O abeto anão é um belo complemento para qualquer jardim. Possui uma copa cônica e plana, com agulhas verde-glaucas.
Com os devidos cuidados e tratamento oportuno de doenças, os abetos anões podem crescer em ambientes internos e atingir uma altura de no máximo 1 metro. Estou compartilhando fotos das minhas belezas. Se plantadas em campo aberto, essas árvores podem atingir uma altura de 3 metros.
Regras de aterrissagem
O processo de plantio deve ser abordado com cuidado. O crescimento das plantas depende disso. Jardineiros experientes recomendam seguir algumas regras:
- O plantio deve começar na segunda quinzena de abril ou em agosto. É nessa época que as plantas estão mais ativas.
- O local onde o abeto é cultivado deve ser bem iluminado. Caso contrário, a árvore perderá sua aparência ornamental.
- É importante preparar uma camada de drenagem. Tijolos quebrados ou pedra britada podem ser usados para drenagem.
- O abeto-anão tem necessidades especiais de solo. Para garantir que a planta prospere, o solo deve ser preparado adequadamente. Isso requer a mistura de terra, areia, turfa e húmus.
Plantando um abeto anão
O processo de plantio consiste nas seguintes atividades:
- A camada de drenagem deve ser preenchida com terra e regada.
- A planta, juntamente com o torrão de raízes, deve ser retirada do vaso e cuidadosamente colocada no buraco.
- É importante garantir que a árvore esteja nivelada. Qualquer espaço vazio deve ser preenchido com terra.
- Por fim, você precisa regar e colocar cobertura morta.
Agora vamos falar sobre os cuidados com os abetos anões e, em seguida, veremos suas doenças e tratamentos.
Cuidando de um abeto anão
Uma planta bonita só pode ser alcançada com os cuidados adequados. Os procedimentos de cuidado incluem o seguinte:
- Rega. Plantas adultas podem tolerar períodos de seca de até duas semanas. Plantas jovens precisam de rega regular, que deve ser feita uma vez por semana.
- Afofar a terra. Este procedimento é especialmente importante durante períodos de seca. Afofar a terra permite que a umidade evapore lentamente, possibilitando que as raízes recebam ar suficiente.
- Fertilizante. Qualquer planta precisa de nutrição adicional. Os abetos anões requerem fertilizantes complexos. Formulações com baixo teor de nitrogênio são as melhores. Fertilizantes orgânicos também são muito benéficos. Vermicomposto e composto orgânico são especialmente benéficos. Fertilizantes contendo farinha de dolomita são extremamente benéficos.
- A cobertura morta é outro procedimento importante que deve ser realizado prontamente. Serragem, agulhas de pinheiro e casca de árvore podem ser usadas como cobertura morta. A cobertura morta previne o apodrecimento das raízes e mantém as árvores com uma aparência atraente por muitos anos.
O solo coletado debaixo de um abeto florestal tem um efeito muito positivo no desenvolvimento de pinheiros.
Doenças do abeto anão
Embora as plantas sejam resistentes a muitas doenças, algumas ainda se fazem presentes. As doenças mais comuns do abeto são:
Schütte
Uma doença fúngica. O abeto primeiro fica preto e depois coberto de geada. Isso faz com que as agulhas caiam. Tratamentos como Alirin-B e Trichodermin podem ajudar a salvar as plantas. Em casos graves, as árvores terão que ser removidas do local.
Traqueomicose
As árvores jovens são as primeiras a sofrer. As agulhas ficam vermelhas e logo caem completamente. As plantas não podem ser salvas; terão que ser arrancadas e queimadas.
Ferrugem
A doença danifica as agulhas, fazendo com que elas amarelem. O tratamento com Gliocladin ou Vectra ajudará a salvar as árvores.
Os abetos anões são plantas incríveis. Eles atraem a atenção com sua aparência ornamental. Manter a beleza dessas mudas é fácil. Basta seguir os procedimentos básicos de cuidado, identificar doenças precocemente e realizar a manutenção de forma eficiente e oportuna.
