A hortênsia é uma planta que adora umidade. Se suas folhas estiverem murchas, é sinal de que está com sede. Se você escolher a muda certa, ela se adaptará rapidamente às novas condições, florescerá abundantemente e por um longo período, e terá uma vida longa.
As flores de hortênsia variam do azul ao vermelho, com todos os tons intermediários, do mais claro ao mais escuro e incrivelmente intenso. As únicas cores que não se encontram nas flores de hortênsia são o amarelo e o laranja.
As flores brancas, comuns neste gênero, são resultado da falta de pigmentos; se não são totalmente brancas, são creme, amarelo-pálido, salpicadas com diferentes tons de verde, o que corresponde a uma leve diluição do pigmento verde, a clorofila.
Suas flores não são únicas, mas formam aglomerados chamados de "inflorescências" redondas, planas ou cônicas (paniculadas), dependendo da variedade. Essas inflorescências consistem em flores férteis com pétalas e sépalas minúsculas, e flores estéreis com uma fileira de 3 a 5 sépalas semelhantes a pétalas. Quando duas fileiras de sépalas se sobrepõem, dizemos que são flores dobradas.
O termo "hortênsia" é frequentemente usado para inflorescências globulares, que consistem principalmente de flores estéreis visíveis. Este termo refere-se principalmente à "Hydrangea macrophylla" ou a híbridos de macrophylla.
Espécies com flores planas também pertencem ao gênero Hydrangea macrophylla. Nessas espécies, a maioria das flores férteis está localizada no centro da planta, enquanto as flores estéreis se dispõem em uma coroa ao redor do corimbo.
As espécies Hydrangea paniculata e Hydrangea quercifolia apresentam inflorescências em forma de cones ou panículas. Essas inflorescências podem ser compostas principalmente por flores estéreis, cujos cones podem atingir 20-30 cm de altura, com as hastes balançando majestosamente sob seu peso. Ou, com uma distribuição uniforme de flores férteis e estéreis, os buquês lembram borboletas brancas, dispostas ao sabor de diamantes brancos e dourados, cintilando e brilhando luxuosamente.

As flores mais elegantes de 2025
Vasos e floreiras grandes de cerâmica: qual a diferença e como escolher o ideal para suas plantas?
Beleza e facilidade de cuidado: as 10 flores de interior mais bonitas e fáceis de cuidar.
As 15 flores que duram mais tempo em um vaso