos de enxertia (em ordem de eficácia) incluem a cópula, a enxertia "por trás da casca" e a enxertia "por fenda".

Para damasco e pêssego

Muitos jardineiros e veranistas enxertam com sucesso ameixas em damasqueiros, apesar das diferenças entre as duas variedades. A taxa de sobrevivência é de 60 a 65%. Mas os resultados compensam o esforço, graças aos frutos suculentos e grandes, com um aroma único, que se torna ainda mais pronunciado quando se substitui o porta-enxerto de damasco pelo de pêssego.

Para ameixa-cereja

A ameixeira pode ser enxertada em ameixeira-cereja sem muita dificuldade, pois são subespécies muito próximas. Para o porta-enxerto, selecione uma árvore de 2 a 5 anos de idade, sem danos na casca ou doenças. O melhor método para enxertar ameixeira em ameixeira-cereja é "atrás da casca" ou "atrás da gema".

Importante!
Enxertar ameixeiras em outras árvores frutíferas pode alterar o sabor original da variedade.

Como enxertar uma ameixeira em uma macieira

https://youtu.be/n_RtzEZxvr8

Frutas de caroço e pomóideas não coexistem bem quando compartilham o mesmo sistema radicular. O enxerto de ameixa em macieira é tecnicamente possível (cópula), mas oferece viabilidade limitada a longo prazo e é pouco atrativo em termos de produtividade. Diferenças significativas nas taxas de crescimento e nas necessidades nutricionais levam rapidamente à supressão do enxerto. Pelo mesmo motivo, a ameixa deve ser enxertada em pereira, marmeleiro e espinheiro.

Recomendações para o procedimento de enxertia de ameixeira

É importante manter a compatibilidade entre as espécies. O porta-enxerto costuma ser mais grosso que o enxerto, portanto, os enxertos devem ser colocados nas extremidades para garantir a sobreposição completa das camadas cambiais. As superfícies do enxerto, afiladas em forma de cunha, devem ser lisas e uniformes para garantir um encaixe perfeito no porta-enxerto. Normalmente, o comprimento da cunha é de 3 a 4 vezes maior que a espessura do enxerto. Enxerte a variedade com cuidado, mas rapidamente. Isso evita a oxidação das partes da árvore unidas. Evite tocar as superfícies cortadas com as mãos para evitar infecções. Quaisquer arranhões desnecessários podem ser removidos com luvas e uma solução rosa escura de permanganato de potássio. O momento ideal para enxertar na primavera e no verão é em uma manhã nublada.

Ferramentas de enxertia

Quer você decida enxertar uma ameixeira em uma cerejeira ou em outra árvore, precisará de um conjunto especial de ferramentas:

  • uma faca pequena e afiada, sem rebarbas na lâmina;
  • Verniz para jardim (cera, cola PVA, plasticina);
  • amarração (fita isolante, barbante, fita crepe);
  • Material de cobertura e vedação (filme plástico, saco plástico).

Preparar estacas adequadamente para enxertia é impossível sem uma boa ferramenta de corte. O ideal é usar uma faca de enxertia com dorso liso e sem bisel ou uma tesoura de enxertia. Recomenda-se também o uso de filme plástico fotodegradável para jardim, que se dissolve lentamente sob luz ultravioleta e não precisa ser removido posteriormente do local da enxertia.

É possível enxertar uma estaca recém-cortada na primavera?

É possível realizar com sucesso enxertias de primavera com garfos recém-cortados antes do surgimento das gemas. Caso contrário, o desenvolvimento normal das gemas em garfos sem raízes e sem nutrição adequada do tronco leva ao esgotamento das reservas internas e à morte rápida da planta.

Quando posso cortar imediatamente as estacas para enxertar ameixeiras?

A técnica de "corte e enxerto" é realizada com sucesso no final da primavera ou no verão. Este método utiliza exclusivamente a técnica de enxertia por gema.

Por que as melhores mudas são colhidas no outono?

Um enxerto colhido no outono não só passa pelo processo de endurecimento invernal, como também tem a garantia de estar dormente. O desenvolvimento acelerado de gemas em um enxerto fraco é simplesmente impossível. Quando a gema se abre, o enxerto de ameixa já terá cicatrizado o suficiente para fornecer a nutrição necessária ao broto e às gemas que ele produzir.

Cuidados com as ameixeiras após o enxerto

Normalmente, as ameixeiras são enxertadas no lado norte para protegê-las da luz solar direta. Caso isso não seja possível, deve-se providenciar sombra para o enxerto. O sucesso do processo de enxertia torna-se evidente após 20 a 30 dias, quando as gemas se abrem e as folhas aparecem. Durante esse período, é importante verificar a firmeza da junção, que se desgasta rapidamente sob a influência de flutuações de temperatura, precipitação e vento. Após a formação das folhas, a ligadura é removida para permitir a livre circulação de oxigênio. Todos os novos brotos abaixo do local do enxerto devem ser podados regularmente na ameixeira, no damasco ou na cerejeira para garantir que os nutrientes cheguem apenas ao enxerto desejado.

Enxertia de ameixa
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates