Os materiais de construção de estufas atuais oferecem excelentes propriedades de isolamento térmico, possibilitando o cultivo de hortaliças ou mudas mesmo em climas frios. Os fabricantes oferecem aos jardineiros uma ampla gama de materiais de cobertura, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens.

Você pode entrar em contato com empresas que oferecem serviços de entrega e instalação de estufas. No entanto, é importante conhecer os diferentes tipos de materiais de cobertura para escolher o mais adequado às suas necessidades.
Filme de polietileno liso e reforçado e filme de PVC
O filme de polietileno, um material de cobertura tradicional e econômico, está disponível em diversas espessuras e níveis de transparência. É ideal para pequenas estufas e canteiros aquecidos. O polietileno protege contra o vento e geadas precoces, criando uma temperatura confortável para o crescimento das plantas. Suas desvantagens óbvias incluem uma vida útil curta e intolerância a baixas temperaturas (abaixo de -10-12°C).

O filme reforçado é um tecido de três camadas com uma malha de polímero no meio. Ele oferece diversas vantagens que o polietileno comum não possui:
— A permeabilidade ao vapor do material impede o acúmulo de condensação e permite a entrada de ar.
— Resiste a flutuações de temperatura abaixo de zero.
— O material é durável e fácil de instalar.
A película de cloreto de polivinila é um material denso e durável com excelentes propriedades de transmissão de luz, mas que bloqueia os raios infravermelhos. Uma estufa coberta com película de PVC mantém uma temperatura constante mesmo à noite. O material não tolera temperaturas inferiores a -15 °C.
A película de cobertura para estufas é fixada a uma estrutura feita de vigas de madeira, perfis metálicos ou tubos de plástico.
Folhas de vidro e policarbonato na construção de estufas
Estufas de vidro são funcionais e duráveis, mas bastante caras. O vidro retém bem o calor dentro da estufa e protege contra condições climáticas adversas. No entanto, o vidro é um material bastante frágil e pesado, o que dificulta a montagem.
A construção de estufas a partir de caixilhos de janelas antigos está se tornando cada vez mais popular. Isso permite uma economia significativa em materiais para uma estufa confiável.

O policarbonato é amplamente utilizado na construção de estufas. O policarbonato celular, que possui bom isolamento térmico e boa transmissão de luz, é a escolha preferida para esses fins. As desvantagens de uma estufa desse tipo incluem o alto custo do material de cobertura e a possibilidade de deformação em temperaturas altas ou baixas. Para garantir a maior durabilidade da estrutura, recomenda-se proteger as bordas cortadas das placas de policarbonato com capas especiais.
Agrofibra
O agrotextil, ou agrofibra, é um material leve, ecológico e de longa duração. Está disponível em diversas densidades e cores. A agrofibra branca de alta densidade é utilizada na construção de estufas. Este material apresenta as seguintes qualidades positivas:
— A agrofibra é capaz de permitir a passagem de líquidos sem absorvê-los.
- Protege da geada e retém o calor.
- Oferece excelente proteção contra granizo e pragas.
— O material permite a passagem de ar e impede o acúmulo de condensação.

O tecido é fácil de trabalhar e o material leve elimina a necessidade de uma estrutura reforçada. A fibra é fixada aos arcos ou ripas da estufa por meio de amarras. Ao final da temporada, o material é removido, limpo e armazenado até o ano seguinte. Apesar de todas as suas vantagens, esse material de cobertura é caro.
Para construir a estrutura de uma estufa, utilizam-se madeira (vigas, ripas), perfis metálicos e vergalhões, ou tubos de plástico. Cada jardineiro escolhe o formato, o tamanho e os materiais de construção com base no seu orçamento e na localização específica da estufa. Dá-se especial atenção às condições climáticas, escolhendo um material de cobertura denso, se necessário, e construindo uma estrutura de estufa robusta.

Como escolher uma serra para o seu jardim: tudo o que um jardineiro precisa saber.
Cortadores de grama robóticos: você deveria confiar seu gramado a esses ajudantes automáticos?
Qual a melhor mangueira de jardim? Todos os aspectos a considerar.
Aparadores de grama elétricos ou a gasolina: qual escolher para o seu jardim?