O cedro é um dos membros mais impressionantes da família dos pinheiros, possuindo notável resistência ao frio e propriedades curativas. Paisagistas frequentemente utilizam essa árvore como elemento decorativo em parques e escritórios, pois ela cresce muito rápido e seu aroma alivia o estresse e a ansiedade. Crescer O cedro pode ser produzido a partir de uma simples semente.O importante é apenas plantar corretamente a espécie escolhida e cuidar bem das mudas.
Qual espécie é a melhor para cultivar?
O cedro cresce nas regiões leste e sul do Mediterrâneo, onde pode suportar temperaturas de até -27°C. Seu crescimento é mais rápido entre os 15 e 25 anos de idade, atingindo uma altura de até cinquenta metros, em comparação com apenas 25 a 35 centímetros nos primeiros cinco anos. Isso o torna uma excelente árvore ornamental devido ao seu tamanho e rápido crescimento.
Primeiramente, é preciso entender qual a finalidade do cultivo da planta e qual tipo de planta melhor se adapta ao ambiente.
- Cerdus libani — a espécie libanesa — caracteriza-se pelo crescimento lento e maior tolerância ao frio, desenvolvendo-se bem em solos alcalinos e em pleno sol. Diferencia-se de outras espécies pelas suas agulhas verde-escuras (existe uma variedade com agulhas turquesa) e copa cônica. É ideal para entusiastas de plantas ornamentais, pois as mudas não são muito espinhosas e são bastante arbustivas.
- O Cedrus deodara, ou cedro-do-himalaia, distingue-se pelo seu aroma agradável e copa ampla com agulhas macias e verde-claras. Esta espécie é mais adequada para quem prefere árvores altas a plantações ornamentais, embora exista uma cultivar chamada "Pygmy" que atinge apenas 30 centímetros de altura.
- O cedro-do-atlas (Cedrus atlantica) não tolera baixas temperaturas e seus galhos quebram facilmente sob o peso da neve. É uma planta bastante exigente e que aprecia sol pleno, mas recompensará seu dono paciente com sua beleza, que varia de acordo com a variedade.
Características e dicas para o cultivo de cedro
Muitas pessoas confundem cedros com pinheiros siberianos, tuia canadense e ciprestes do Alasca, que na verdade pertencem a famílias diferentes e têm aparências distintas. Essa planta é tipicamente encontrada como ornamental em cercas vivas e como árvores adultas em alguns parques. Os cones da árvore secretam resina, então, ao plantá-la, você não precisa se preocupar com roedores comendo as sementes.
Você também pode se interessar por:Se você pretende plantar um cedro, primeiro precisa decidir se vai germinar a partir de sementes ou transplantar uma muda. Em ambos os casos, siga algumas orientações gerais:
- O solo não deve apresentar um nível de acidez elevado, pois os pinheiros são muito suscetíveis à clorose.
- É importante escolher o local de plantio adequado, pois algumas variedades não toleram bem o vento e o excesso de luz.
- A época mais favorável para o cultivo e transplante é o outono, já que a planta está acostumada a condições de frio.
É preciso ter bastante paciência com as sementes:
- As sementes selecionadas não devem apresentar odor desagradável ou manchas na superfície, e sua idade não deve ultrapassar dois anos.
- As sementes de cedro são facilmente afetadas por fungos, por isso precisam ser mergulhadas em uma solução de permanganato de potássio a 5% durante duas horas.
- Em seguida, coloque as futuras plantas em água por três dias, renovando a água diariamente.
- Em seguida, misture as nozes com areia limpa e úmida e coloque-as em um saco de pano ou em uma caixa de madeira com furos para circulação de ar. Refrigere o pacote de sementes por seis meses, armazenando-o a 5–6 °C, e umedeça a areia regularmente.
Após seis meses, as nozes estão prontas para o plantio. Ao plantar, utilize solo arenoso natural, semeando as sementes a um centímetro de profundidade. Mantenha os vasos em local fechado a 21°C, levando-os ocasionalmente para o sol. As mudas devem surgir dentro de um mês após o plantio e logo poderão ser transplantadas para o solo. Durante os meses mais quentes, transfira as mudas para um local iluminado para que se aclimatem aos raios solares, mas faça isso gradualmente.
Oito meses após o plantio, as mudas podem ser transplantadas para o solo. Plante-as próximas umas das outras. Durante os primeiros anos, os cedros são muito exigentes e preferem sombra. As mudas adultas precisam ser fertilizadas e cobertas com cobertura morta (espalhe agulhas caídas ao redor da base do tronco).
Conselho
Evite replantar cedros com mais de três anos, pois eles têm dificuldade em se estabelecer em solo novo e frequentemente morrem. Ao plantar uma muda, escolha um local sombreado no fundo do jardim ou entre árvores. O solo do jardim geralmente é menos adequado para o cultivo dessas plantas, por isso recomenda-se fertilizar mensalmente e cobrir as mudas com cobertura morta a cada primavera. As variedades do Himalaia e do Líbano são as mais resistentes ao inverno.
Você também pode se interessar por:Ao transplantar mudas, você deve seguir algumas regras simples:
- Vale a pena escolher um broto jovem, com um sistema radicular que ainda não esteja seco, caso contrário a muda pode não criar raízes.
- As mudas jovens são muito sensíveis, por isso é importante manusear seu sistema radicular com cuidado.
- As plantas devem ser replantadas com um torrão de terra sobre as raízes, pois isso contém microrganismos benéficos.
- No local onde as mudas serão plantadas, recomenda-se cavar buracos e cobri-los com areia e serragem.
Para reduzir a necessidade de fertilizantes, você pode plantar fungos micorrízicos, como o cogumelo-manteiga ou o cogumelo-leite, nas proximidades. As agulhas de cedro podem ser usadas para fazer um chá; bebê-lo 2 a 3 vezes ao dia melhora a circulação e a estabilidade do sistema nervoso.
