Como controlar ácaros em roseiras usando remédios caseiros

Rosa

Rosa vermelha

Em jardins de rosas, os ácaros, uma das pragas mais perigosas, representam uma séria ameaça. Eles se escondem na parte inferior das folhas e sugam a seiva das plantas. Se a praga foi descoberta recentemente, você pode se livrar dela usando remédios caseiros, muitos dos quais se mostraram altamente eficazes contra diversos insetos nocivos.

Algumas palavras sobre a praga

ácaro

O ácaro-aranha é um pequeno inseto aracnídeo de formato oval, com cerca de 1 milímetro de tamanho e coloração vermelha (as larvas são verde-claras). A seiva das plantas é a principal fonte de alimento dessa praga. Onívoro, ataca praticamente qualquer planta que encontra. Ele pode percorrer longas distâncias utilizando sua teia. Em temperaturas acima de 23°C (73°F), o ácaro se reproduz rapidamente, depositando até centenas de ovos nas folhas. As larvas são particularmente vorazes, alimentando-se da seiva das plantas. Isso interrompe a fotossíntese, debilitando a planta e, eventualmente, levando-a à morte.

Atenção!

Os ácaros atacam com mais frequência arbustos jovens que não possuem um sistema imunológico forte. Esses arbustos são atacados pela praga e não conseguem desenvolver botões.

Causas da infecção

rosa em uma teia

Se um carrapato já chegou ao seu jardim, em poucas semanas seus numerosos descendentes dominarão toda a flora local. Ele não poupa hortaliças, árvores frutíferas ou flores. A praga se espalha pelo ar, carregada pelo vento de planta para planta. Animais de estimação também podem ajudar o parasita (carregando-o em seus pelos). A invasão do território geralmente ocorre em clima quente e seco, quando há acúmulo de poeira. O carrapato pousa primeiro em plantas que crescem na periferia do jardim e, a cada nova rajada de vento, avança para o interior.

As roseiras que não recebem os cuidados adequados são frequentemente atacadas por ácaros. Sem fertilização regular, cultivo do solo e poda, o sistema imunológico das plantas fica enfraquecido, tornando-as incapazes de resistir ao ataque da praga. A situação é agravada pelo plantio denso e pelo crescimento de brotos.

Fato!

O cuidado inadequado com as roseiras é uma das principais causas de infestação por ácaros. A irrigação insuficiente e o plantio muito denso reduzem as chances de sobrevivência das roseiras.

Sinais e como reconhecer ácaros em roseiras

Este inseto é tão pequeno que pode ser muito difícil de detectar nas delicadas folhas das roseiras. Isso só é possível com uma lupa. O ácaro pode ser visto a olho nu quando cresce, mas, na maioria das vezes, nessa fase, já não é possível salvar as flores. O ácaro prefere viver e se reproduzir na parte inferior das folhas. Essa família de ácaros se multiplica muito rapidamente – uma colônia pode chegar a centenas de indivíduos vorazes.

As áreas onde os ácaros infestam a roseira ficam cobertas de manchas brancas — a presença delas deve alertá-lo para a presença de ácaros. Com o tempo, essas manchas se expandem e as axilas das folhas ficam emaranhadas em uma fina teia esbranquiçada. As folhas afetadas amarelam, secam e caem. Se não for tratada, a teia pode envolver completamente o arbusto, incluindo os botões, que ficarão mumificados e cairão. Se a população aumentar significativamente, ela aparece como uma grande massa vermelha e densa. A planta pode perder todas as folhas e flores, e o caule ficará coberto por uma teia espessa. Nesse caso, o arbusto terá que ser arrancado e destruído.

Por falar nisso!

As roseiras cultivadas em ambientes internos são especialmente suscetíveis a ataques de ácaros.

Salvando rosas de ácaros

Controlar os ácaros das roseiras é muito difícil no verão, pois eles são especialmente ativos e vigorosos em dias ensolarados e quentes. No entanto, ondas de frio repentinas e precipitação podem reduzir significativamente as populações de ácaros. Pássaros, que adoram se alimentar de pequenos insetos, também podem ajudar a erradicar parcialmente os ácaros. Contudo, todos esses fatores não eliminarão o problema completamente; eles apenas retardarão temporariamente o crescimento da colônia.

Para reduzir a concentração de ácaros nas plantas, as áreas severamente danificadas devem ser removidas. Em seguida, crie condições desfavoráveis ​​para a praga: borrife água nos arbustos (isso removerá a maioria dos ácaros). Depois, molhe bem as áreas sob os arbustos com água morna.

Se a população de ácaros ainda não aumentou significativamente, você pode salvar suas flores com o mínimo esforço, usando remédios caseiros. Os remédios naturais mais populares incluem:

Controle de ácaros em roseiras

solução de sabão

Para rosas de jardim, você precisará de uma solução concentrada de sabão. Dissolva bem 200 gramas de sabão de lavar roupa em um balde com água. Deixe a mistura descansar por algumas horas antes de borrifar as flores.

Por falar nisso!

Em vez de sabão, você pode usar detergente líquido para lavar louça.

O tratamento deve incluir a pulverização de todas as partes do arbusto. Você também pode pulverizar o solo na base do caule, mas faça isso com muito cuidado, evitando as raízes, pois isso pode danificar o arbusto.

Após 3 a 4 horas, a película de sabão é removida com água e a planta é coberta com polietileno por 24 horas, criando alta umidade (que o ácaro não tolera).

Referência!

Algumas pessoas acreditam que o sabão verde é eficaz para matar ácaros. Aliás, seu propósito original é matar esses insetos. No entanto, jardineiros duvidam de sua eficácia. Muitos afirmam que ele deve ser usado apenas como medida preventiva.

solução alcoólica

Para preparar a solução alcoólica, você precisará de 30 gramas de amônia e 10 litros de água. Depois de misturar, você obterá um substrato que deverá ser usado para limpar todas as partes danificadas da planta.

rosa em uma teia

Outra forma de preparar o remédio é adicionar sabão ralado à água fervente e um pouco de amônia. Trate as plantas com a solução, que já deve ter esfriado até a temperatura ambiente. Em vez de borrifar as flores, aplique o concentrado em um algodão e limpe as folhas e os caules mais afetados pelos ácaros. Você também pode umedecer a camada superficial do solo.

Atenção!
Uma solução alcoólica é adequada para variedades de rosas com folhagem densa e espessa. O álcool pode queimar folhas finas e delicadas.

tintura de alho

Existem diversas receitas para uma decocção saudável:

  • A cabeça de alho é picada finamente, diluída em água quente (10 litros), resfriada e as plantas são processadas;
  • Adicione 50 gramas de alho ralado a um frasco de três litros de água e deixe em local escuro por uma semana. Após esse período, coe a infusão, separe 60 gramas do concentrado e dilua-o em 10 litros de água. Em seguida, processe-o;
  • Dissolva alho amassado em água fria e pulverize toda a área ajardinada com a mistura resultante. Para melhores resultados, adicione sabão à solução.

decocção de casca de cebola

Adicione 200 gramas de casca de cebola a 10 litros de água e deixe em infusão por 10 a 12 horas. Coe a infusão resultante e borrife sobre as rosas.

Por falar nisso!

Se você tiver apenas algumas roseiras no seu jardim, basta limpar as folhas com uma das soluções descritas acima. Repita este procedimento a cada sete dias durante todo o verão.

Infusão de tabaco

O ácaro detesta o cheiro do tabaco e rapidamente se afasta das plantas se estas forem pulverizadas com uma solução à base de tabaco. A receita para esta infusão benéfica é a seguinte: misture 50 gramas de tabaco em pó seco com água e deixe repousar por 24 horas. Em seguida, coe a mistura e dilua-a novamente com água. Pulverize a solução preparada duas ou três vezes a cada 7 a 10 dias.

óleo essencial de alecrim

Para controlar pequenas infestações de carrapatos, utilize uma solução simples à base de óleo essencial, que os carrapatos não toleram. Adicione 8 a 10 gotas de óleo essencial de alecrim a um litro de água, misture bem e aplique generosamente a solução nas folhas de roseira.

Infusões e decocções de ervas

ácaro em uma planta

Uma decocção de brotos. As folhas da batata e do tomate também são eficazes para matar a praga. Para preparar uma decocção, pique finamente as folhas (400 gramas), despeje água fervente sobre elas e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos. Antes de pulverizar, deixe a mistura esfriar, coe e dilua com água na proporção de 1:3. Essa solução não prejudicará as flores, mesmo se usada repetidamente durante a estação de crescimento.

Infusão de dente-de-leão. O ácaro-aranha também considera o dente-de-leão um dos odores mais desagradáveis, o que é uma bênção para os jardineiros. As rosas são pulverizadas com uma mistura de 40 gramas de dente-de-leão medicinal e 1 a 2 litros de água. Aliás, a solução deve repousar por 5 a 6 horas antes da aplicação.

Decocção de ciclâmen. Prepara-se uma decocção benéfica com 50 gramas das raízes da planta. As raízes são descascadas e fervidas em uma pequena quantidade de água por uma hora. Em seguida, o líquido é filtrado e a água turva resultante é usada para limpar as folhas e caules mais danificados. Este procedimento pode ser repetido de duas a três vezes, com intervalos de cinco dias.

Infusão de milefólio. Pegue um quilo de folhas secas de milefólio, despeje água fervente sobre elas e deixe em infusão por 3 a 4 dias. A infusão deve ter uma cor amarelo-clara e um aroma ácido característico do milefólio. Aplique a infusão resultante nas roseiras a cada 7 dias.

Infusão de meimendro. Esta planta venenosa é ideal para eliminar esta praga nociva. Para preparar uma infusão que salva vidas, você precisará de 1 quilo de meimendro, que deve ficar em infusão em água por cerca de 10 horas. Em seguida, coe a infusão e adicione sabão ralado. O concentrado resultante deve ser diluído em 10 litros de água antes de ser aplicado nos arbustos.

Infusão de raiz-forte. As raízes são picadas finamente (um quilograma é suficiente), embebidas em água fria na proporção de 1:10, deixadas em infusão por várias horas e utilizadas para regar as plantas.

Uma decocção de folhas de amieiro. Adicionam-se 2 kg de folhas frescas de amieiro-cinzento à água fria e deixa-se em infusão por 24 horas. A mistura é então cozida em fogo baixo, arrefecida e deixada em infusão por mais 12 horas. A mistura resultante é coada e utilizada para regar o solo do canteiro de flores.

Decocção de absinto. Coloque os ramos secos de absinto em um balde com água e deixe-os de molho por dois dias. Em seguida, ferva o composto por 30 minutos e coe. Antes de pulverizar, dilua a mistura em 10 litros de água.

Medidas adicionais para combater carrapatos

ácaro em uma planta

Paralelamente à pulverização benéfica, é necessário realizar manipulações adicionais que possam reduzir significativamente o exército inimigo.

Dicas para remover carrapatos:

  • A melhor época para combater os ácaros é o outono, quando as condições climáticas se tornam desfavoráveis ​​para a praga. Remova toda a parte aérea, ervas daninhas e restos de plantas da área — é nesses locais que os ácaros se escondem. Queime toda a grama ao redor do jardim.
  • Os ácaros temem o excesso de umidade. Se eles infestarem as roseiras, estas devem ser regadas com frequência e em abundância.
Atenção!

Não exagere nesse método, pois o excesso de umidade pode causar uma infecção fúngica.

  • Moscas e aranhas não se importam de comer carrapatos, então esses insetos podem ser eliminados se estiverem ao redor do seu canteiro de flores. Ao inspecionar os arbustos, é importante determinar exatamente a qual inseto a teia pertence — pode ser tecida por uma aranha comum.
  • Não é aconselhável pulverizar roseiras com fosfatos, pois isso aumenta a quantidade de nitrogênio nas folhas, o que tem um efeito positivo no crescimento de colônias de ácaros.
  • Antes de usar produtos químicos, você deve primeiro pulverizar os arbustos com uma solução de água e sabão. A película formada impedirá que os insetos escapem, e eles logo morrerão por falta de oxigênio.
  • Se os remédios caseiros não funcionarem, vale a pena optar por produtos orgânicos como o Fitoverm. Este produto pode ser usado em roseiras várias vezes por temporada.
Observe!

Se as roseiras não estiverem muito afetadas, 2 a 3 pulverizações serão suficientes. Plantas negligenciadas precisarão de tratamento durante toda a estação de crescimento.

Prevenção

Existem diversas recomendações para prevenir a infestação de ácaros em suas roseiras. As regras básicas incluem:

  • Inspeção regular dos arbustos, devendo-se prestar especial atenção aos locais "escondidos" (a parte inferior das folhas);
  • Se encontrar uma teia, certifique-se de que pertence a um carrapato. A teia tem um padrão muito fino e é amarelada com uma camada esbranquiçada. Centenas de partículas em movimento podem ser vistas por baixo – são as larvas recém-eclodidas do parasita a correrem de um lado para o outro.
  • Borrifar água fria nas plantas com frequência durante o tempo quente e ensolarado;
  • Limpe as folhas uma vez por mês com uma solução de ervas ou sabão. Aliás, isso deve ser aplicado não apenas nas plantas, mas também em vasos, prateleiras, peitoris de janelas e molduras;
  • A remoção oportuna de botões murchos e folhas amareladas é essencial, pois são as partes enfraquecidas das plantas que atraem pragas;
  • Realizar a poda sanitária de primavera das roseiras e remover os rebentos selvagens. O plantio deve ser esparso;
  • Os ácaros adoram orquídeas. Portanto, para proteger as roseiras desse inseto, você deve protegê-las desse ambiente desfavorável.
  • Plantar plantas úteis que produzem substâncias repelentes de insetos (calêndula, cravo-de-defunto, camomila, cebola, beladona) perto de roseiras.

Variedades resistentes a pragas

Rosa

Muitos híbridos modernos são capazes de se defender contra infestações de pragas. Essas variedades possuem forte imunidade e são resistentes a condições climáticas adversas. Plantas saudáveis ​​e robustas podem ser difíceis de serem atacadas por ácaros.

Variedades populares:

  • chá-híbrido – Sophia Loren, Gloria Day, Erotica, série Renaissance, Landora, Mainzer Fastnacht;
  • floribunda – Allotria, Bonica, La Sevillana;
  • Rosas trepadeiras – Flamentand, Gold Stern, Golden Showers.

Mas mesmo as variedades de rosas resistentes não conseguirão suportar uma infestação de ácaros sem suporte adicional. Portanto, qualquer planta precisa ser cultivada com atenção e cuidado especiais.

Conclusão

Ao combater ácaros, não recorra imediatamente a produtos químicos, pois essas soluções agressivas podem prejudicar suas flores. Se a infestação de ácaros atingir níveis críticos, os métodos tradicionais de controle de pragas são os mais eficazes. Testados e comprovados ao longo do tempo, muitos desses métodos já demonstraram eficácia. Além disso, tratar suas rosas com infusões ou decocções naturais nunca prejudicará as plantas; pelo contrário, fortalecerá suas estruturas, aumentará sua imunidade e as livrará permanentemente não apenas dos ácaros, mas também de outras pragas.

Rosa vermelha
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates