No jardim, não se utiliza apenas trabalho manual, mas também equipamentos especializados que facilitam o trabalho no local. Um deles é... cultivadores para cultivo entre linhas Solo. Existem diversas variedades. Mas você pode fazer o seu próprio. Além disso, você pode encontrar um vídeo tutorial com instruções detalhadas.
Benefícios de usar dispositivos
Os componentes da unidade incluem uma estrutura metálica, rodas de apoio e peças de cultivo. Essas unidades vêm em vários tipos e são projetadas para o cultivo industrial de batata ou para pequenas propriedades rurais. O cultivo do solo com um cultivador é necessário antes do plantio de hortaliças.
O cultivo de batatas é facilitado com o uso de equipamentos, pois estes afrouxam o solo, fornecendo oxigênio, essencial para o crescimento e desenvolvimento da planta. Os cultivadores também ajudam a remover ervas daninhas e facilitam a fertilização do solo.
Tipos de cultivadores de batata
Existem muitos cultivadores para cultivo entre linhas no mercado. Há cultivadores rotativos, cultivadores de garras e cultivadores para cultivo em uma ou várias linhas. Há também cultivadores motorizados e cultivadores manuais. A decisão final deve ser influenciada pela área a ser cultivada e pelas recomendações do fabricante.
A diferença reside também no tipo de ferramenta de trabalho, peso, potência e força de tração. Assim, distingue-se entre:
- cinzel – instrumento para soltar o solo a grande profundidade;
- Moinhos mecânicos – necessários para processar solos densos e pesados;
- arado de disco – elimina ervas daninhas, adequado para solos leves;
- Com patas em forma de flecha - necessárias para soltar a terra e fertilizar.
Os cultivadores também variam em peso e potência. Esses parâmetros são importantes e devem ser considerados na hora de escolher um cultivador.
Cultivadores rotativos KF 2.8 e KF 3.6
Este tipo de equipamento com fresa é muito procurado devido à sua capacidade de cultivar tanto batatas quanto outras culturas agrícolas. É fabricado na Bielorrússia. A unidade ajuda a afrouxar o solo e a fertilizar as plantas. Para isso, deve ser equipada com distribuidores de fertilizantes.
Adequado para uso em áreas planas e sem pedras. O cultivador penetra a uma profundidade de 2 a 12 cm. A velocidade de cultivo é de 6 a 9 km/h e a largura é de 2,8 m. Quatro fileiras são cultivadas simultaneamente.
O modelo KF 3.6 possui as mesmas especificações, com algumas exceções. Por exemplo, este modelo bielorrusso tem 3,6 m de largura e pode cultivar seis fileiras simultaneamente, desde que estejam espaçadas a 90 cm de distância.
USMK 5.4
Este cultivador solta o solo e aplica fertilizante imediatamente. Uma única passagem pelo campo pode cultivar 30 linhas com espaçamento de 45 cm. Este modelo também é adequado para preparar o solo para o plantio.
A UMSK-5.4 tem uma largura de trabalho de 5,4 m e suas garras afrouxam o solo a uma profundidade de 4 a 14 cm. A praticidade do seu design reside no fato de poder ser dobrada até 2,5 m quando se desloca pela estrada.
USMK 5.4 com dispositivo de alimentação
Este tipo de cultivador é fabricado por uma fábrica bielorrussa. Ele foi projetado para cultivar o solo em espaçamento entre linhas com dentes e, simultaneamente, aplicar fertilizante em 13 fileiras de beterraba em uma única passagem do trator. A unidade também é adequada para preparar o solo para o plantio.
A largura de cultivo é de 5,4 m, mas a distância entre as linhas de cultivo deve ser de 45 cm. O afofamento ocorre a uma profundidade de 4 a 12 cm, dependendo do tipo de discos utilizados. Um acessório para fertilização pode ser acoplado ao cultivador para aplicação imediata de fertilizantes. Para transporte, o USMK 5.4 com o acessório para fertilização pode ser dobrado até 2,5 m.
USMK 5.4 com AVPU 12
Este equipamento de fabricação bielorrussa é utilizado para o cultivo simultâneo de 12 fileiras de culturas agrícolas. Possui um dispositivo para pulverização de herbicidas, fertilizantes minerais a granel e líquidos. Esses dispositivos não estão incluídos.
Pode ser utilizado para afofar áreas com qualquer tipo de hortaliça, com espaçamento entre linhas de 45 cm. Ao trafegar em vias movimentadas, o cultivador tem seu comprimento reduzido para 2,5 m.
Cultivadores montados KRN 4.2, KRN 5.6 e KMN 8.4
Os modelos KRN 4.2 e 5.6 cobrem uma largura de 4,2 e 5,6 metros, respectivamente. Podem cultivar 6 ou 8 linhas simultaneamente. O espaçamento entre linhas deve ser de 60, 70 ou 90 cm. Isso garante um bom afrouxamento do solo e o controle de ervas daninhas. Fertilizantes minerais e herbicidas, líquidos e secos, podem ser aplicados simultaneamente, mas isso requer um acessório adicional.
A amontoa é feita a uma profundidade de 3 a 14 cm. As plantas não são danificadas durante o processo. O transporte rodoviário é facilitado, pois o cultivador pode ser dobrado até uma largura de 2,5 m.
O cultivador acoplado KMN 8.4 prepara completamente um terreno para semeadura em uma única passada. Ele pode compactar o solo arado, gradear e cultivar simultaneamente a uma profundidade de 3 a 10 cm. Este modelo também nivela o solo e mantém a umidade. O consumo de energia é reduzido em 50%.
Máquina de lavoura entre linhas
A enxada rotativa entre linhas também é projetada para afrouxar o solo entre as linhas. Ela está disponível em três modelos. Seu alcance é de 0,6, 0,8 e 0,9 m — essas são as diferenças entre os diferentes tipos de equipamento.
A máquina é popular entre os consumidores por ser adequada para diversos tipos de plantio em campo. A enxada rotativa FM-3, compatível com o trator MTZ 80, é a mais utilizada.
Soltando as fileiras de batatas com um trator de duas rodas.
O cultivo de batatas com um trator de duas rodas será possível se a hortaliça for plantada corretamente:
- Deve haver uma distância de 0,7 m entre as fileiras;
- Eles devem ser o mais longos possível;
- Deixe espaço nas bordas para permitir que o dispositivo gire livremente.
Os agricultores procuram combinar o afrouxamento das linhas de plantio de batata com um trator de duas rodas e a amontoa inicial da cultura. Este procedimento é realizado duas semanas após o plantio. Um amontoador de amontoadores ou grades de discos são adequados para esta finalidade.
Em caso de afrouxamento com HillerÉ necessário acoplar um engate universal ao dispositivo, no qual o arado-sulcador é montado. Pode haver um ou mais engates. Com implementos de discos, o ângulo de rotação e a distância entre eles devem ser ajustados. Essa distância pode variar de 40 a 70 cm e depende da variedade de batata plantada e da altura das plantas. O ângulo de rotação depende da densidade do solo.
Como fazer um cultivador caseiro
Se você não tem condições de comprar um aparelho, pode construir um em casa. Para um cultivador caseiro, você precisa de processamento batatas Em condições de campo, você precisará de:
- Máquina de solda, eletrodos.
- Furadeira, brocas para metal.
- Búlgaro.
Existem muitas opções para construir um cultivador você mesmo. Um dispositivo manual é fácil de fazer. Primeiro, prepare um cabo, um suporte resistente em forma de U e um eixo. Este último será usado para fixar rodas ou aros com pregos.
É necessário furar os orifícios ao longo das bordas do suporte para fixar o eixo. Você pode soldar reforços afiados em toda a superfície do disco.
Construir um cultivador acoplado a um trator exige algum trabalho. Mas, se você seguir as instruções, tudo correrá bem. A construção de um cultivador envolve os seguintes passos:
- Prepare três discos ou anéis de metal com diâmetros de 10, 20 e 30 cm. O uso de anéis tornará a unidade mais leve.
- Selecione um tubo com diâmetro de 2,5 cm. Os discos serão dispostos nele do maior para o menor, a uma distância de 15 cm entre si.
- Solde as pontas. Hastes de metal são adequadas para isso. Para um dispositivo, você precisará de 40 pontas, cada uma com 12 cm de comprimento. Um disco com diâmetro menor requer 5 pontas, um de tamanho médio 10 e um grande 15. As pontas restantes devem ser distribuídas ao longo do tubo.
- Utilizando buchas e acessórios, fixe os discos à estrutura num ângulo de 45°.
A etapa final é montar as rodas. Para isso, você precisará fazer um suporte com uma tira de metal de 70 mm de largura e 4 mm de espessura. Para fixar as guias das rodas, você precisará furar a tira. Um par de rodas é suficiente para o cultivador funcionar corretamente.
Avaliações
Oleg, Taganrog
Meus amigos e eu decidimos começar a cultivar, mas nosso terreno era pequeno. Queríamos comprar um cultivador para arar a terra rapidamente, mas o preço estava muito alto. Encontramos um vídeo tutorial que mostrava passo a passo como fazer nosso próprio equipamento. Decidimos tentar, principalmente porque tínhamos os materiais necessários. Estávamos céticos quanto ao projeto, mas deu certo. Agora podemos cultivar nossa terra e nos livrar das ervas daninhas.
Ilya, Krasnodar
Plantamos 0,5 hectares de batatas em um campo. Fazemos todo o plantio e os cuidados com um trator de duas rodas. É muito rápido e prático. Na primavera, preparamos os canteiros e depois enterramos as batatas. Quando chega a hora, amontoamos terra ao redor delas. A máquina também nos ajuda a eliminar a vegetação indesejada do terreno. Os custos com mão de obra são mínimos, então comprar um trator de duas rodas foi a decisão certa.
Um cultivador é uma ferramenta útil que facilita o trabalho no campo. Você pode comprar um ou fazer um você mesmo. Se optar pela segunda opção, diversos vídeos instrutivos que detalham o processo podem ajudar.

Como escolher uma serra para o seu jardim: tudo o que um jardineiro precisa saber.
Cortadores de grama robóticos: você deveria confiar seu gramado a esses ajudantes automáticos?
Qual a melhor mangueira de jardim? Todos os aspectos a considerar.
Aparadores de grama elétricos ou a gasolina: qual escolher para o seu jardim?