Criar um canteiro de flores que encante com cores vibrantes do início da primavera ao final do outono, mas que exija o mínimo de manutenção, não é tarefa fácil. É importante selecionar variedades de plantas perenes que se complementem tanto na aparência quanto nas técnicas de cultivo, e organizá-las corretamente no espaço disponível. Utilizando padrões de plantio comprovados, combinações populares e dicas simples de paisagistas, você pode criar algo único em qualquer ambiente.
Como escolher plantas perenes
Utilizando plantas perenes Um canteiro de flores perenes é uma excelente opção para quem não quer gastar dinheiro constantemente com mudas novas, mas ainda deseja uma composição bonita. Claro que um canteiro assim não será completamente renovado. Mas se você definir o projeto desde o início, poderá desfrutar de flores com o mínimo de manutenção. Ao escolher as plantas perenes, considere sua classificação e altura. Durante a floração, todos os níveis devem ser visíveis e cada nova planta não deve bloquear a luz solar das outras.
baixa estatura
As plantas não crescem mais do que 30 centímetros de altura. Podem ser eretas, como as flores clássicas que muitos conhecem, ou rasteiras. Podem ser usadas com sucesso como cobertura vegetal ou como pano de fundo para plantios maiores.
A altura é medida durante o período de floração ativa, juntamente com os botões.
Apesar do seu tamanho diminuto, estas espécies são muito exigentes. Não toleram ervas daninhas, excesso de fertilizantes nitrogenados ou solo encharcado. Também são suscetíveis a infecções bacterianas e fúngicas, parasitas e insetos. São ideais para bordaduras de canteiros, para separar diferentes zonas ou para decorar uma área funcional do jardim. Algumas plantas perenes de porte baixo populares incluem:
- ásteres anões;
- floxes;
- aubrietas;
- columbina;
- saponária;
- gencianas.
Essas variedades são caracterizadas por botões pequenos, geralmente em tons suaves. No entanto, para garantir uma floração prolongada e a formação adequada de botões, elas precisam de luz suficiente. Portanto, o ideal é plantá-las em declives suaves. Criar uma inclinação artificial para garantir a livre penetração da luz solar é aceitável. Isso é especialmente importante para variedades de floração tardia que produzem botões no outono, quando os dias são mais curtos.
Tamanho médio
As flores mais altas, que chegam a 80 centímetros, podem ser usadas para criar canteiros monoflorais populares ou plantações decorativas com um toque selvagem. Elas ficam lindas mesmo sozinhas, exibindo botões maiores com cores vibrantes e intensas. Perenes desse tipo são fáceis de cultivar e toleram tanto o inverno ao ar livre quanto o armazenamento regular, dependendo da região e das práticas de cultivo recomendadas. As seguintes variedades se caracterizam por um longo período de floração:
- radiolas rosadas;
- milefólio;
- rosas varietais;
- peônias;
- lírio-de-um-dia.
As peônias e as rosas são tradicionalmente consideradas difíceis de cuidar, pois fazê-las florescer pode ser um desafio. Jardineiros também relataram preocupações semelhantes em relação às peônias. No entanto, o melhoramento genético seletivo resultou no desenvolvimento de variedades de floração tardia que toleram baixas temperaturas, florescem por um período relativamente longo e são adequadas para a criação de canteiros de flores com floração contínua.
Ao calcular o período de floração contínua, é preciso levar em conta as normas climáticas médias de cada região.
Plantas de porte médio são uma boa escolha para um pequeno canteiro em um espaço limitado. No entanto, ao plantá-las, é importante deixar espaço suficiente tanto entre os arbustos quanto ao redor do canteiro. As variedades de porte médio crescem bem e produzem folhagem abundante e densa, portanto, no auge da estação de crescimento, ocuparão muito mais espaço do que na primavera, quando plantadas, ou mesmo no início do verão.
Sua principal vantagem é a extrema facilidade de manutenção. São resistentes a doenças fúngicas, toleram solos encharcados e são menos sensíveis a fertilizantes. A folhagem exuberante raramente causa falta de botões. Essas flores geralmente não exigem estacas ou estruturas especiais.
Alto
Espécies deste tipo são essenciais se você estiver planejando um canteiro de flores em uma ilha. Essas plantas podem alegrar uma cerca viva sem graça ou ajudar a embelezar as paredes de edifícios ou áreas adjacentes. Elas devem ter pelo menos 80 centímetros de altura. São frequentemente usadas para:
- centáureas;
- malvas;
- Eupatório;
- girassóis;
- malvas-rosas.
Sem decoração adicional, as variedades altas não ficam muito atraentes em canteiros. Normalmente, sua base é desprovida de folhas, e a maior parte da folhagem se concentra no terço superior. As flores grandes e vibrantes não se perdem entre as outras plantas, tornando as variedades altas ideais para arranjos complexos e em vários níveis. No entanto, elas exigem cuidados especiais: pode ser necessário tutorá-las durante o período de formação. Plantas mais frágeis podem cair no chão, caso em que só podem ser removidas.
Período de floração
Para criar um jardim de flores Para um canteiro de flores perto de casa que floresça até o final do outono, você pode usar um diagrama com fotos ou arranjos prontos. No entanto, o principal é calcular corretamente as estações do ano e selecionar as variedades certas para cada uma. Se o canteiro for composto apenas por variedades de floração precoce, o jardim perderá suas cores em meados do verão. Plantas de floração tardia também permanecerão dormentes durante a maior parte da estação. Portanto, elas devem ser plantadas de forma a criar composições interessantes.
Apenas as variedades de primavera florescem primeiro. Botões pequenos, tons delicados e porte baixo são suas principais características. Conseguir floração abundante em uma planta perene a cada estação é difícil, por isso elas são plantadas com frequência para evitar grandes falhas. Elas podem ser usadas para:
- prímulas;
- tulipas;
- açafrões;
- amor-perfeito;
- pulmonária;
- narcisos.
Se os bulbos perenes de repente não brotarem, você sempre pode plantar espécies anuais de crescimento rápido.
Essas são as espécies mais precoces, com um período médio de floração de um mês. Para prolongar esse período, você pode escolher variedades de floração tardia, comuns entre as tulipas e os narcisos. Lupinos, fritilárias e jacintos podem ser adicionados ao canteiro no início do verão. Eles complementarão as plantas precoces que ainda têm botões.
No verão, a escolha se amplia bastante. Nos meses seguintes, rosas, peônias, hortênsias e delfínios florescerão. Ao comprar mudas ou sementes, é importante pesquisar a época de floração de cada variedade específica. Por exemplo, os delfínios florescem primeiro, dando lugar às rosas, que florescem mais tarde. Mais perto do outono, urtigas-mortas, equináceas e lírios-de-um-dia florescerão. Ao escolher uma espécie de cada grupo sazonal, você pode criar um arranjo simples e elegante.
Flores de outono São ótimas porque criam uma massa de folhagem na primavera e no verão. Suas folhas verde-escuras proporcionam o cenário perfeito para botões coloridos e vibrantes. Não há necessidade de plantar plantas companheiras ou espécies de folhagem decorativas. Cravos e begônias florescem bem cedo. Suas flores podem durar vários meses, preenchendo um canteiro do final de julho ao final de setembro, dependendo da variedade e das condições climáticas. Rosas de floração contínua ficam espetaculares durante esse período. Sua primeira floração ocorre no final de julho, e a próxima em setembro. Botões grandes e bonitos são raros nessa época, então o canteiro estará no seu auge de beleza.
https://youtu.be/Rpc66tk5fly
Como formar um canteiro de flores
Existem algumas regras básicas para criar qualquer canteiro de flores, incluindo um que floresça continuamente. A primeira e mais importante é selecionar as plantas com base no seu período de floração. Caso contrário, você pode acabar com um canteiro que permanece vazio durante a maior parte da estação. Para evitar isso, o ideal é não se concentrar em uma única planta, mas usar uma mistura de plantas rasteiras, bulbos, prímulas, arbustos e até mesmo variedades de floração contínua.
É conveniente analisar um conjunto de variedades na escrita, por exemplo, em um gráfico ou tabela. É fácil encontrar exemplos simples e até mesmo modelos prontos desse tipo.
A segunda regra é avaliar o local antes de começar o trabalho. É importante determinar com precisão a área potencial de plantio. Flores grandes e vistosas exigem bastante espaço e o máximo de sol. Belos botões podem ser cultivados em uma área pequena, até mesmo na sombra, mas apenas escolhendo as plantas certas. Também é importante prestar atenção ao solo: o quão pesado ou leve ele é, o quão fértil ele é, o quão bem ele drena ou retém água. Também é uma boa ideia determinar o pH do solo. Isso ajudará a minimizar a fertilização desnecessária e simplificar a manutenção.
A terceira regra importante diz respeito ao estilo. O paisagismo tem suas próprias tendências e modas, mas a chave para criar um canteiro de flores é simplesmente escolher um tema unificador. Primeiro, você pode definir o estilo geral: inglês clássico, italiano romântico, japonês minimalista. Em seguida, escolha uma paleta de cores. Um jogo de tons neutros ou um gradiente único sempre ficam ótimos. Por exemplo, vários tons de rosa que transitam para o vermelho ou o branco. Se você quiser variedade, escolha três cores principais e trabalhe exclusivamente com elas. Dessa forma, a probabilidade de todas as plantas parecerem muito extravagantes é muito pequena.
A quarta regra diz respeito a definições de formaUm canteiro de flores que floresce continuamente até o final do outono fica mais bonito quando feito em camadas. Isso pode disfarçar áreas que já foram podadas e desbastadas. O ideal é que o canteiro tenha um formato natural, integrando-se à paisagem. Ele pode ser usado para realçar colinas e vales naturais, decorar cercas e delimitar gramados.
Tipos de canteiros de flores
É sempre difícil classificar um canteiro de flores específico em um tipo específico. No entanto, essa classificação ajuda a escolher uma direção e encontrar um guia de estilo. A opção mais popular é o canteiro misto. Trata-se de um canteiro grande e alongado, composto por vários níveis. Ele pode literalmente circundar toda a propriedade, emoldurar um grande gramado ou estender-se ao longo de toda uma cerca. Essas plantações se assemelham muito a arbustos naturais que crescem espontaneamente. O jardineiro, por sua vez, pode reduzir a necessidade de monitorar de perto cada arbusto, já que um toque de informalidade é bem-vindo em um canteiro misto.
Este estilo não exige falta de cuidado. Flores doentes e secas ainda precisam ser removidas.
A segunda variedade são os canteiros em faixa. São perfeitos para espaços menores. Se não houver absolutamente nenhum espaço para plantas decorativas, podem ser colocados diretamente junto a edifícios, ao lado de canteiros de ervas ou ao longo de caminhos. É importante atingir a densidade máxima neste caso, para que a faixa estreita pareça cheia.
Os canteiros modulares são os mais espetaculares, mas também os mais difíceis de manter. São essencialmente vários conjuntos de plantas dispostos separadamente, separados por caminhos e passarelas, mas unidos por estilo, cor e forma. Esta é uma opção para um terreno grande, onde se pode criar uma área de relaxamento ou um espaço para caminhar.
Canteiros de flores em jardins paisagísticos ficam lindos em qualquer espaço, desde que sejam escolhidos corretamente. Isso inclui jardins alpinos, que estão perdendo popularidade gradualmente, e jardins de pedras, que estão mais na moda. Canteiros de flores em jardins paisagísticos também incluem aqueles que imitam um riacho com pedras, areia e suculentas.
esquemas de canteiros de flores pré-fabricados
Adaptação de pré-fabricados projetos de canteiros de flores – Uma ótima solução para jardineiros. Um projeto clássico, em termos de formato e até mesmo de espécies de plantas, é vantajoso porque o resultado pode ser visualizado em fotos, permitindo que os erros de outros sejam levados em consideração. Qualquer esquema pode ser ajustado ao tamanho e formato do terreno, preenchido com espécies de plantas semelhantes e implementado em diferentes tonalidades.
Uma opção simples, porém inusitada, é um canteiro de flores em formato de tapete, com seis ou oito segmentos. É ideal para uma área ampla e plana, mesmo com pouca luz. O plantio em tapete é feito com variedades de porte baixo e espécies de cobertura. As plantas mais vistosas e altas, como as amarelas, são plantadas no centro. columbinas roxasUma tonalidade mais clara ou até mesmo contrastante é colocada ao redor do anel: floxes anões brancos funcionam bem nesse esquema. O "tapete" é completado com uma série de hexágonos ao redor de todo o raio. Eles podem até ser multicoloridos, mas ainda manter um estilo consistente. Ásteres anões e calêndulas são boas opções.
Um canteiro de flores tipo tapete pode ser plantado em um padrão espiral ou labiríntico, com os espaços preenchidos com grama ou plantas trepadeiras. Isso pode até ser feito em miniatura.
Um canteiro de flores em camadas é perfeito para um espaço pequeno e padrão. Variedades altas escondem a sebe, enquanto as de porte baixo criam uma sensação de unidade e plenitude. Delphiniums ou margaridas-do-campo são plantadas ao fundo, seguidas por milefólio e verônica. Uma maneira inusitada de completar a composição é com santolina florida junto com ervas aromáticas, como segurelha. Se houver luz suficiente e um pouco mais de espaço, um design de canteiro de flores em camadas mais interessante, com flores contínuas, pode ser usado. Os mesmos delfínios estão ao fundo, com íris e lírios-de-um-dia na frente, e milefólio e girassol abaixo. O nível inferior é plantado com hostas, prímulas, ajugas, bergenia e tomilho.
Os canteiros não são menos interessantes. Uma cerca ou caminho fica lindo quando decorado com flores plantadas em várias fileiras. Por exemplo, a mil-folhas é plantada na primeira fileira, seguida por lírios-de-um-dia, e assim por diante, repetindo-se o processo desde o início. Um pequeno canteiro de aubrieta e saponária encantará com sua floração duradoura. Plante-as aleatoriamente, misturando diferentes cores.
Onde e como preparar um canteiro de flores
O melhor local para um canteiro de flores é um espaço aberto, sem depressões ou sombras, que receba pelo menos oito horas de sol por dia. Isso é difícil de conseguir em canteiros de jardim típicos. Portanto, podem ser considerados requisitos ligeiramente diferentes. Em primeiro lugar, não deve ser uma área pantanosa com uma grande depressão. Poucas espécies sobrevivem nessas condições. É melhor usar canteiros elevados ou mesmo formações rochosas, nivelando-as com plantas de alturas variadas.
O acesso ao canteiro deve ser feito por pelo menos três lados. Isso é essencial porque o jardineiro precisa capinar e cobrir o solo com cobertura morta regularmente. Tudo isso será impossível de fazer de forma eficaz sem acesso livre. Se o solo retiver água, canais de drenagem também devem ser providenciados. Se o único espaço disponível para um canteiro for perto de um prédio ou em uma área sombreada, deve-se escolher um local voltado para o sul ou sudeste. Isso garantirá que as flores recebam o máximo de luz solar e calor.
Os preparativos para o plantio devem começar no início da primavera. Remova a camada superficial do solo, eliminando assim as ervas daninhas. Em seguida, aplique cobertura morta e fertilizante, cave bem e afofe o solo. Composto de alta qualidade é um bom fertilizante. Se o solo for muito argiloso, adicione areia; se for muito leve, a bentonita é uma boa opção. Após o período de preparação adequado, as leguminosas podem ser plantadas na estação anterior, sendo então desenterradas e deixadas no solo.
Ao escolher fertilizantes, é importante considerar o tipo de planta. Por exemplo, muitas variedades de porte baixo não respondem bem a fertilizantes nitrogenados concentrados.
Se o terreno estiver esgotado, o solo pouco fértil e o clima árido, a área deve ser preparada no outono. Primeiro, o terreno é escavado a uma profundidade de cerca de 20 centímetros. Os torrões são deixados intactos para que absorvam a umidade durante o inverno e, posteriormente, se tornem a base para uma boa estrutura do solo. Em seguida, o esterco é espalhado uniformemente sobre o terreno em uma camada fina. Tudo é deixado até a primavera. O fertilizante penetrará gradualmente na estrutura, nutrindo o solo juntamente com a água do degelo. Na primavera, os torrões são quebrados, mas o terreno não é escavado novamente.
Recomendações para o plantio de plantas
Ao planejar um canteiro que cubra o chão como um tapete de flores, muitos se esquecem das regras básicas de plantio. A maioria das plantas não gosta de ficar amontoada. As exceções são os lírios-da-paz, as hostas e algumas outras variedades ornamentais. No entanto, quanto mais denso o plantio, menos nutrientes e umidade cada arbusto receberá. Isso pode resultar na ausência de botões ou em flores pequenas. Isso é especialmente verdadeiro no final do outono, quando os dias ficam mais curtos. Portanto, ao calcular o número de mudas durante o plantio na primavera, é importante considerar o tamanho que as flores atingirão quando amadurecerem.
Ao escolher espécies altas para o fundo ou centro de um canteiro radial, é importante seguir as diretrizes de tamanho. A altura do arbusto maior a partir do solo deve ser igual a um terço do diâmetro da planta. Qualquer coisa maior criará sombra artificial; qualquer coisa menor anulará o efeito do arranjo em camadas, deixando o canteiro com uma aparência inacabada.
Ao dispor flores em vários níveis, é importante lembrar a regra do "fechamento das raízes", ou seja, cada nível subsequente deve parecer brotar do nível inferior. Portanto, selecione cuidadosamente variedades de flores com uma pequena margem de altura. No entanto, o plantio denso na interseção dos níveis é aceitável; isso criará o efeito visual desejado.
Evite plantar espécies que possam se polinizar mutuamente muito próximas umas das outras. Por exemplo, plantar vários tons diferentes da mesma variedade lado a lado. Isso pode resultar em algo completamente diferente do que você imaginou depois de alguns anos. Também é melhor escolher variedades do mesmo grupo climático. Por exemplo, flores que preferem solo ligeiramente seco e não toleram regas em excesso podem morrer perto de variedades que precisam de rega diária.
Crie um canteiro de flores espetacular Pode ser plantada em qualquer lugar. Se o espaço for limitado, o plantio linear é uma boa opção; se você tiver ideias mais criativas, experimente canteiros modulares ou mistos. Para garantir um canteiro vibrante e atraente que dure bastante tempo, combine flores da primavera, do verão e do final do outono. Selecionar plantas em diferentes tonalidades, com alturas que variam de 20 a 100 centímetros, complementará até mesmo cercas e muros, criando o efeito de um bosque natural ou de um canteiro cuidadosamente planejado. O segredo é seguir algumas diretrizes simples para criar e executar suas composições.

As flores mais elegantes de 2025
Vasos e floreiras grandes de cerâmica: qual a diferença e como escolher o ideal para suas plantas?
Beleza e facilidade de cuidado: as 10 flores de interior mais bonitas e fáceis de cuidar.
As 15 flores que duram mais tempo em um vaso