Com a queda das temperaturas, é hora de se preparar para o inverno! Um soprador de neve pode ser uma ferramenta muito útil. Aqui vão algumas dicas para te ajudar a escolher o modelo certo.
Soprador de neve a gás ou elétrico: como escolher entre os dois
Ao comprar um soprador de neve, a principal decisão será entre um soprador de neve elétrico ou um soprador de neve a gasolina. Ambos são excelentes opções, mas tudo depende do tamanho da área a ser limpa e da quantidade de neve que cai na sua região anualmente.
Os sopradores de neve elétricos, como o próprio nome indica, são movidos a eletricidade. Podem ser ligados à tomada ou funcionar com baterias. Geralmente são a opção preferida para remover neve de áreas menores, como pátios, decks, calçadas, escadas e até mesmo pequenos estacionamentos. Os sopradores de neve elétricos também são populares em áreas com pouca queda de neve.
Os sopradores de neve a gasolina são geralmente mais robustos e úteis para limpar áreas como entradas de garagem que dão acesso a vários estacionamentos. Estão disponíveis modelos de um, dois e três estágios, permitindo a remoção uniforme de grandes quantidades de neve.
Agora que você tem uma ideia clara da solução ideal para suas necessidades, precisa considerar qual modelo é o mais adequado para você. Confira cada um abaixo.
Diferentes tipos de sopradores de neve
Apresentamos aqui algumas vantagens e desvantagens dos cinco principais tipos de sopradores de neve para ajudá-lo a fazer uma escolha rápida e informada.
Soprador de neve elétrico com cabo
Vantagens:
- Leve e compacto
- Fácil de manobrar
- Pode ser armazenado em espaços pequenos.
- Ecológico
- Funcionamento silencioso
- Manutenção mínima
Imperfeições:
- É necessária uma tomada elétrica.
- Disponível apenas em modelos monofásicos
- Indicado apenas para áreas pequenas.
- Não é adequado para montes de neve criados por limpa-neves.
- Não é adequado para superfícies de cascalho.
- Fabricados com materiais menos duráveis do que os sopradores de neve a gasolina.
- O cabo pode atrapalhar.
Como funcionam os sopradores de neve
Os sopradores de neve funcionam de maneira diferente dependendo do número de estágios. A neve é coletada e expelida por sopradores de neve de um, dois e três estágios.
Sopradores de neve de estágio único
Um soprador de neve de estágio único contém duas lâminas de borracha rotativas que tocam o solo e recolhem a neve no caminho do soprador. As lâminas empurram a neve para o tubo de descarga, recolhem-na e lançam-na num único movimento.
sopradores de neve de 2 estágios
Na primeira etapa de um soprador de neve de dois estágios, duas engrenagens helicoidais de alta resistência recolhem a neve dentro do soprador. Na segunda etapa, uma turbina de alta velocidade impulsiona a neve para cima através do ejetor.
sopradores de neve de 3 estágios
Um soprador de neve de 3 estágios também utiliza duas hélices de aço para coletar e acumular a neve dentro da máquina. Em seguida, antes de a neve chegar à turbina, ela passa por um acelerador. Isso permite remover a neve 50% mais rápido do que os modelos de dois estágios. Quanto maior a área de corte, mais neve pode ser removida em uma única passada, o que significa que o trabalho é concluído mais rapidamente. Esses sopradores de neve são ideais para realizar trabalhos grandes e complexos com rapidez e facilidade.

Como escolher interruptores, tomadas e suportes de chão: dicas práticas para sua casa