A primeira pergunta a se fazer ao escolher um banco é para que você pretende usá-lo. Bancos de ferro fundido são utilizados há muito tempo (há vários séculos) em diversas aplicações na construção civil e paisagismo. Em particular, são amplamente utilizados na fabricação de bancos para parques, jardins e outras áreas externas, servindo como elementos de apoio e, principalmente, como elementos decorativos.
Se você pretende usar o banco para relaxar, a solidez e o conforto serão prioridades. Você deve se sentir confortável no banco, sem medo de que ele ceda. Também é importante considerar o tamanho para determinar quantas pessoas podem se sentar nele ao mesmo tempo.
Se você simplesmente quer decorar seu jardim ou terraço, a durabilidade não é importante, já que você não vai se sentar sobre a peça. O aspecto visual é o mais importante, mesmo que ela precise durar vários anos no seu jardim sem se deteriorar.
Os bancos podem ter ou não encosto, com ou sem apoio de braços. A escolha de um banco específico não só influencia a estética do seu jardim, como também o seu conforto. Essa escolha dependerá do estilo que você deseja dar ao seu jardim e do tempo que você passa nele. Você pode, por exemplo, adicionar almofadas para maior conforto. No entanto, com alguns bancos, isso é impossível devido a um espaço entre o encosto e o assento, ou à ausência total de encosto.
Existem também bancos com espaço de armazenamento embutido. Eles podem ser usados para guardar acessórios de exterior, como bolas, tapetes ou até mesmo almofadas. Além de serem esteticamente agradáveis e confortáveis, também proporcionam exercício.
Você também pode encontrar bancos em formato de "torre de madeira". Eles circundam o tronco, permitindo criar uma área de estar à sombra de uma árvore grande. Exclusivos, são perfeitos para criar um cantinho mais aconchegante.
Além de decidir se você prioriza o conforto ou a estética em um banco, também deve considerar se precisará substituí-lo com frequência. Responder a essas perguntas ajudará você a fazer a escolha certa com base nas características dos diversos materiais de construção de bancos.
Bancos de madeira em meio à floresta são esteticamente agradáveis e aconchegantes, adicionando um charme rústico ao seu jardim. São fáceis de mover, pois geralmente são bastante leves. Portanto, você pode decidir mudar o local com frequência, caso não goste mais dele. Esse tipo de banco é personalizável; você pode pintá-lo para combinar com as cores da fachada da sua casa ou criar um visual único. Um banco de madeira requer manutenção regular para se manter em bom estado por mais tempo.
Você também pode esterilizar sua bancada em autoclave. Esse tratamento protege a madeira de influências externas, como insetos e intempéries. Além disso, elimina a necessidade de manutenção. Às vezes, a madeira esterilizada em autoclave chega ainda úmida e manchada. Essas manchas desaparecem rapidamente quando expostas à luz solar. Deixar a peça de molho em uma banheira nem sempre permite que ela seque o suficiente.
Se você precisa trocar o banco com frequência, opte por um de alumínio. Bancos de alumínio vêm em uma variedade de cores vibrantes que trarão alegria ao seu jardim. Você pode instalar um banco laranja, verde ou azul, dependendo do estilo que deseja para o seu jardim. Um banco de ferro forjado terá um ar mais romântico. Ele requer manutenção para que permaneça livre de ferrugem e com ótima aparência por muitos anos. Bancos de aço são práticos porque são duráveis e exigem pouca manutenção. No entanto, são bastante caros.

Como escolher interruptores, tomadas e suportes de chão: dicas práticas para sua casa