Clerodendrum thomsoniae: cuidando da flor em casa

Flores

Os clerodendros são plantas perenes da família Verbenaceae, nativas dos trópicos africanos. Essas flores são frequentemente chamadas de Árvores do Destino, Volkamerias e Amor Inocente. Formas arbustivas e trepadeiras dessa planta são cultivadas em ambientes internos. Sua popularidade deriva da rara combinação de baixa manutenção e beleza estonteante.

Clerodendrum thomsoniae é uma das variedades mais conhecidas dessa planta. Ela cresce como uma trepadeira decídua com caules ramificados e entrelaçados. Cuidar de Clerodendrum thomsoniae em condições típicas de interior não é difícil. Embora certas situações possam apresentar alguns desafios, estes podem ser facilmente evitados se todas as orientações de cultivo forem seguidas.

Descrições de Clerodendrum pela Sra. Thompson

Na natureza, os ramos do Clerodendrum thomsoniae podem atingir 4 m de comprimento, e suas folhas podem chegar a 17 cm. Em ambientes internos, a planta não cresce tanto, mas, se não for podada, pode atingir alguns metros. Os ramos são trepadores, flexíveis e propensos a se entrelaçarem. Com o tempo, tornam-se lenhosos.

As folhas crescem opostas. Elas se prendem aos brotos por pecíolos curtos. As lâminas são ovais com a ponta ligeiramente alongada. A nervura é bem visível. A textura das nervuras cria a impressão de uma superfície acolchoada. As folhas são de um verde escuro uniforme, mas também existem híbridos variegados da variedade Mrs. Thompson.

Esta espécie de Clerodendrum geralmente floresce uma vez por ano, da primavera ao outono. Alguns cultivadores conseguem estimular florações adicionais. As inflorescências se formam nas axilas das folhas dos ramos laterais. São racemosas e contêm de 8 a 20 flores.

A flor do clerodendro possui uma estrutura incomum:

  • uma bráctea branca de cinco lóbulos que se assemelha a uma lanterna;
  • corola escarlate de cinco lóbulos, semelhante a uma borboleta;
  • longos estames-antenas amarelos.

Na foto, você pode apreciar a elegância da flor clerodendro.

Algumas variedades distinguem-se pelas brácteas de cor creme. As corolas caem muito rapidamente, mas as brácteas persistem por bastante tempo. Com o tempo, mudam de cor: primeiro ficam rosadas, depois lilás. Após a flor murchar, forma-se um fruto laranja brilhante no seu lugar. Dentro do fruto encontra-se uma única semente.

Considera-se que os híbridos mais interessantes sejam as seguintes variedades de clerodendro:

  1. Após a floração, as estípulas apresentam inicialmente uma coloração lilás pálida.
  2. Albo marginata é um híbrido variegado com folhas quase branco-amareladas.
Interessante!
Outra característica distintiva desta espécie é o seu aroma semelhante ao da lilás. As flores do clerodendro não têm perfume — o aroma provém das folhas da planta.

Cuidando de Clerodendrum thomsoniae em casa

Cultivar uma flor em casa não é difícil. O principal é seguir as recomendações de cuidado com a planta e proporcionar-lhe um período de dormência durante o inverno.

Iluminação

A flor requer bastante luz brilhante. O ideal é que a clerodendro receba de 10 a 12 horas de luz solar por dia. Como a luz solar direta pode ser prejudicial à aparência da planta, ela deve receber bastante luz indireta.

Cuidado
O ideal é colocar o vaso de flores nos parapeitos das janelas voltadas para oeste ou leste.

Em um local voltado para o sul, a planta precisará de alguma sombra, especialmente ao meio-dia, quando a luz solar está mais intensa. Uma planta voltada para o norte não é a melhor escolha. Sem iluminação adicional, o clerodendro pode não florescer.

Temperatura e umidade

O cultivo desta flor requer a manutenção de um regime de temperatura específico. Durante a estação de crescimento, formação dos botões e floração, a temperatura do ar deve estar entre 18 e 25 °C. Caso contrário, a trepadeira não florescerá.

Durante o inverno, a temperatura é gradualmente reduzida para +15°C. Nesse período, a planta repousa e se prepara para um novo ciclo vegetativo. Para garantir a longevidade e a abundância da próxima floração, ela deve ser mantida em condições frescas. Evite o excesso de frio. A temperatura mínima aceitável para o cultivo do clerodendro é de +13°C.

Clerodendro
A flor não tolera ambientes úmidos, portanto, o cômodo onde ela está plantada precisa ser ventilado regularmente. No entanto, a planta deve ser protegida de correntes de ar.

As clerodendras crescem bem em ambientes com alta umidade. Recomenda-se borrifar água ao redor da planta diariamente e limpar as folhas periodicamente com uma toalha úmida. A borrifada deve ser feita apenas com um jato fino de água. No verão, a planta pode ser colocada sob um chuveiro com água morna.

Você pode aumentar os níveis de umidade com um umidificador. No inverno, mantenha o vaso de flores longe de aparelhos de aquecimento, que podem ressecar o ar.

Regar e fertilizar

Durante a estação de crescimento, regue abundantemente. Evite deixar a camada superficial do solo secar. Regue o clerodendro de acordo com o seguinte cronograma:

  • Período vegetativo – duas vezes a cada 7 dias;
  • Período de floração – a cada 2 dias;
  • Período de repouso - 1 vez por semana com uma pequena quantidade de água.
Rega
Para regar e pulverizar, use apenas água macia que tenha repousado por pelo menos 24 horas.

Os sais presentes na água doméstica deixam uma camada branca desagradável nas folhas da planta. Portanto, filtre essa água antes de usá-la. O ideal é regar a planta com água da chuva decantada.

O clerodendro requer fertilização. A deficiência de nutrientes resulta na perda do valor ornamental e na ausência de floração. A fertilização deve começar imediatamente após a planta sair do período de dormência. Não se deve fertilizar mais de 2 a 3 vezes por mês.

Conselho!
Especialistas recomendam alternar fertilizantes orgânicos e minerais.
Uma infusão de estrume fresco de vaca ou excrementos de pássaros é ideal para a planta. A composição dos fertilizantes minerais depende da fase em que a videira se encontra. Durante a estação de crescimento, aplicam-se fertilizantes nitrogenados. Durante a brotação e a floração, a planta necessita de complexos ricos em potássio e fósforo.

Para prevenir a clorose, o clerodendro deve ser adubado com ferro. Jardineiros experientes fazem isso enterrando um prego enferrujado no substrato durante o replantio.

Doenças e pragas

Na maioria das vezes, o Clerodendrum é afetado pelas seguintes doenças:

Definição Sintomas Tratamento
Clorose Folhas amareladas e murchas que eventualmente se enrolam e caem. Os botões ficam deformados e as raízes morrem. A planta é limpa de todas as áreas afetadas e tratada com fungicidas diversas vezes. O solo é substituído por solo novo. O vaso e as ferramentas são desinfetados.
Podridão bacteriana O crescimento está diminuindo. Manchas pretas de crescimento rápido aparecem nas folhas. Uma camada pegajosa está presente nas raízes.
podridão cinzenta As folhas ficam cobertas de manchas marrons. Logo, uma penugem cinza aparece sobre elas.
Fusarium Todas as partes aéreas da planta ficam amarelas e depois secam. A doença se espalha de baixo para cima. Uma camada gelatinosa e rosada de mofo é visível nas raízes.

Os clerodendros podem ser infestados pelas seguintes pragas:

  1. Pulgões. Esses insetos translúcidos cobrem os brotos como um tapete denso. O crescimento da planta fica mais lento. Folhas e botões se deformam e caem.
  2. Moscas-brancas. Essas pragas brancas são facilmente visíveis contra as folhas verde-escuras. As infestações causam deformações nas folhas da planta.
  3. Ácaros. Essas pragas são identificadas pelos finos fios de teia presentes nas folhas e pecíolos. As folhas murcham e as flores perdem seu viço.
Observação!
A forma mais eficaz de controlar pragas é tratar a planta com inseticidas.

Como propagar e transplantar uma flor em casa

Os clerodendros jovens são replantados anualmente, enquanto os adultos são replantados a cada 2-3 anos. A planta se propaga de duas maneiras: por sementes e por estacas.

Transferir

O replantio é realizado após a planta sair do período de dormência. O procedimento é o seguinte:

  1. Forre o fundo do vaso com uma camada de argila expandida para drenagem.
  2. Uma fina camada de substrato fresco é vertida sobre ele.
  3. A planta e seu torrão de raízes são colocados no solo. Os espaços vazios no vaso são preenchidos com terra nova.
  4. O solo está levemente pisoteado.
  5. As plantas são regadas e adubadas.

O substrato utilizado é uma mistura de turfa (1/3), areia grossa (1/3), terra vegetal (1/6) e argila (1/6).

Clerodendro
O clerodendro pode ser cultivado em solo universal, adicionando-se um pouco de areia.

A planta tem raízes muito frágeis, por isso o replantio é feito exclusivamente por transferência de um vaso para outro. Pelo mesmo motivo, não é recomendável inserir suportes nos vasos. Estes devem ser instalados antes de colocar a planta no vaso.

Reprodução

A propagação por sementes é um processo bastante trabalhoso. Para cultivar uma flor a partir de sementes, siga estes passos:

  1. O recipiente está cheio de solo composto por relva, areia e turfa.
  2. Semeie as sementes em solo úmido. Cubra o recipiente firmemente com filme plástico, vidro ou uma tampa transparente.
  3. Forneça às mudas luz indireta e intensa, além de alta umidade. O recipiente com as mudas deve ser aberto diariamente para ventilação.
  4. Quando surgirem 4 folhas completamente desenvolvidas, as mudas são transplantadas para vasos individuais.

A época de semeadura é determinada pela planta da qual as sementes foram coletadas. Ela coincide com o novo ciclo de crescimento da planta-mãe.

Reprodução
Normalmente, esse período vai do final de fevereiro ao início de março.

Um método mais simples de propagação da flor é por meio de estacas. Os ramos cortados durante a poda de primavera são enraizados em água. As estacas enraizadas são transplantadas para um substrato adequado para clerodendros.

Estacas
Para estimular o crescimento de caules laterais, as extremidades dos brotos são beliscadas.

Perguntas frequentes sobre cultivo

Essa planta pode ser cultivada em um canteiro?
O clerodendro não é cultivado em jardins. A planta não está adaptada às condições de temperatura do nosso clima. Durante o verão, pode ser colocada no vaso ao ar livre para receber ar fresco. Isso a fortalecerá e a tornará ainda mais viçosa. No entanto, assim que a diferença entre as temperaturas diurnas e noturnas ultrapassar 5°C, deve ser trazida de volta para dentro de casa.
Por que as folhas caem?
Se uma planta perde folhas durante seu período de crescimento ativo, é sinal de cuidados inadequados. Isso pode ser devido à umidade insuficiente, ar seco ou falta ou insuficiência de fertilizante no solo.
Como podar?
A poda pode ser feita em março-abril. Consiste na remoção de galhos secos e no formato da copa. Além disso, você pode beliscar as pontas dos brotos para estimular a floração e o crescimento de ramos laterais. Preste atenção especial à parte interna do arbusto, pois é onde os brotos costumam ter pouca luz e oxigênio. O clerodendrum pode ser cultivado em qualquer formato: rasteiro, padrão ou arbustivo.
Como escolher a panela certa?
Como a planta possui um sistema radicular muito desenvolvido, o vaso deve ser profundo e espaçoso. As mudas devem ser plantadas em vasos com diâmetro do gargalo de 11 cm. A cada replantio, utilize um vaso 2 cm maior. É preferível usar um vaso feito de materiais que permitam a respiração da planta, como barro ou cerâmica. O fundo deve ter furos de drenagem e um prato removível.

Clerodendrum thomsoniae é uma trepadeira de crescimento rápido e altamente ornamental. Ao contrário de algumas outras espécies desta planta, Clerodendrum thomsoniae é fácil de cuidar.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates