Mamona: cultivo a partir de sementes, quando plantar

Planta de mamona

Mamona: cultivo a partir de sementes, quando plantarA mamona também é chamada de palmeira devido às suas folhas palmadas. Muitos entusiastas de flores que a veem imediatamente desejam adicioná-la aos seus jardins, mas nem todos sabem como plantar mamona: como cultivá-la a partir de sementes, quando plantá-la. Alguns sequer conhecem seu nome, que, aliás, não foi dado por acaso: suas sementes se assemelham a ácaros.

 

Esta planta foi descoberta na África, onde é considerada perene. Nosso clima aqui não é bem assim, então é uma planta anual que cresce até três metros de altura. Embora seja relativamente fácil de cultivar, requer alguns cuidados. Deve ser plantada em pleno sol, pois é nativa de climas mais quentes. Plante-a na segunda quinzena de maio, pois é sensível a qualquer onda de frio. O ideal é plantá-la em solo escuro e leve, o que ajudará no seu crescimento e fortalecimento. O melhor é plantar a mamona ao ar livre em abril; em uma estação, a pequena muda se transformará em uma planta madura que produzirá sementes férteis e de boa qualidade, agrupadas em pequenas torrões.

Mamona: cultivo a partir de sementes

Plante as sementes individualmente, a uma profundidade de até 3 cm. As sementes demoram bastante para germinar, pois possuem uma casca protetora muito resistente. A germinação pode ser acelerada lixando as sementes com lixa e deixando-as de molho em água por 12 horas. As mudas devem aparecer em 4 a 5 dias. Elas crescem muito rápido, então fique atento à temperatura; ela deve estar em torno de 15 graus Celsius, caso contrário, a planta para de crescer.

 

Para plantar a muda no solo, regue-a abundantemente primeiro para que você possa removê-la facilmente do vaso junto com a terra. Replante a planta somente depois que todas as geadas da primavera tiverem passado e a muda tiver morrido; caso contrário, todos os seus esforços terão sido em vão.

 

A mamona também pode ser plantada no solo por meio de sementes, mas somente após a última geada. Tente plantar de 3 a 4 sementes por cova, pois apenas cerca de 6 em cada 10 germinarão. No entanto, é possível que as sementes não consigam romper a película protetora e comecem a apodrecer.

 

As plantas de mamona não exigem muitos cuidados, sendo a única parte importante a rega regular, pois estarão em pleno crescimento e precisarão de umidade. Não se esqueça de fertilizá-las com uma solução nitrogenada, principalmente quando estiverem no auge do seu desenvolvimento e precisarem ganhar força e vitalidade.

 

O mais importante a lembrar é que, ao plantar as sementes, você não deve deixá-las à vista, pois alguém da sua casa pode pegá-las. As sementes da mamona são venenosas e bastam cerca de 6 sementes para que uma criança seja fatalmente envenenada, e 20 para um adulto. Certifique-se de lavar as mãos com sabão após o plantio ou, melhor ainda, use luvas e inspecione cuidadosamente a área onde trabalhou, pois você pode deixar cair uma semente acidentalmente.

Planta de mamona: cultivo

Existem atualmente muitas variedades de mamona, e a escolha pode ser difícil, visto que o fator mais importante é o crescimento. Para facilitar a seleção, segue uma lista das variedades e suas características de crescimento:

A planta de mamona cresce até 1,5 metros.

A mamona cresce até 3 metros de altura.

A planta de mamona de Zanzibar cresce até 2 metros de altura.

A planta de mamona cresce até 1,3 metros.

A mamona Gibson cresce até 1,5 metros.

 

Este artigo ensinou-lhe muito sobre a mamona, e agora pode plantá-la com confiança no seu canteiro ou jardim. Deixe a sua imaginação fluir e crie obras-primas florais que os seus amigos e familiares irão admirar. Crie a sua própria combinação de cores que o(a) encante e lhe traga alegria.

 

A mamona combina bem com plantas como a kochia em seus canteiros de flores.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates