
Hoje em dia, é fácil construir um sistema de irrigação por gotejamento para sua casa de campo sem custos extras de instalação. Você pode comprar os componentes em lojas especializadas online ou em grandes redes, ou usar seus próprios materiais e criatividade. A opção mais fácil é comprar um sistema de irrigação automatizado pronto, que só precisa ser montado.
O que é irrigação por gotejamento?
A ideia da irrigação por gotejamento surgiu com os agricultores no século passado e foi utilizada para criar sistemas de irrigação para hortaliças e melões em regiões áridas. O principal objetivo desse tipo de irrigação é fornecer umidade vital precisamente à zona radicular de hortaliças (tomates, pimentões, berinjelas), árvores frutíferas, arbustos ou morangueiros.
O principal elemento do sistema é uma fonte de água, que fornece umidade à área desejada do jardim (pomar) e goteja no solo em pequenas quantidades. O fornecimento e o desligamento da água podem ser automáticos, programados, quando o nível de umidade desejado no solo for atingido ou manualmente.
As linhas de abastecimento de água (tubos, fita, mangueira) devem alcançar cada planta e fornecer água diretamente às raízes. A pressão é criada usando uma bomba ou elevando a fonte a uma altura suficiente.
Vantagens da irrigação por gotejamento
Aqui está uma lista dos benefícios da irrigação por gotejamento para quem ainda carrega regadores e mangueiras pelo jardim. Em primeiro lugar, ela economiza água, tempo e energia. Essa é uma grande vantagem, principalmente se a água não for de uma fonte natural, mas sim de um sistema pago de abastecimento, e o fluxo for monitorado por um medidor.
Com uma rega bem organizada, é possível economizar cerca de 80% de água, satisfazendo plenamente a necessidade de umidade das plantas.
O uso das gotas tem um efeito positivo nas plantas:
- O solo está sempre úmido, não há excesso nem falta de umidade;
- A umidade ideal na zona radicular serve como medida preventiva contra infecções fúngicas e melhora a imunidade;
- Sem queimaduras solares;
- O sistema permite combinar a rega com a fertilização das raízes.
Durante o tempo quente, os proprietários de estufas ficam especialmente satisfeitos com a irrigação por gotejamento. A irrigação por gotejamento, combinada com cobertura morta e boa ventilação, proporciona condições confortáveis para as plantas e facilita muito a vida dos jardineiros.
Como fazer um sistema de irrigação por gotejamento você mesmo sem gastar muito dinheiro
Para economizar dinheiro e ter o mínimo de ferramentas possível em suas casas de campo, muitas pessoas constroem seus próprios sistemas de irrigação por gotejamento usando materiais facilmente disponíveis. Esses sistemas caseiros melhoram a qualidade da irrigação.
Você precisará de uma fonte de água com capacidade mínima de 100 litros. Galões e barris de plástico são adequados para essa finalidade. A altura do recipiente é crucial: deve ser de pelo menos 1 m e, de preferência, de 1,5 a 2 m.
A pressão da água no sistema dependerá da altura em que o barril estiver localizado.
É prático colocar o recipiente sob um ralo. Essa localização tem duas vantagens: reduz o consumo de água da torneira e a água da chuva contém amônio e ferro, que são benéficos para as plantações da horta. A água é fornecida aos arbustos, árvores e canteiros da estufa usando mangueiras de jardim.
Corte a mangueira e faça furos nela após desenhar um plano de irrigação preciso. Corte pedaços ligeiramente maiores do que o indicado no plano para compensar eventuais folgas. Disponha os pedaços resultantes de acordo com o desenho, conecte-os e instale as torneiras nos locais desejados. Use um prego quente ou uma furadeira para fazer os furos nos locais designados para o abastecimento de água.
opções de sistema de irrigação por gotejamento
Para quem gosta de trabalhos manuais, existem várias maneiras de instalar um sistema de irrigação por gotejamento no jardim. Uma opção é comprar um em uma loja de jardinagem:
- Mangueira para fornecer água à estufa (ao canteiro de jardim);
- fitas com o comprimento necessário;
- guindastes;
- acessórios.
Existem kits prontos disponíveis que incluem tudo o que você precisa (fita adesiva, mangueiras, torneira, conexão em T, abraçadeiras) e instruções de montagem, mas você pode criar rapidamente um sistema de irrigação simples usando as dicas de quem já fez projetos por conta própria.
Design tradicional
Em casas de campo e casas de veraneio, utiliza-se um sistema de irrigação clássico, composto por um barril (fonte de água) e um sistema de distribuição de água ramificado, formado por tubos (mangueiras), tampões, mangueiras especiais (fitas), conectores iniciais, conexões em T e torneiras.
Os canos funcionam como uma rede de distribuição de água, levando água para as plantas em canteiros ou estufas. A água é distribuída para as plantas através de mangueiras especiais com gotejadores instalados. Ao selecionar um gotejador, considere as seguintes características:
- produtividade (l/hora);
- O intervalo entre gotejadores para mangueiras é de 0,2 a 1,5 m, para fitas de 0,15 a 0,3 m;
- espessura da parede da fita (mangueira).
O desempenho ideal da mangueira é de 1,2 a 4 litros por hora.
Mangueiras de parede espessa (20 mm ou mais) são mais caras, mas têm uma vida útil mais longa do que as de parede fina. As fitas de gotejamento são mais finas (0,12-0,4 mm), têm formato oval e estão disponíveis em dois tipos: sem costura e com revestimento. O comprimento permitido para mangueiras de irrigação é de 250 m com 16 mm de diâmetro e de 450 m com 22 mm de diâmetro.
Tubos de polipropileno são instalados desde a fonte até as mangueiras ou fitas de irrigação, e conexões são utilizadas para interligar as estruturas. Para isolar a zona de irrigação da fonte, válvulas são instaladas no sistema, posicionadas após as conexões em T, para evitar que detritos obstruam as aberturas da fita. Um filtro é instalado em cada fonte.
Sistema de irrigação por gotejamento faça você mesmo usando garrafas de plástico
Durante o inverno, é fácil acumular um grande número de garrafas de plástico, com capacidade entre 1,5 e 2 litros. Na primavera, elas serão muito úteis no jardim, onde você poderá construir uma estrutura simples para levar água até as raízes das plantas. Prepare suas ferramentas: uma furadeira e uma broca de 2 mm.
A garrafa comporta líquido suficiente para três dias. Para quem visita o campo ocasionalmente, este modelo facilita a rega regular de culturas que necessitam de muita umidade (pepinos, pimentões) tanto em estufas quanto em campo aberto.
Etapas para fazer uma garrafa cair:
- São feitos furos no pneu;
- O fundo do recipiente está cortado, mas não completamente;
- perto do arbusto (tomate, pimentão, morango), na área das raízes, cava-se um buraco (não superior a 15 cm);
- A garrafa é colocada no recesso, inclinada a 45° em relação ao nível horizontal;
- Adicione água.
Em vez de um pneu furado, você pode usar estacas de irrigação compradas em lojas de jardinagem. Elas se encaixam no gargalo da garrafa e são inseridas no local desejado. O formato da garrafa é adequado para a irrigação das raízes. Em vez de água, adiciona-se fertilizante líquido.
Rega com gotejadores medicinais
Gotejadores médicos baratos são usados para criar um sistema de irrigação simples para uma casa de verão. Você também precisará de um tubo de polietileno com 25 mm de diâmetro e algumas ferramentas: uma furadeira com broca de 4 mm e uma agulha de costura grossa.
Uma agulha é usada para retirar o filtro do frasco de gotejamento, e uma furadeira é usada para fazer o número necessário de furos no tubo para os gotejadores. Os tubos são dispostos ao redor do local, soldados entre si, e a nascente é equipada com uma torneira e um filtro.
Para evitar que a sujeira do fundo do barril entre no sistema, um furo para a torneira é feito a uma altura de 7 cm do fundo do recipiente.
Um filtro de água é instalado após a torneira, e o cano principal de abastecimento de água é conectado a ele. Uma extremidade do gotejador é inserida nos orifícios perfurados nos canos, e a outra extremidade, com o dispensador, é fixada a uma estaca e instalada no ponto de irrigação. A vazão da água é ajustada por meio de braçadeiras.
Irrigação por gotejamento utilizando tubos de polipropileno
Os tubos de polipropileno duram muitos anos, não enferrujam e são fáceis de soldar. Além dos tubos, você precisará de:
- um barril de 100 litros ou mais;
- válvula (esfera);
- filtro de água;
- camisetas;
- torneiras.
Primeiramente, elabora-se um diagrama indicando as dimensões exatas e marcando os pontos de irrigação. Calcula-se o comprimento total dos canos e o número de ramificações. O reservatório é elevado a uma altura de 1,5 a 2 metros, e uma torneira é instalada em sua parte inferior, com uma folga de 7 a 10 cm em relação ao fundo. Um reservatório de 100 litros é suficiente para fornecer água a um jardim de 50 metros quadrados.
Uma extremidade da linha central é conectada a um recipiente (filtro), uma tampa é colocada na outra extremidade, e cada tubo de ramificação também deve ter uma tampa. Furos são feitos nos tubos (ramificações). Depois que todas as peças estiverem montadas, o recipiente é enchido, a torneira é aberta e a água é verificada para garantir que chegue aos canteiros.
Irrigação por gotejamento subterrâneo
A irrigação subterrânea reduz a evaporação da umidade, diminuindo assim o consumo de água. O controle de ervas daninhas leva menos tempo e elas não crescem sem irrigação superficial. Uma grande vantagem da irrigação subterrânea é a ausência de crosta; o solo na superfície está sempre solto, permitindo boa oxigenação das raízes.
Um sistema de irrigação por gotejamento subterrâneo é uma boa opção para uma estufa: as instalações não ocupam espaço valioso, a umidade do ar e do solo se mantém normal e as plantas não sofrem com a falta de oxigênio.
Ferramentas necessárias
Primeiro, você precisará de uma pá. Será necessário cavar valas, já que todas as instalações ficarão subterrâneas. As ferramentas necessárias incluem uma furadeira e uma tesoura. A furadeira é usada para fazer furos nos canos e a tesoura para cortar a película de polietileno. Os canos usados para irrigação subterrânea são feitos de polipropileno, portanto, conectá-los requer um conjunto básico de ferramentas:
- ferro de soldar;
- faca de aço;
- serra manual;
- Lápis e fita métrica.
Ferros de soldar simples para propileno são baratos, mas não precisam necessariamente ser comprados; podem ser alugados por curtos períodos.
Processo de fabricação e instalação
Primeiro, faça um diagrama e tire as medidas para determinar o comprimento necessário do tubo. Tubos de polietileno com diâmetro de 20 a 40 mm são adequados para irrigação subterrânea. Furos com diâmetro de 2 a 3 mm devem ser feitos com espaçamento de 20 a 40 cm, utilizando uma furadeira.
É necessário instalar um filtro de água no recipiente para purificar a água.
As valas são cavadas até a profundidade das raízes, de acordo com o plano desenvolvido, mantendo-se a distância entre elas entre 40 e 90 cm, e então a instalação é iniciada.
- Tiras de polietileno são colocadas no fundo e nas paredes;
- Uma camada de pedra britada é vertida sobre o polietileno, com uma espessura mínima de 4 cm;
- Os tubos são colocados sobre a camada de drenagem;
- Os tubos são soldados, revestidos com geotêxtil e preenchidos com cascalho e terra.
O reservatório de água é elevado acima do solo, de modo que a diferença de altitude cria pressão no sistema. A tubulação principal é conectada à fonte por meio de uma mangueira flexível que passa por um filtro.
Se você não quiser trabalhar com as mãos
Pessoas ocupadas não têm tempo para construir estruturas caseiras ou selecionar componentes de irrigação por conta própria; elas preferem comprar sistemas prontos. Sistemas de irrigação industriais são populares entre jardineiros:
- AquaDusya, torneira de água AquaDusya, AquaDusya automática;
- Andarilho-d'água;
- Sistemas de irrigação da Gardena;
- Gota de orvalho;
- Erro;
- Colheita;
- PDA 24K.
Como escolher um sistema de irrigação por gotejamento
Para quem visita raramente a sua casa de campo, os sistemas Vodomerka, AquaDusya automático e KPK 24K são ideais. Estes sistemas estão equipados com controlos automáticos, um programa de rega predefinido e podem regar estufas e canteiros quando o proprietário está ausente ou ocupado com outras tarefas.
Existem kits Rosinka, KPK 24, Urozhai e Gardena sem controles automáticos, que regulam manualmente o fluxo de água e ligam e desligam o sistema. A maioria dos sistemas industriais de irrigação por gotejamento é projetada para ser alimentada por um reservatório. Os kits AquaDusya Water Tap e Gardena podem ser usados com uma rede de abastecimento de água ou com uma estação de bombeamento.
Caso não haja fornecimento de eletricidade na dacha, eles compram kits nos quais a automação funciona com baterias.
Ao comprar, avalie o desempenho do sistema e suas necessidades:
- área irrigada;
- número de leitos;
- tipo de culturas hortícolas.
Cada hortaliça ou cultura de jardim requer um certo volume de água para cada irrigação.
Instalação do sistema em estufa ou horta.
A instalação começa com a montagem e fixação do reservatório de água. Uma torneira é instalada para conectar o reservatório à rede de água e outra para conectar à tubulação principal que leva água até o local de irrigação. O reservatório é então montado sobre um suporte.
Primeiro, conecte o filtro e, em seguida, a automação (temporizador, controlador). Para prolongar sua vida útil, recomenda-se colocá-los em caixas plásticas que protejam a automação da chuva e da poeira.
Vamos começar a instalar o sistema de irrigação:
- Uma linha principal é instalada entre os canteiros (na estufa);
- Utilizando conexões (cantos, tês), são feitas ramificações nos locais necessários;
- São feitos furos no tubo principal;
- Gotejadores ou fitas de irrigação são inseridos nos orifícios;
- As fitas são instaladas na zona de irrigação, os gotejadores são distribuídos nos locais de plantio;
- Encha o recipiente com água;
- Eles estão fazendo um teste.
O sistema automático é configurado após a avaliação da qualidade da irrigação. O temporizador (controlador) define a frequência e a duração da irrigação.
Como automatizar o processo de "irrigação por gotejamento inteligente" com suas próprias mãos.
A automação inteligente (temporizadores, controladores, sensores) facilita a vida dos jardineiros. Instalar um temporizador (eletromecânico ou elétrico) na fonte de água permite o fornecimento e o desligamento automáticos da água em intervalos definidos.
Para que o temporizador funcione, a pressão no sistema é mantida por meio de uma bomba. Na escolha do temporizador, as seguintes características são avaliadas:
- poder;
- ruído produzido durante o funcionamento;
- resistência a compostos químicos.
Isso significa que o motor deve ser suficientemente potente, silencioso e não ser afetado por soluções fertilizantes. Se a pressão for instável, instala-se um redutor de pressão.
O controlador define um programa que controla a rega ao longo de vários dias. A automação utiliza sensores para analisar os seguintes parâmetros:
- pressão da água;
- nível de umidade do solo;
- temperatura do ar.
Os controladores estão disponíveis em versões de canal único e multicanal. Vários temporizadores de canal único podem ser instalados em um sistema de irrigação por gotejamento ramificado.
Conclusão
Montar um sistema de irrigação não leva muito tempo. Não há nenhum trabalho particularmente complexo envolvido, então qualquer pessoa com alguma habilidade com uma furadeira consegue montá-lo. O orçamento da sua família vai determinar se um sistema de gotejamento caseiro, feito com materiais reciclados, é melhor do que um sistema pronto, nacional ou importado. Para evitar perder tempo com solução de problemas e reparos, tire medidas precisas, faça um diagrama e instale-o corretamente.

Como escolher uma serra para o seu jardim: tudo o que um jardineiro precisa saber.
Cortadores de grama robóticos: você deveria confiar seu gramado a esses ajudantes automáticos?
Qual a melhor mangueira de jardim? Todos os aspectos a considerar.
Aparadores de grama elétricos ou a gasolina: qual escolher para o seu jardim?
Vyacheslav
A irrigação por gotejamento é ótima! Mas!
O uso de garrafas de plástico exige uma grande quantidade delas e muito espaço no canteiro, além da necessidade frequente de enchê-las.
A fita de gotejamento entope em 1,5 a 2 meses, mesmo com filtros finos, e ainda mais rápido sem eles. Isso é causado por microalgas que se formam em um sistema com fluxo de água muito baixo (como comprovado pela experiência).
Os cateteres intravenosos duram mais tempo, mas também podem entupir.
É preciso melhorar o sistema de distribuição de água para que ele não apresente essas deficiências. Pretendo trabalhar nisso na próxima temporada.
Vyacheslav
Por falar em temporizadores: existem temporizadores que funcionam em sistemas de alimentação por gravidade. Eu uso um desses. Não precisa de bomba.
Olá, moderador tranquilo!