Nem todos conseguem enraizar rosas compradas como flores de corte. Isso porque é importante conhecer a técnica precisa para cultivar rosas a partir de um buquê em casa. Se todas as etapas desse processo forem conhecidas e estudadas, tudo será simples e fácil.
É importante notar que nem todas as flores compradas são adequadas para o enraizamento de rosas. Aquelas cultivadas em estufas domésticas têm a melhor chance de sucesso. Rosas transportadas por caminhão geralmente demoram muito para germinar e podem não produzir nenhum resultado. Isso ocorre porque elas são tratadas com uma grande quantidade de produtos químicos para o transporte de longa distância. Essa conservação prolongada tem um impacto muito negativo no crescimento e desenvolvimento da planta.
Selecionando hastes adequadas para estacas
Portanto, o primeiro passo para cultivar rosas a partir de um buquê em casa (foto) é escolher as rosas certas. Nem todas as flores são adequadas para enraizamento. Cultivar estacas de rosas holandesas de caule longo é simplesmente impossível; nem vale a pena o esforço.
Você pode aumentar suas chances de cultivar rosas domésticas seguindo estas dicas:
- O ideal é usar rosas de um buquê fresco para enraizar. Se as flores ficarem muito tempo em um vaso, perderão a capacidade de enraizar. Isso significa quatro dias ou mais em um vaso;
- Caules verdes e flexíveis não são adequados para este processo. Caules duros que já se tornaram lenhosos também não são adequados. Uma estaca macia que esteja apenas começando a endurecer é a melhor opção;
- Após examinar cuidadosamente o caule, é necessário constatar a presença de uma gema tanto na parte superior quanto na inferior da estaca;
- Caules muito grossos ou muito finos não são adequados;
É melhor fazer isso. flores enraizando A partir de um buquê fresco. Assim que o dono se torna o feliz proprietário das flores, é importante decidir quais hastes serão usadas para o enraizamento. Depois disso, você pode começar o processo em si.
O que fazer a seguir
Quaisquer botões fechados ou flores já desabrochadas precisarão ser removidos. Embora isso seja indesejável em um buquê fresco, é a única maneira de se obter o resultado desejado.
Importante! Você pode colocar o botão cortado em um copo d'água e admirar seu desabrochar. Dessa forma, a beleza da flor não será desperdiçada.
Em seguida, vem o processo de estaquia. Para isso, os caules são cortados em estacas, que devem ter em média de 15 a 30 centímetros de comprimento. Cada estaca, como mencionado anteriormente, deve ter uma gema na extremidade superior e outra na inferior. Quanto mais gemas, melhor. As folhas superiores devem ser cortadas ao meio para reduzir a perda de umidade da planta. As folhas restantes e os espinhos são completamente removidos.
Importante! O corte deve ser feito logo acima do broto superior. Deixe também cerca de um centímetro além do broto inferior. A extremidade inferior deve ser cortada em um ângulo agudo e a extremidade superior em um ângulo reto. Use apenas uma faca afiada. As áreas cortadas devem ser seladas com parafina ou cera de vela.
Agora as estacas estão prontas e podem ser imersas por 24 horas em água com uma pequena quantidade de permanganato de potássio dissolvido. Isso é feito para maximizar o crescimento das raízes.
Quando transplantar as estacas para o solo.
As estacas são plantadas em vasos ou caixas assim que o sistema radicular estiver suficientemente desenvolvido. O solo deve ser preparado previamente e a drenagem deve ser garantida. As rosas requerem cuidados especiais. O transplante para o solo definitivo é possível quando surgirem as primeiras folhas e botões novos.
Ao plantar estacas, é importante que o segundo broto esteja acima do solo. A terra deve ser levemente umedecida antes do plantio. Em casa, as rosas precisam ser mantidas em um ambiente semelhante a uma estufa. Isso pode ser feito usando filme plástico ou uma garrafa plástica comum.
Importante! Durante os dois primeiros anos, você precisará remover todos os botões florais do arbusto. Isso é feito para permitir que as raízes se desenvolvam completamente. Ao cultivar em ambientes internos, borrifar água na planta e fornecer rega moderada é suficiente.
O que mais é importante?
O pior será As flores criam raízes., que foram dadas no inverno. Com a chegada do primeiro mês da primavera, as chances de sucesso do processo aumentam drasticamente. A maioria das flores de um buquê de verão certamente criará raízes.
O que determina o aroma das rosas de interior? Depende das condições. Como garantir que essas condições sejam atendidas:
- As rosas serão mais perfumadas se plantadas em clima quente e seco. Evite dias chuvosos e nublados para o plantio.
- Se você cultivar a flor em solo rico e pesado, ela será perfumada. Solos com drenagem fácil são indesejáveis;
- Não exagere na quantidade de fertilizantes, caso contrário as flores podem perder seu aroma maravilhoso;
- Rosas com pétalas escuras sempre têm um aroma mais intenso;
- Quanto mais grossas as pétalas e os caules, mais perfumada é a flor;
Aliás, existem maneiras de cultivar rosas em casa a partir de um buquê usando batatas. Basta usar batatas em vez de água para a germinação. Em princípio, esse método é bastante interessante, e você pode escolher o método de germinação que for mais conveniente para você.
Isso é tudo o que você precisa saber sobre como cultivar rosas de corte a partir de estacas em casa. O processo não é complicado; o mais importante é escolher as rosas certas para as estacas. A partir daí, você pode usar sua experiência geral com solo e plantas.

Rosas: Variedades e Tipos, Fotos com Nomes e Descrições
Como regar rosas para que floresçam abundantemente
Como cuidar de uma roseira em vaso em casa após a compra.
Mistura de rosas Cordana: cuidados em casa após a compra e pode ser plantada ao ar livre?