Como cuidar de begônias em casa após a compra.

Flores

As begônias crescem nas janelas de quase todas as casas. Essa planta é apreciada não só pela grande variedade de cores e formatos de suas flores, mas também pela beleza de suas folhas. Cuidar de begônias em casa, após a compra, não é particularmente difícil.

Características dos cuidados com a begônia após a compra

Embora as begônias de jardim prosperem em nosso clima, as variedades em vaso (de raiz e tuberosas) podem ser uma fonte de problemas para seus cultivadores. Então, como você deve cuidar das begônias em casa depois de comprá-las na floricultura para que floresçam lindamente e enfeitem sua janela?

Observação!
As begônias são originárias de regiões com climas tropicais e subtropicais — aquelas com condições consistentemente quentes e úmidas durante todo o ano.

O cuidado com as begônias em vasos após a compra começa com a escolha do local certo. Geralmente, as begônias preferem calor, privacidade e sombra parcial, razão pela qual prosperam em parapeitos de janelas, especialmente aquelas voltadas para o leste e o norte.

Em locais muito ensolarados, as plantas ficarão expostas à luz solar direta, por isso é melhor evitar parapeitos de janelas ensolarados voltados para o sul ou oeste.

Se aparecerem manchas grandes, secas e marrons nas folhas voltadas para a janela, a planta foi queimada. Ela deve ser transferida para um local mais sombreado o mais rápido possível.

As begônias requerem solo fértil e bem drenado, com umidade moderada e pH neutro. Solos ligeiramente ácidos são aceitáveis. As begônias de floração contínua são as mais resistentes da espécie, crescendo bem mesmo em solos relativamente pobres em minerais.

Cuidar de uma begônia em vaso após a compra às vezes exige transferi-la para um novo recipiente. Primeiro, é importante escolher um vaso adequado — um que seja raso, mas largo, é o ideal.

Temperatura e rega ideais para begônias

A maioria das begônias cresce bem em temperatura ambiente. A temperatura ideal na primavera e no verão é de 15 a 22 °C. No inverno, as temperaturas não devem cair abaixo de 12 °C.

A rega adequada é uma parte importante dos cuidados com as begônias em vasos após a compra. Durante a primavera e o verão, as plantas precisam de bastante água, enquanto no inverno o solo deve ser mantido moderadamente úmido. As begônias não toleram solo seco e, se nos esquecermos de regá-las, mais cedo ou mais tarde ficarão doentes.

Além disso, regar abundantemente não significa deixar toda a umidade nos vasos. Após algumas dezenas de minutos, escorra o excesso de água. Água fervida e resfriada à temperatura ambiente é uma boa opção para regar begônias. Essa água é uma ótima alternativa à água da torneira, que geralmente é de má qualidade.

Ao regar, evite molhar as folhas da begônia. No entanto, caso a água respingue nelas, retire a planta do parapeito da janela, afaste-a da janela por alguns minutos e deixe-a secar sem perturbar. Isso é especialmente importante no verão, quando a luz solar é mais intensa.

Importante!
As begônias são muito sensíveis à baixa umidade. O inverno é especialmente desfavorável para elas. É comum que as folhas da planta sequem nas bordas.

A melhor maneira de aumentar a umidade nas proximidades das plantas é colocar os vasos sobre argila expandida e regá-los. No inverno, é especialmente importante evitar colocar as plantas em correntes de ar, pois o aumento da circulação de ar causa uma diminuição da umidade.

Com que frequência e que tipo de fertilizante deve ser usado?

A cada duas semanas, fertilize as plantas com um fertilizante mineral ou combinado. Isso é especialmente importante para plantas em vasos com folhagem ornamental. A melhor opção para o cultivo de begônias é o fertilizante líquido diluído em água (de acordo com as instruções da embalagem).

Às vezes, fertilizantes de liberação lenta/longa podem ser usados. Claro, o ideal é misturar os grânulos ao solo no momento do replantio. Se o replantio não estiver planejado para breve, recomenda-se simplesmente espalhar uma pequena quantidade de "bolinhas" de fertilizante sobre o solo.

É importante prestar atenção às informações do fabricante quanto à duração da eficácia do produto. Normalmente, sua eficácia dura de 3 a 6 meses. Após esse período, repita a aplicação.

Transplantando begônias para um novo vaso.

Quando a planta preencher o vaso completamente, é hora de replantá-la. O ideal é fazer isso na primavera. O novo vaso não deve ser muito maior que o anterior. As begônias precisam de um substrato rico em matéria orgânica. Terra de uso geral ou substrato à base de turfa são boas opções.

O pH ideal do solo para begônias em vasos é de 4,5 a 5,5. Se as plantas estiverem muito volumosas, você pode adicionar terra entre abril e o final de junho para cobrir o colo da raiz e as raízes expostas.

Reprodução

Existem vários métodos para propagar begônias. Em casa, você pode separar as estacas dos brotos. Elas devem ser imersas em solo úmido por cerca de três semanas. As estacas enraizadas são então plantadas em vasos individuais.

No entanto, jardineiros profissionais preferem a propagação por tubérculos, que produz plantas de maior qualidade e mais semelhantes à planta-mãe. Para isso, o tubérculo desenterrado é dividido com uma faca afiada, de modo que cada parte tenha pelo menos um broto.

Conselho!
O corte deve ser tratado com carvão ativado ou verde brilhante para proteção contra doenças. Os tubérculos preparados devem ser colocados em um substrato à base de turfa.

Proteção contra doenças

As begônias ocasionalmente sofrem de infecções fúngicas, geralmente causadas por umidade excessiva — mofo cinzento e oídio. Os principais sintomas são manchas (cinza-acastanhadas e brancas, respectivamente) que aparecem nas folhas.

https://youtu.be/_NijN2uS7VA

Os fungicidas podem ajudar nos estágios iniciais da doença, mas em casos mais graves, o melhor é remover as plantas infectadas para evitar danos a outras flores. Uma boa medida preventiva é remover prontamente as folhas amareladas e as flores secas da begônia.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates