Grandes produtores de commodities preferem instalar estufas em seus terrenos particulares como estruturas separadas. Em terrenos menores, nem sempre é possível alocar espaço adicional para construção. Uma solução racional é utilizar a estrutura de construções já existentes. Aproveitar a estrutura existente é uma maneira econômica de construir estruturas para fins comerciais. Uma estufa montada na parede não só organiza o espaço de trabalho no jardim de forma eficaz, como também melhora sua estética.
Estufa com estrutura de madeira
Uma maneira simples de construir uma estufa junto a uma parede é construir uma estrutura com tábuas ou vigas e cobri-la com material de cobertura. No entanto, uma estrutura de madeira é temporária e não durará muitas estações. As ferramentas necessárias incluem uma chave de fenda, uma serra manual ou circular, uma plaina, um martelo, um machado e uma trena.
Materiais necessários:
- viga de madeira;
- material de cobertura;
- pregos ou parafusos;
- Revestimento para proteger a madeira contra apodrecimento e insetos.
A quantidade de materiais depende das dimensões da construção.
Primeiro, escolha um local. Uma parede bem iluminada, de preferência voltada para o sul, é uma excelente opção. Ela deve ser seca e coberta por plantas trepadeiras perenes. Essas plantas podem crescer rapidamente e obstruir a estrutura, reduzindo a quantidade de luz solar que chega às plantações. Depois de definir o local de instalação, marque o contorno da futura estufa usando estacas de madeira com barbante esticado entre elas.
Para isso, cave um buraco meio metro maior que as dimensões da construção. A profundidade do buraco deve ser de 0,5 a 0,6 metros. Suas bordas são revestidas com palha ou turfa. As paredes são reforçadas com tábuas, compensado ou ardósia plana. Uma camada de drenagem de cascalho fino e areia é despejada no fundo do buraco e compactada completamente. Uma camada de solo fértil de até 30 cm de espessura é colocada por cima.
Você também pode se interessar por:Uma vez concluídos os trabalhos preparatórios, a estrutura pode ser erguida. Ela é montada a partir de vigas, utilizando pregos ou parafusos. Procedimento de instalação:
- Uma estrutura de madeira é colocada no fundo da vala para sustentar a construção. Ela é feita de madeira de 100 x 100 mm. As juntas de canto são feitas com encaixes de meia-madeira ou cavilhas. Elas são fixadas com pinos ou grampos.
- As paredes laterais e frontais estão montadas. A parte inferior (cama), o batente da porta e a viga do teto são feitos de madeira de 50 x 100 mm. Os demais elementos de madeira são de 50 x 50 mm. Uma porta em um dos lados é suficiente.
- Um telhado inclinado é construído utilizando madeira de 50 x 50 mm. O espaçamento entre as travessas não deve exceder 60 cm.
- O painel da porta e as aberturas de ventilação são montados com madeira de 40 x 100 mm. As aberturas de ventilação são colocadas na parede inclinada ou na parede frontal. Os montantes são unidos às travessas por meio de uma junta de esquadria.

- As paredes laterais são fixadas à estrutura com pregos e à casa com parafusos de ancoragem. O painel frontal é pregado a elas e, em seguida, o telhado inclinado é colocado sobre elas. Os elementos são unidos com pregos.
- A porta e as aberturas de ventilação foram instaladas e a moldura foi coberta com antissépticos de penetração profunda.
- Cubra com material isolante.
Estufa com estrutura metálica
Uma estrutura feita de tubos de aço quadrados é altamente durável e resistente. A instalação da estrutura, a marcação do local, a preparação do solo superficial e a drenagem são idênticas às de uma estrutura de madeira. No entanto, o peso adicional exige que a estufa seja instalada sobre uma base de concreto.
Sequência de construção da fundação:
- Cave uma vala ao redor do perímetro da futura estufa. O buraco deve ter de 35 a 40 cm de largura e 50 cm de profundidade.
- A estrutura de cofragem é montada a partir de tábuas, madeira compensada, aglomerado ou OSB.
- Coloque uma tela metálica na vala ou amarre pedaços de reforço.
- Eles despejam o concreto e deixam secar por uma semana.
Você também pode se interessar por:Para construir uma estrutura metálica, você precisará de uma máquina de solda, uma furadeira de impacto, uma chave de fenda, uma esmerilhadeira angular e uma trena. Materiais necessários:
- Tubo de aço com perfil quadrado de 40 x 40 x 3 mm;
- Policarbonato celular com 8 a 12 mm de espessura;
- dobradiças de porta;
- fixadores para policarbonato;
- tinta ou primário;
- eletrodos de soldagem.
A estrutura é montada diretamente no local. A construção começa na parede da casa:
- Os tubos são fixados utilizando âncoras ou soldagem.
- Monte a base. Disponha as peças sobre a fundação e fixe-as umas às outras.
- São instalados postes verticais. As vigas do teto são colocadas sobre eles.
- A estrutura é reforçada com vergas e são formadas as aberturas para portas e janelas.
- Montagem da inclinação do telhado.
- Eles fabricam portas e janelas e as instalam.
- Eles verificam as dimensões da estrutura e a abertura suave dos componentes móveis.
- Todas as juntas são soldadas, limpas de ferrugem e incrustações e pintadas.
Após a soldagem, inicia-se a instalação do policarbonato. As chapas são cortadas no comprimento desejado, com uma folga de 1 a 2 cm, e ajustadas ao local de instalação. Parafusos autoatarraxantes com arruelas térmicas são utilizados para a fixação em estruturas de aço. Os fixadores são posicionados a 2-3 cm da borda. As extremidades e juntas das chapas são seladas com um material impermeabilizante.
Construir uma estufa junto à parede de uma casa é interessante porque é fácil de montar. A carga principal é transferida para um suporte robusto, o que reduz os custos com materiais.

